[#29] A BREVE PASSAGEM DE YUVAL HARARI

LucianoNavarro_LuNOB (ישי)
A Plataforma
Published in
2 min readNov 16, 2019
Image: http://controversia.com.br/extrema-direita-nao-sabe-enfrentar-desafios-da-ciencia-e-da-tecnologia-diz-yuval-harari/

Inspirado na breve passagem de Yuval pelo Brasil partilho aqui algumas percepções desse incrível momento histórico que estamos vivendo.
🖖🏻

Sobre o aspecto do rápido avanço tecnológico e a nossa gradual perda de liberdade e originalidade humana. Reflito a seguir…

Exatamente no ponto da partilha orgânica que reside toda a riqueza humana, em contraponto com as facilidades do compartilhamento digital que é limitado pela falta das habilidades essenciais.

Diferentemente da presença orgânica que existe uma consciência perceptível, mesmo quando replicada por meio artificial.

A essência é impossível de se replicar nos meios logarítmicos, pois é preciso que exista um componente integralmente vital para se abrir a uma consciência de conexões sutis.

O fato é, o que toca a originalidade dos relacionamentos é o auto-reconhecimento de ser livre, no sentimento vivo que traga uma identidade com nome e sobrenome, uma identidade e uma história como parte única e insubstituível da coletividade humana, nem mais e nem menos, nem melhor ou pior, sem comparações, mas com a identidade inequívoca que viemos de um lugar comum em direção a um futuro incomum.

Cada um na sua ordem e talento a favor, seja claro ou não, de servir a uma Inteligência Sistêmica Maior e mais poderosa que tudo que se possa hoje ser capaz de pensar e identificar somente com a limitada razão.

Pode-se tranquilamente se servir das múltiplas inteligências artificiais, porém o que deve prevalecer são os atributos que nos tornam humanos como a misericórdia, a bondade e a disciplina como força de realização coletiva para garantir a convivência.

O momento é de mergulhar na inteligência mais profunda, mais reverencial, lém do que era somente observável.

É de quebrar padrões particulares de pensamento somente para gerar o autoaperfeiçoamento, do autoajustamento, do auto-sacrifício a serviço dos holofotes. Só aqueles que são capazes de romper com todo condicionamento podem descobrir aquilo que não é mensurável pela mente.

Romper as armadilhas da sociedade e da própria mente que essencialmente se baseiam na ganância, na inveja, na comparação, competição.

Deixar de ser um "escravo digital" sem identidade para ser um livre cocriador (parcial) do mundo.

--

--

LucianoNavarro_LuNOB (ישי)
A Plataforma

Esquizoanalista em “composição”, Manifestador & Criador de Realidades Regenerativas, LuNOB Des. Humano, Caminhada Contemplativa e Movimento A Ponte