Siga a Publicação!

E faça proveito da divisão de conteúdo que eu já fiz

Tão logo decidi migrar o blog de conteúdo cristão reformado “Reformados” aqui para o Medium, ocorreu-me que existia uma necessidade urgente de começar a dividir adequadamente o conteúdo que produzo. Você pode ver pela minha “mini-bio”:

Cristão reformado, programador, linuxeiro, nerdão, pobrão

Veja só: eu escrevo sobre assuntos diversos e as pessoas que se interessam por assuntos de tecnologia podem não ter o menor interesse em assuntos de Teologia. E quem se interessa por Teologia pode não se interessar muito pelos “causos” da minha vida pessoal. Por isso criei “Publications” aqui no Medium.

Publications

Publications são como “sites dentro do Medium”. Você dá um título, configura um pouco a identidade visual e assim consegue criar um “namespace”, uma “caixa de areia” onde artigos sobre determinados assuntos podem ser publicados.

O termo não é o melhor, eu concordo, mas garanto que a funcionalidade faz o que deveria.

Cristão reformado

Eis um assunto que as pessoas me perguntam e que ainda receberá um artigo explicando o mais detalhadamente possível. “Que é um cristão reformado?” as pessoas me perguntam de quando em quando.

Eu e meu pai mantemos um site/blog chamado “Reformados”. Ele tinha seu próprio domínio e rodava sobre Wordpress, que eu mantinha “na unha”. Mas meus tempos de ficar configurando servidor passaram, então resolvi migrar tudo aqui para o Medium, onde podemos focar no que realmente importa: escrever.

Então, se se interessa por Teologia, siga a Publicação “Reformados”:

Programador, linuxeiro, nerdão

Para assuntos técnicos envolvendo computação e também questões relacionadas ao ambiente e mercado de trabalho, criei a Publicação “clebertech”. Lá você encontrará artigos sobre desenvolvimento de software, APIs, linguagens de programação, Python, Linux, etc.

Então, se se interessa por assuntos técnicos de computação, siga a Publicação “clebertech”:

Pobrão

Meus artigos pessoais, cotidianos, estão sendo publicados em “A Vida de Cléber — contada por ele mesmo”:

@cleber.z

O “problema” de seguir o “@cleber.z” é que você receberá notificação sobre tudo: tanto o estudo sobre os sermões de Jesus no evangelho segundo João quanto o Guia Definitivo para Construção de APIs REST. E eu acredito que o “overlap” dos dois públicos é pequeno…

Resumo

Siga as Publicações!

Mas como?

Veja o cabeçalho de um artigo postado dentro de uma Publicação:

A autora chama-se “Jennifer Joe”, mas a Publicação chama-se “The Startup”. (Que eu mesmo não sigo. Foi simplesmente a primeira que encontrei.)

Se você nem leu o artigo e já quer seguir quem escreveu para poder ler mais no futuro, pode sentir-se tentado a clicar aqui:

Mas pense bem: talvez você esteja interessado é na Publicação, que deve ter mais artigos semelhantes, talvez de outros autores. Por isso, pode ser mais interessante você clicar aqui:

Ou, se você já leu o artigo, o rodapé será mais ou menos assim:

E, novamente, será tentador simplesmente clicar aqui:

Mas, talvez, o mais interessante seja clicar aqui:

Ou não

Ou você segue tanto autor quanto Publicação. Você é que sabe…



Ah, eu também publico na Dronemapp, que é onde trabalho atualmente:

E publiquei alguns artigos no blog da Engenharia da Olist, porque eu trabalhei lá:

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.