08 Motivos Para Você Escrever no Medium

Quer começar a escrever para a Internet? Chega mais.

Natan Andrade
Revista Simbiose

--

Eu sempre quis ter um blog. Nunca consegui. Escrever na Internet parecia algo simples e promissor, e até pode ser. Mas eu nunca fiz. Nunca montei um blog ou, quando montei, abandonei rapidinho.

Até que eu conheci o Medium.

Demorou um pouco pra engrenar, mas quando eu finalmente decidi começar a escrever, o Medium me deu vários incentivos. Eu gostei e acabei pegando jeito em publicar coisas aqui. Foi amor. Sabe por quê?

1. O Medium é Bonitão

Todo o design aqui é pensado para facilitar a escrita e a leitura. Você pode utilizar, de maneira muito fácil, imagens, textos de diversos tamanhos, embedar arquivos e uma porção de coisas mais.

2. Você tem uma audiência!

Tá, o Medium ainda vai crescer muito e não tem tanta gente aqui ainda. Mas, provavelmente, o seu blogspot também não tem quase ninguém. Aqui, pelo menos algumas pessoas aleatórias poderão aleatoriamente esbarrar no seu texto e — voilá — fulano pode virar seu fã. Toda a dinâmica de seguir e ser seguido também contribui bastante pra isso.

3. Simplicidade

É ridiculamente fácil configurar uma conta e começar a escrever. Pense só em todas as etapas de criar um blog, configurá-lo, deixar ele bonito e tudo mais.

Dá preguiça só de pensar em começar a fazer um Blogspot, um Wordpress. Sei lá.

4. Bastante Inspiração

Tá sem saber o que escrever? Cara, nem precisa sair da plataforma. Dá um pulo ali no search e procura pelas tags que tenham a ver com o que tu quer escrever. Vale a pena.

5. Tela Branca

Essa telona branca, livre de distrações, é um paraíso para pessoas que se distraem facilmente com qualquer coisa, assim como eu.

É extasiante escrever aqui.

6. Publicações

No Medium, você encontra Autores e Publicações. Quando você cria sua conta e publica algo, você é um escritor. Mas existem também as Publicações, que tem uma dinâmica muito interessante de blog, mas com todas as vantagens do Medium. Se você quiser, inclusive, pode usar um endereço próprio para sua publicação.

Legal, né?

7. Escreva Com Alguém

Como eu acabei de frisar, as Publicações no Medium são bem legais. Uma das vantagens é que fica bem fácil de começar uma Publicação e chamar algum amigo que também se aventure a escrever para colaborar com sua publicação.

8. Alcance

Logo ali embaixo, você encontra um coraçãozinho que é um botão para recomendar. Recomendar um texto ajuda ele a ser visto por outros leitores, com um algorítimo próprio do Medium.

Em outras palavras, quanto mais pessoas gostarem do seu texto, ele aparecerá para mais pessoas.

Basicamente é isso. É claro que todas essas vantagens trazem também alguns prejuízos. Aqui, ainda não há forma de monetização para escritores ou publicações. Uma pena. Além disso, como eu disse lá em cima, a rede social ainda engatinha, então não é tão populosa como outras por aí. Na minha experiência, achei ridiculamente legal a facilidade que o Medium me deu de escrever e compartilhar meus textos, e espero que daqui um tempo você a ame tanto quanto eu.

E aí, vamos libertar aquela ideia da cabeça e deixar ela viver aqui no Medium? :)

Acompanhe a minha Publicação, a Revista Simbiose.

Curtiu? Clica em recommend ♥, isso ajuda o texto a chegar a outras pessoas.

Natan Andrade | Finalmente conseguindo escrever. A qualidade não é lá essas coisas, mas é tudo muito divertido.

Facebook | Twitter | Revista Simbiose

--

--

Natan Andrade
Revista Simbiose

Escrevo histórias de amor, de boteco e mais algumas coisas.