Coisas Que Somente Chefs Reparam em Restaurantes

VestChef
A Faca Que Fala
Published in
5 min readMay 31, 2017

Quando os diretores de cinema assistem filmes, não estão olhando as mesmas coisas que você. Eles estão prestando atenção a como as cenas são filmadas, na edição e na qualidade dos efeitos especiais quando os Transformers tentam matar Mark Wahlberg. Todas características importantes de qualquer filme! Chefs também vêem coisas diferentes do que o resto de nós quando entram em um restaurante.

Chefs não apenas olham para o menu ou ao serviço — eles prestam atenção às pequenas coisas que você e eu podemos perder. Como as lâmpadas, o quão rápido eles estão sendo servidos, e até mesmo os pratos em que a comida é servida. Continue lendo, e talvez você perceba essas coisas na próxima vez que estiver no restaurante.

Lâmpadas

“Eu acho que a coisa mais difícil de fazer é desligar seu ‘cérebro do trabalho’ para que você possa ser um convidado no restaurante de outra pessoa. A primeira coisa que eu sempre reparo é se há lâmpadas que precisam ser trocadas. Você sabe que está aproveitando o momento quando nenhum dos seus próprios alarmes de restaurante dispara e você pode ser só cliente”. — Renee Erickson, The Walrus and the Carpenter (Seattle, EUA)

Ritmo de Serviço

“Pode soar estranho, mas não sou o maior fã de menus de degustação longos e prolongados que duram três a quatro horas. Eu gosto de comer rápido, então o ritmo é sempre algo que eu percebo. Eu já vi tudo o que poderia dar errado em um restaurante acontecer. Na verdade, sou bem tranquilo em um cenário de jantar — entendo tudo o que a equipe em volta está passando para criar sua experiência”. — Gregory Gourdet, Departure(Denver, CO & Portland, EUA)

Água

“Eu sempre reparo na água. Eu gostaria que a água estivesse facilmente acessível se o local tiver um serviço rápido, ou que estivesse disponível em uma jarra na mesa. Nada pior do que estar com sede sem água e ter que esperar a atenção do garçon para pedir mais”. — Josh Kulp, Honey Butter Fried Chicken(Chicago, EUA)

Banheiros

“Se for um lugar pé-sujo, o banheiro deve ser limpíssimo. Se for um restaurante caro, ele deve ser irretocável. Deve ter o cheiro do lavabo da casa dos pais do meu amigo rico. Decoração legal e espelhos são bônus. Eu também gosto de espiar as cozinhas quando posso. Limpeza dos pisos, pessoal ocupado — esse tipo de coisa é importante. Há toneladas de ótimos restaurantes com refeições po menos de 15 dólares que têm todas essas coisas .Também há muitos restaurantes caros que não têm”. — Emily Seaman, Dizengoff NYC (Nova Iorque, EUA)

Entusiasmo

“Quando eu saio para comer, procuro entusiasmo e confiança. Você consegue senti-lo no segundo que entra no lugar, então, quando vejo pessoas confiantes e excitadas trabalhando, geralmente sei que terei bons momentos.” — Michael Scelfo, Alden & Harlow (Cambridge, EUA)

Empregados estressados

“Tenho intencionalmente escolhido sentar virado para uma parede para não gastar toda a experiência tentando analisar as pessoas em cada detalhe. Eles estão sendo ineficientes? Alguma coisa acontecendo com a cozinha que está dificultando as coisas?” — Andrew Graves, Terra & Vine (Evanston, EUA)

Cheiro

“Se não tem cheiro de comida, significa que eles estão cozinhando demais em sacos”. — Tandy Wilson, City House (Nashville, TN)

Pisos limpos

“Eu sempre reparo no chão. Eu sei, eu sei. Você deve ter pensado que seria a comida e o serviço, que são duas coisas que eu definitivamente percebo também. Mas é sempre o piso(e as coisas que estão nele) que chama minha atenção. Estou falando de comida, pedaços de papel, tampas de garrafas, lama, bolsas, lápis de cera, etc. Haverá um fluxo constante de detritos no chão — é a natureza do serviço de alimentação. Mas eu estou sempre observando para ver se alguém a percebe e limpa. “ — Christine Cikowski, Sunday Dinner Club (Chicago, IL)

Aquela parte super-especial de uma galinha

“Uma coisa que eu absolutamente amo é um prato de frango realmente bom em um restaurante, seja um frango assado inteiro, ou um meio frango grelhado. Se eles tiram a galinha da carcaça, eu sempre percebo se deixaram o músculo de ostra na preparação. Se uma cozinha se certifica de que o músculo de ostra (ou seja, pequenos pedaços de carne escura à parte da espinha dorsal de uma galinha) está incluído, você pode apostar que eles também cuidam de outros pequenos detalhes “. — Justin Yu, Oxheart (Houston, EUA)

Pratos

“Minha esposa e eu sempre espreitamos sob os pratos de aparência legal para ver quem os faz. Na maioria das vezes, podemos adivinhar com bastante precisão a partir do olhar, espessura e estilo”. — Chad Brauze, The Living Room atPark Hyatt New York (Nova Iorque, EUA).

Valeu a pena ler?

Por favor, clique no 💚️ abaixo para ajudar outros a encontrar esse artigo, deixe um comentário e se inscreva em nossa newsletter. Obrigado por ler! 👍

Texto original em inglês publicado por Thrillist

--

--