Vocês Subestimam a Mediocridade

Ser médio é melhor que não ser nada.

Natan Andrade
Revista Simbiose

--

Eu sempre quis ser o melhor. E quem não quer? Largar na frente, ser muito bom, ver os outros quinhentos se afogando lá atrás pelos vinte likes. Eu sempre quis ser diferente.

Mas a real é que eu não sou. Nem você. Eu não sou aquele grão de areia na praia, único e intocável, aquela estrela distante que nem o mais intrépido dos astronautas há de conquistar. Eu não sou.

É? Foda-se.

Nós vivemos nossas vidinhas simples de geração y querendo ser os melhores dos melhores. Porra, a sociedade exibe estandartes dizendo que ser médio é não ser nada. Sabe o que devíamos dizer?

A mediocridade é linda.

Veja bem, não é que você não deva dar o melhor de si. Isso é o básico, eu sei, você sabe. Mas toda hora tem algum palestrante no alto dos seus trinta e poucos dizendo:

“Seja o melhor naquilo que você quer fazer.”

Não.

Na ânsia de sermos o Neil Armstrong da vivência, acabamos devorados pelo medo de ficar no meio do caminho entre a terra e a lua, quando só 0,01% acabam saindo na foto ao lado da bandeira americana.

Deixamos um monte de coisa legal para trás por medo de não sermos os melhores. Sete bilhões de pessoas no mundo mas VOCÊ quer ser o melhor. O grão único e especial, que, não podendo ser parte do melhor castelo de areia, não vai ser de nenhum. Que pressão filhadaputa, né? Quantos outros astronautas você sabe o nome de cabeça? Bem, eles não são os melhores, os mais conhecidos, não entraram para os livros de história. Mas eles estão lá, dando o melhor de si, fazendo o que tem que ser feito. Eu diria que eles são medíocres e que isso é incrível.

Quantos Hemingways ficaram pra trás em busca da prosa perfeita? Quantos Kubricks sacrificamos em nome do enquadramento definitivo?

Não deixe que te puxem pra trás. Faça o que você tem que fazer. E se for na média, que se foda, você fez. Faça o que você sabe fazer, faça direito, mas não se deixe impressionar. Antes de atingir aquilo que você quer, você vai ser médio também. Todo mundo é. Ninguém é gênio no primeiro parágrafo ou no primeiro chute a gol. Impressione uma formiga das sete bilhões desse formigueiro e seja feliz.

O medo de ser só mais um é o que nos impede de fazer algo que seja simplesmente legal. Ser medíocre pode ser libertador, faz parte do caminho. Faça o que você acha que vai ser interessante. Tá com medo de que não seja excepcional? Relaxa. Alguém vai achar brilhante. Ser médio entre os milhares de milhares é a melhor coisa que podia ter te acontecido. Numa dessas, você acaba pisando na lua também.

Curtiu? Clica em recommend ♥, isso ajuda o texto a chegar a outras pessoas.

Facebook | Twitter | Revista Simbiose

--

--

Natan Andrade
Revista Simbiose

Escrevo histórias de amor, de boteco e mais algumas coisas.