A TPM pode ser sua aliada

Milca Freitas
A TPM pode ser sua aliada
2 min readApr 20, 2018

“Ando tão a flor da pele, que qualquer beijo de novela me faz chorar..”

Existem situações em que vemos o mundo de maneira diferente do que estamos habituados. Hoje mesmo podemos ser tocados por um aroma exótico, um vento que arrepia a espinha, uma música que percorre a alma. A emoção escorre pelo corpo quando menos esperamos, pode ser no trânsito indo para casa, em uma aula, assistindo um filme, não importa.

A tensão pré-menstrual pode ser uma ótima ferramenta para vivenciarmos mais profundamente esses momentos. Nessa fase nos apresentamos mais vulneráveis, eu sei, no entanto, paradoxalmente, os nossos sentidos se mostram mais abertos para experenciarmos a poesia da vida.

Se você parar pra pensar, tudo é tão corrido no nosso dia a dia e fazemos as atividades de forma tão automática que deixamos de lado o mais precioso tesouro de nossa existência, aquilo que de fato importa para nós.

Eu sei que parece meio absurdo isso de chamar a tensão pré-menstrual de aliada, principalmente para as mulheres que sofrem demasiadamente dessa condição, geralmente associada a enxaquecas e sintomas horríveis. Contudo, a proposta aqui é olhar sob uma perspectiva mais ampla.

A TPM geralmente nos tira da nossa zona de conforto, dessa nossa mania de viver um dia após o outro fazendo tudo igualzinho. Ela quase que nos obriga a agir com certa impulsividade, pensar um pouco descontroladamente, chorar meio que sem saber o motivo.

Mas reflita comigo: toda tensão pode te levar a algum lugar, ela precede um estado de alívio, ela te deixa alerta e pronta para agir, ela mostra aquilo que está sendo negligenciando em você, ela faz você buscar estratégias para lidar com o incômodo, ela expande os seus limites. E isso pode ser bom.

A rotina e a disciplina são importantes, mas não podemos permitir que elas tirem os ingredientes que dão sabor à vida. É claro que é importante tratar a TPM com terapias medicamentosas ou alternativas, mas também podemos aproveitar sua existência para produzir mudanças no nosso interior e perceber o que realmente nos importa e interessa.

O nosso dia a dia tem música, talvez não a escutemos, mas sim:

existe uma trilha sonora para cada um de nós.

Você escuta a sua?

A TPM pode te ajudar a tocá-la.

Milca Freitas

Fotografia: Guilherme Catanante

--

--

Milca Freitas
A TPM pode ser sua aliada

Psicóloga da UNAERP em convênio com a Defensoria Pública. Atende em clínica particular através da psicanálise Lacaniana.