Os Hinos do Prof. Machadinho

Frank Junior
A Ponte
Published in
2 min readSep 24, 2018

No aniversário de Caruaru (18 de Maio) do ano de 1972 foram instituídos os símbolos oficiais da cidade, apesar de curioso ter sido nessa data e não na grande festa de centenário em 1957, mas tudo bem. O fato é que o prefeito Anastácio Rodrigues instituiu e tornou oficial no ano de 72, a bandeira de Caruaru (criada pelo professor e poeta Amaro Matias) e o Hino de Caruaru de autoria de professor Machadinho.

Machadinho (acervo: Luiz Teófilo)
Machadinho (acervo: Walmiré Dimeron)

José Florêncio Neto (1910–2001) é natural da cidade de Bonito-PE, mas chegou em Caruaru com 2 anos de idade, quando adulto exerceu várias atividades como alfaiate e jogador de futebol do Sport Club Caruaruense e do Central. Inclusive, foi no Central, como um zagueiro implacável que recebeu o apelido de “Machadinho”. Foi tambéḿ professor de música de quase todas as escolas de música da cidade e Contramestre da Banda Comercial por 47 anos, além de ter sido vereador e sub prefeito do 1º distrito.

Machadinho compôs o Hino de Caruaru a pedido de Anastácio, mas compôs também o primeiro hino do Central , o hino da Diocese de Caruaru, o hino da Padroeira de Caruaru e o hino do Colégio Diocesano.

O professor Amaro Matias e Machadinho são os autores dos principais símbolos oficiais da cidade de Caruaru

Amaro Matias e Machadinho (acervo: Luiz Teófilo)

--

--