Projeto “A Plataforma”

Chamado para cocriação.

Dax Faulstich Diniz Reis
A Plataforma
7 min readSep 10, 2016

--

Elaboramos este texto com carinho e responsabilidade para apresentar este projeto para você e convidá-lo a se integrar a nós nesta jornada.

Sobre trabalhar com propósito.

Cada vez mais pessoas estão se sentindo cansadas de trabalhar no modelo tradicional, desenhado para o início da era industrial com intenção de atender à grande demanda por eficiência da época. Naquele tempo isto resultava em eficácia!

Hoje porém, com um cenário global muito mais interconectado, vemos aumentar sensivelmente a quantidade de pessoas insatisfeitas com o seu emprego ou função e inclusive dispostas a tentar um novo tipo de atividade.

Isso tem a ver com propósito.

Precisamos de iniciativas com propósitos diferentes destes que têm norteado as organizações tradicionais que hoje nos servem empregos, bem sucedidas até tão pouco tempo com este desenho baseado em excelência operacional, hierarquia e competição. Este sistema está se aprofundando em crise.

Demandamos causas!

Causas que valham o investimento da nossa energia. E que nos permitam viver amorosamente, experimentando a abundância que o universo disponibiliza em nosso campo de possibilidades.

Não dá mais para trabalhar apenas pelo salário e pela segurança. Os desafios que o futuro nos apresenta não poderiam ser desvendados pela ótica da competição linear, feita por profissionais “de carreira”, executando os planos de líderes para atingir os objetivos estratégicos definidos pelos seus chefes para os chefes deles.

Isto não cola mais, porque hoje qualquer pessoa com acesso à internet está´ conectada a praticamente todo o conhecimento na Terra. Então precisamos aprender mais sobre colaboração distribuída. Causas, ou sonhos compartilhados, são grandes habilitadores para a colaboração livre, cocriativa e distribuída.

Sim! Existe uma desconexão.

Até sabemos que existem várias dessas iniciativas colaborativas, abundantes, inclusivas e sustentáveis, mas ainda não é fácil se conectar a isto.

Estamos vivendo nossas vidas, trabalhando para acessar os recursos que precisamos. Não temos tempo sobrando para aplicar fora deste roteiro.

Surfando na Transição.

As tecnologias evoluíram até este panorama que vemos à nossa volta, com a Internet conectando muito mais pessoas globalmente, nove anos depois dos primeiros iPhones e Androids, oito depois da primeira criptomoeda, o Bitcoin.

Nossa sociedade acaba de atingir o grau de conectividade e interatividade (entre nós, as pessoas) que nos habilitará para darmos mais um passo em nossa evolução.

Transcenderemos a visão da escassez na qual precisamos competir sistematicamente para “superar o outro” em obter prioridade no acesso a recursos, ditos escassos, com objetivo de acumulá-los para garantir assim a sobrevivência em um futuro (dito) de escassez.

O que é “A Plataforma”?

Somos uma empresa livre, organizada em rede e desenhada com inspiração nos princípios da Organização Próspera.

Estamos criando um equipamento para conectar pessoas a causas ou projetos, ajudá-las a obter os recursos para materializá-los e a colaborar de forma distribuída na sua realização.

Iniciadores

Os iniciadores são as pessoas que se reuniram originalmente para concretizar esta idéia. Somente no início desempenhamos este papel e responsabilidade de construir a primeira versão da plataforma. Quando esta missão estiver concluída nos posicionaremos como “nós” da rede, como todos os outros, interagindo em projetos e sendo remunerados de acordo com o valor agregado por eles.

Até a presente data somos estas sete pessoas:

P-COIN, ou “Plataforma Coin”.

É a criptomoeda, ou moeda digital da plataforma e dá ao seu proprietário direito ao compartilhamento da receita líquida do negócio, proporcionalmente à sua parte do total emitido.

O primeiro lote de P-COINS emitido será distribuído para os investidores e os iniciadores do projeto. Toda a receita líquida do negócio será distribuída proporcionalmente, em tempo real, para os donos de P-COINS.

De onde virão as receitas?

Dada a importância para a nossa sociedade de desenvolver a capacidade coletiva de inovar, ou de inovar de forma distribuída, este serviço precisa ser inclusivo, e portanto gratuito, visando conectar o máximo de pessoas.

Registrar o seu perfil, seus projetos e colaborar em torno deles usando a plataforma será gratuito!

Criaremos experiências de serviços para assinantes que atenderão necessidades específicas. Sim! As receitas líquidas com assinaturas serão distribuídas em tempo real para os donos de P-COINS! A plataforma só usará os recursos mínimos necessários para a sua sustentação enquanto isto fizer sentido.

Desenharemos modelos de negócio para novas maneiras de agregar valor às jornadas das pessoas, novos produtos, serviços e experiências que começarão a se conectar a partir do momento em que integrarmos este ecossistema. Onde houver operações envolvendo valor, parte será usado para dar sustentação à plataforma e parte ara remunerar os donos de P-COINS.

Como eu ganho P-COINS?

Todos que interagirem no ecossistema, seja gerando valor para causas e projetos ou prestando serviços, serão remunerados com P-COINS.

Anualmente será emitido um novo lote de P-COINS, totalizando 50% da quantidade existente da criptomoeda, que serão distribuídas de forma automática para os atuais donos de P-COINS e também para os integrantes dos projetos realizados no ecossistema da plataforma que emitiram suas próprias criptomoedas e as listaram para comercialização em corretoras conectadas, proporcionalmente à cotação de cada criptomoeda e à parte de cada indivíduo na mesma.

Sistema “A Plataforma”

Criaremos uma experiência para que indivíduos complementares pelas suas intenções e habilidades se descubram uns aos outros e se conectem para materializar as causas ou projetos que fazem vibrar seus corações.

Isto aumentará o capital social das comunidades atingidas. Mais ignições acontecerão e mais gente se conectará a este campo de possibilidades para inovar e empreender livremente.

Aprenderemos a viver em contato com a abundância, acessando “quem” ou “o quê” precisarmos sempre que necessário ou desejado. Do que você precisa para ser feliz?

Seu perfil.

A experiência começa com o seu registro na plataforma, que entrará em operação usando o endereço http://a-plataforma.com.

Você se apresentará para a rede dizendo quem você é, o que você ama fazer, coisas que já fez, ou que não fez mas gostaria, projetos e sonhos.

O foco não são as suas qualificações técnicas apesar de elas terem o seu valor. A rede precisa saber os assuntos do seu interesse e características suas que serão relevantes para lhe ajudar a encontrar as pessoas que têm sonhos parecidos com os seus.

Você ganhará uma página de perfil na plataforma, onde suas informações ficarão disponíveis para a rede saber “como” e “por que” lhe procurar. Você determina “quando” e “quem” pode ter acesso a cada uma das suas informações. Sua página trará um infográfico sobre você.

Seu perfil também poderá habilitar o recebimento de doação pontual ou recorrente usando serviços, tais como Paypal, Unlock e Moip.

Suas ideias.

Você tem uma ideia ou projeto que gostaria de fazer acontecer? Conte para a rede. Deixe o caminho aberto e empodere o outro para cocriar com você! Isto é se abrir para a abundância! Só é difícil de fazer se for sozinho.

Se você registrar um projeto, ele também ganhará uma página inicial na plataforma — similar as que são disponibilizadas por sites de crowdfunding — onde as pessoas poderão obter mais informações e se conectar de alguma maneira à iniciativa, seja como interessado, doador, investidor, cocriador/iniciador ou colaborador.

Encontre (ou inicie) os projetos dos seus sonhos!

Nós queremos muito ajudar as pessoas a encontrarem os projetos, iniciativas e causas que farão seus olhos brilharem! Mais que isso: ajudá-las a se engajarem neles junto com outras pessoas que as complementem em suas intenções ou capacidades para viverem com prosperidade a partir do fluxo gerado.

Formaremos uma comunidade cocriativa para os interagentes saberem quais são as iniciativas que estão nascendo e precisando de energia para se materializar, quais já estão acontecendo e como é possível contribuir. A Plataforma integrará as informações recebidas, as disponibilizará para a rede e as utilizará para lhe colocar em contato com pessoas que sonham parecido com você.

Computação cognitiva.

Depois que A Plataforma estiver operacional integraremos elementos de computação cognitiva à sua arquitetura. Ativaremos serviços que “mastigarão o BIG DATA”, ou seja, processarão os dados percebidos das interações nos diferentes meios, aprenderão sobre as pessoas, suas características, necessidades e preferências, sobre seu contexto naquele momento, sobre os projetos e suas necessidades, e sobre quando e como ajudar as pessoas a interagirem para materializá-los.

Iremos além do cruzamento de informações para conectar pessoas e projetos. As ajudaremos a executá-los. Usaremos a capacidade cognitiva para que A Plataforma seja capaz de aprender sobre organizações prósperas, baseadas em interação distribuída, e usar este conhecimento para melhor habilitá-las.

Em uma visão de mais longo alcance, imaginamos A Plataforma atuando como um “coach cognitivo” para colaboração distribuída.

Ambiente de colaboração distribuída

Quando uma ou mais pessoas resolverem tirar uma ideia do papel, com uma ação simples, terão acesso a um ambiente de colaboração virtual que dará suporte à interação distribuída para realizar o trabalho demandado pela iniciativa. Após criado este ambiente, outras pessoas poderão se conectar.

A Plataforma permitirá:

  1. Recuperar informações sobre as pessoas que estão interagindo (perfil);
  2. Trocar mensagens multimídia instantâneas em grupos públicos ou privados;
  3. Estabelecer conversas privadas entre duas ou mais pessoas;
  4. Integrar outros serviços de colaboração disponíveis na nuvem, como Trello, Asana, Github, Facebook, Google (Hangouts, Agenda, etc), Dropbox e Slack entre outros;
  5. Visualizar os principais indicadores de desempenho do projeto ou empreendimento com base nos dados extraídos da própria plataforma e dos serviços conectados.

Roadmap do projeto

Este roadmap descreve a proposta de trabalho que será realizada pelos iniciadores para implantação da plataforma.

Duração estimada para este roadmap: 180 dias.

TRABALHO: IMPLANTAÇÃO REMUNERAÇÃO: 300 P-COINS

  1. Mobilizar “Plataformers”.
  2. Implantar ambiente de conexão e interação (Site, Slack, Mailchimp, Github, Youtube, Hangout, Trello, etc.).
  3. Emitir P-COINS.
  4. Implantar P-COINS em uma bolsa de negociação (em princípio Bleutrade).
  5. Desenvolver, implantar e sustentar, pelos primeiros seis meses, os serviços web e aplicativos que comporão a experiência “A Plataforma”.
  6. Implantar sistema de geração do arquivo de lançamentos contábeis para a contabilização distribuída.
  7. Implantar sistema de distribuição da receita.
  8. Implantar sistema de geração de recompensas para os plataformers.

Você poderá acompanhar a evolução deste roadmap por aqui:

https://trello.com/b/Et8Vlj9m/roadmap

Entre na Cocriação!

Deixe um comentário com o seu e-mail e enviaremos um convite para você nos conectar pelo Slack, que é onde a interação distribuída está acontecendo!

--

--