Flor de Sal: Conheça os Seus Benefícios e Como Usar

O sal de cozinha é, sem dúvidas, o tempero mais utilizado no preparo de alimentos em todos os lares do mundo. No entanto, apesar de essencial, ele tem o papel de servir apenas como uma espécie de coadjuvante no preparo de todos os pratos, já que nunca poderá ser a atração principal na alimentação pelo fato de o seu consumo excessivo fazer muito mal à saúde.

Isso porque o sal refinado que usamos comumente, por passar pelo processo de refinamento, perde todos os seus nutrientes e mantém apenas uma alta quantidade de sódio, que pode trazer problemas graves ao organismo, como hipertensão, doenças cardiovasculares, osteoporose, problemas renais, pedras nos rins, sobrepeso, AVC, entre outros.

Por isso, muitos especialistas recomendam a utilização de outros tipos de sais alternativos para substituir o sal refinado, como é o caso da flor de sal, que você vai conhecer no nosso artigo de hoje.

Diferente deste, a flor de sal nunca entra na culinária como uma mera coadjuvante, servindo como um tempero de luxo para complementar pratos finos e sofisticados, sendo este o motivo que a leva a ser utilizada por vários chefs de cozinha no mundo todo.

Além disso, a flor de sal é extremamente saudável e benéfica à saúde, uma vez que é rica em nutrientes, como zinco e ferro, que podem ajudar a prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso corpo.

O que é a flor de sal?

A flor de sal nada mais é do que um tipo de sal marinho, tal como o sal grosso e o sal refinamento que usamos comumente, só que muito mais saudável e nutritivo. O seu nome tem relação com a delicadeza dos cristais, que são originados de camadas finas de sal que se formam na superfície das salinas, onde são coletadas antes de se transformarem no sal marinho propriamente dito.

Para isso, os pequenos cristais são recolhidos de forma artesanal e secados ao sol, de modo que formem folhinhas crocantes. Daí, o seu nome. Se comparada às demais variedades, a flor de sal é bem mais delicada, pura e saudável, uma vez que não passa pelo processo de refinamento, como o sal de cozinha comum, mantendo todos os seus nutrientes.

E por falar em nutrientes, a flor de sal é extramente rica em minerais benéficos à nossa saúde — cerca de 80, aproximadamente — como o zinco, cobre, ferro, manganês, cálcio e o potássio, além de conter bem menos sódio que o sal refinado.

Por isso, ela é altamente indicada por médicos para evitar problemas causados pelo excesso desse mineral no organismo, como os que mencionamos no início desse post. Não é à toa que o seu uso tem ficado cada dia mais comum aqui no Brasil para apreciar os seus efeitos.

Quais são os seus benefícios?

Também apelidada de “Ouro Branco”, a flor de sal é rica em vários nutrientes, como zinco, magnésio, cálcio, potássio, ferro, cobre, flúor, iodo, entre outros que fazem bem ao organismo, sendo por este o motivo que faz com que o tempero seja considerado tão benéfico à saúde.

Dentre os seus maiores benefícios estão a prevenção e combate à várias doenças que poderiam ser causadas pelo uso excessivo do sal de cozinha comum, como hipertensão, osteoporose, pedras nos rins, AVC, doenças no coração, asma, problemas renais, sobrepesa, retenção líquida (que causa inchaços na barriga), câncer no estômago, envelhecimento precoce, dores de cabeça, problemas de visão, entre tantas outras.

Por isso, se você quer ficar livre de todos esses problemas, basta substituir o sal refinado que você tem na sua cozinha pela flor de sal, que contém menos sódio e, ainda, oferece uma quantidade bem maior de nutrientes ao corpo por não passar pelo processo de refinamento.

Como usar a flor de sal na cozinha?

Por ser mais saudável e, ainda, mais delicada que os demais tipos de sal, a flor de sal é bastante utilizada como condimento de luxo na culinária gourmet, sendo uma “carta na manga” de muitos chefs do Brasil e do mundo todo.

O tempero é usado comumente no preparo e finalização de pratos mais sofisticados, sendo até mesmo chamado por algumas pessoas de “caviar marinho”. No entanto, apesar de parecer um alimento muito difícil de ser usado na cozinha, a flor de sal pode ser usada facilmente no preparo das suas refeições diárias.

Para isso, basta ficar atenta à algumas diferenças em relação ao sal grosso e ao sal refinado, que você costuma usar no preparo dos pratos. Ao contrário destes últimos, você nunca deve utilizá-la como ingrediente em alguma receita e tampouco levá-la ao fogo, pois ela pode perder a sua textura crocante, que é a característica que a torna tão interessante.

Neste caso, o modo correto de usar esse tempero é na finalização dos pratos, que são salgados apenas ao fim do preparo e, é claro, decorados com a elegância que a flor de sal dá a eles.

Porém, é válido lembrar que, do mesmo modo que os demais tipos de sal, a flor de sal também deve ser utilizada com moderação para não prejudicar a saúde. A dosagem recomendada por especialistas é de uma colher de chá por dia.

A dica para não exagerar na dose é pegar os cristais com as próprias mãos e pulverizá-los sobre os alimentos, com bastante atenção e delicadeza. Faça isso quando for preparar alimentos como ovos, batatas assadas, saladas, carnes, pães, peixes, verduras ou quando for finalizar qualquer outra receita que exija um pouco mais de sal, já que esse tempero é bem mais concentrado.

Onde comprar e preço

A flor de sal pode ser comprada em lojas e feiras de produtos naturais e até mesmo em alguns supermercados, mas, como é importada, não é tão fácil de ser encontrada quanto os demais tipos de sal. Em geral, o preço desse tempero pode ser meio “salgadinho” — literalmente — já que vem de fora do país.

Dependendo da marca e estabelecimento onde você comprar, uma embalagem com 500 gramas pode custar cerca de R$ 18. Mas, vale ressaltar que, mesmo sendo mais cara em relação ao sal de cozinha comum, a flor de sal pode ser muito mais benéfica e evitar vários problemas de saúde.

Receitas com flor de sal

Agora que você já sabe tudo sobre a flor de sal, chegou a hora de aprender algumas receitas para começar a inserir o tempero na sua alimentação diária e usufruir de seus benefícios! Vamos lá?

Brigadeiro com flor de sal

Ingredientes:

  • 2 g de flor de sal (usar após o preparo)
  • 40 g de chocolate em pó
  • 20 g de manteiga extra com sal
  • 395 g de leite condensado
  • 4 g de chocolate granulado (para decorar)

Como fazer:
Coloque em uma panela ao fogo baixo o leite condensado, o chocolate e a manteiga e misture bem. Vá mexendo sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela e desligue o fogo em seguida. Depois, acrescente a folha de sal, mas sem exagerar. Lembre-se que a ideia é dar um toque de elegância ao brigadeiro, e não salgá-lo, ok?

Feito isso, unte uma forma com manteiga e disponha o conteúdo da panela. Molde as bolinhas com as mãos untadas com manteiga e passe-as no chocolate granulado para finalizar a receita. Está pronto! Agora, é só servir à vontade!

Salada de abobrinha, maçã e flor de sal

Ingredientes:

  • Meia abobrinha
  • 1 cenoura
  • 4 folhas de alface
  • 1 maçã
  • 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
  • 1 colher (chá) de flor de sal
  • 1 colher (sopa) de azeite de alecrim

Como fazer:
Primeiro, lave bem os legumes e coloque a abobrinha e a cenoura raladas junto com a alface em uma taça. Depois, lave também a maçã e adicione à mistura dentro da taça. Agora, tempere com o vinagre, o azeite de alecrim e flor de sal. Está pronta! Basta servir como acompanhamento no almoço ou jantar ou até mesmo como prato principal em uma refeição mais leve.

Valeu a pena ler?

Por favor, clique no 💚️ abaixo para ajudar outros a encontrar esse artigo, e deixe um comentário. Obrigado por ler! 👍

Fonte: Tudo Ela