10 dicas básicas para você arrasar na cozinha

Cozinhar pode parecer simples, mas requer alguns cuidados importantes para que suas receitas saiam perfeitas.

Cozinhar pode parecer simples, mas requer alguns cuidados importantes para que suas receitas saiam perfeitas.

Pensando nisso, fui em busca de 10 dicas básicas que irão garantir o seu sucesso na cozinha e aqui estão elas.


1- Higiene

Imagem reprodução Google.

Sem dúvida alguma o primeiro cuidado que você deve ter é com a higiene, não apenas das suas mãos, mas do ambiente como um todo e dos utensílios.

Antes de iniciar qualquer receita verifique se todos os seus utensílios estão limpos e se tiver tempo, higienize todos com álcool. Logo após lave suas mãos com sabonete e passe álcool gel para garantir que nenhum bactéria "intrometida" fique por ali. Se o seu cabelo for comprido, prenda-o e também retire todas as bijuterias das mãos (anéis, pulseiras, etc).

Enquanto estiver preparando os alimentos mantenha sempre a bancada de trabalho limpa e organizada.


2- Manuseio dos alimentos

Imagem reprodução Flickr.

Manusear os alimentos requer um certo cuidado, caso tenha algum machucado nas mãos é super importante que faça um curativo e utilize luvas.

Alimentos que precisam ser lavados como frutas e verduras devem passar em água corrente e os grãos podem ser deixados de molho.

E lembre-se: os alimentos só podem ficar fora da geladeira por no máximo 30 minutos antes de serem preparados, caso contrário o sabor pode ser alterado devido a temperatura ambiente.


3- Preaqueça o forno

Imagem reprodução Google.

Em muitas receitas você irá perceber que existe a indicação do tempo que o alimento deve ficar no forno, mas esse tempo desconsidera se o forno está ou não quente. Por isso, sempre antes de colocar qualquer coisa no forno, preaqueça até que chegue na temperatura ideal (geralmente indicada na receita).

Isso também pode ser feito com as panelas, principalmente se for fazer uma receita com óleo ou gordura (só coloque-os depois que a panela estiver quente).

Um exemplo bem prático para você entender são com as carnes, quando a panela não é preaquecida a carne começa a soltar um líquido fazendo com fique emborrachada, além do mais, esse preaquecimento é que deixa a carne com uma crosta crocante e suculenta por dentro.


4- Fogo alto x fogo brando

Foto retirada do site Bolsa de Mulher.

Nada de cozinhar sempre em fogo alto para ser "mais rápido". O fogo alto é mais indicado para legumes, já para as carnes não é indicado, pois extrai todo o sabor da peça.




5- Frituras

Imagem reprodução Google.

Para fazer frituras, como batatas ou frango, prefira panelas fundas e coloque óleo suficiente para encobrir os alimentos, mas sem ultrapassar a metade da panela e só coloque o alimento quando estiver bem quente (para saber se o óleo está quente coloque uma colher de pau e se ele borbulhar está no ponto).

Outro detalhe: não jogue o alimento dentro da panela, isso fará o óleo espirrar e pode até causar queimaduras em você. O ideal é colocar o alimento com o auxilio de uma escumadeira ou pegador. Também não coloque tudo de uma vez só, tenha calma e faça aos poucos para que os alimentos fiquem bem cozidos.


6- Temperos frescos

Foto retirada do site Bolsa de Mulher.

Sempre que for utilizar temperos frescos, como o manjericão, adicione-o somente no final do processo de cozimento, um pouquinho antes de desligar o fogo, assim é possível acrescentar o sabor e não perder o frescor do tempero.




7- Cuidado com o sal

Imagem reprodução Google.

É comum os iniciantes na cozinha não terem muita noção na quantidade de sal que devem colocar nas suas receitas, por isso não abuse. É melhor uma comida sem sal, onde pode ser adicionado depois diretamente no prato, do que uma comida super salgada que ninguém consegue engolir.

Agora se você fez uma carne muito salgada, pode dar um jeitinho inserindo na receita algum vegetal que possua bastante água (como a batata) que ele irá ajuda absorver o sal.


8- Sempre unte as formas

Foto retirada do site Bolsa de Mulher.

Não tem coisa mais chata do que um alimento que gruda no fundo da forma, seja doce ou salgado é sempre um saco desgrudá-lo. Sem contar que pode perder um bom tanto do alimento.

Por isso SEMPRE unte as formas que for utilizar com óleo, azeite ou manteiga (depende do tipo de receita que estará fazendo), mas não exagere na quantidade. Sei que "espalhar" esses ingredientes é bem chato, então pode ser usado ou um papel toalha, ou um pincel de cozinha ou um borrifador para ajudar.


9- Não lave as carnes

Foto retirada do site Bolsa de Mulher.

Já vi muita gente fazendo isso e até eu fazia, mas depois que pesquisei sobre para escrever essas dicas entendi porque as carnes não devem ser lavadas.

E o motivo é: ao lavar a carne as bactérias presentes em sua superfície vão para o interior do alimento, podendo assim, contaminá-lo.


10- Não tenha pressa

Imagem reprodução Google.

Como já dizia o velho ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, nunca cozinhe com pressa e não queira aumentar o fogo para acelerar o processo de cozimento, pois a possibilidade de você acabar a receita com alimento queimado ou cru é bem grande. Aliás, achei uma dica na internet que dizia que o fogo baixo é o mais indicado para os iniciantes.

E por último, cozinhar deve ser um momento de prazer e para isso é preciso se divertir.


É… lendo assim até parece ser menos complicado, não é mesmo?!
Espero que essas dicas possam te ajudar e inspirar a pilotar o fogão.



*Referências para esse post retiradas daqui e daqui.
Se você gostou do post, curta a página no Facebook clicando aqui.