6 coisas que aprendi
com meus cães

Ju Do Vale

O amor não tem limites.

Não é nenhuma novidades que eu adoro cães.

Se você tem ou já teve um cão, provavelmente não se espantou com o título desse post pois já deve saber que eles são incríveis e estão sempre nos ensinando valiosas lições.

Observando um pouco esses peludos, é possível identificar comportamentos que demonstram o quanto eles nos amam.

Maneiras que os cães demonstram seu amor:

  • Rabo abanando: o rabinho dos cães demonstra muito seus sentimentos, sempre que ele estiver feliz irá abanar o rabo de maneira amigável pro seu dono.
  • Seguindo o “mestre”: parece uma sombra, onde você vai ele vai correndo atrás ou fica por perto.
  • Lambeijocas: aquelas lambidas intermináveis que ganhamos no rosto e nos deixam cheios de babas.
  • Pulando: geralmente eles fazem isso quando chegamos em casa, numa tentativa desesperada de se aproximarem da mão (para ganhar o carinho) e até mesmo do rosto para dar uma lambeijoca de alegria, porque finalmente você chegou.
  • Lealdade: todo cachorro é leal e vai te defender sempre que precisar.
  • Companheiros de soneca: os cães amam dormir perto dos seus donos, afinal não tem coisa melhor nesse mundo do que ficar pertinho de quem nós amamos.
  • Preocupado com você: sim, os cães sentem quando estamos tristes ou doentes e tentam cuidar ou nos agradar.
  • Sorrindo: os cachorros sorriem quando estão felizes ou ficam com aquela feição tranquila e serena.
  • Cheirando o bumbum: é muito constrangedor, mas para os cães é a forma de cumprimentar seus amiguinhos.

*referência: Portal do Dog, texto adaptado.

Agora vamos as lições:

1- Valorizar as coisas simples

Já reparou que os cães morrem de felicidade por qualquer coisa?

Um petisco diferente, uma bolinha nova ou um carinho atrás das orelhas já são suficientes para ele te encher de lambidas. Isso não importa o momento, a ocasião e até mesmo se acabou de levar uma bronca, seu rabinho vai abanar feliz da vida.

Aprendi com as minhas meninas (Laika, Hanna e Lily) que valorizar tudo o que temos ao nosso alcance é um dos segredos da vida. Valorizar um abraço, um sorriso… enfim, o que for.

2- Se preocupar com as pessoas

É incrível, mas os cachorros se preocupam com seus humanos, e muito.

Já notou que quando você está doente ou triste ele sempre está por perto? As vezes até tenta fazer um carinho, mas por outro lado, tenta não te incomodar e fica com aquela expressão tristonha.

Aprendi que perguntar e tentar entender o que está acontecendo com outras pessoas não faz mal e que tentar ajudar, por mais pequena que seja a ajuda, é uma demonstração de amor ❤.

3- Estar sempre feliz

Uma das lições mais importantes.

Um cão, aconteça o que acontecer, sempre está feliz. Mesmo quando esta doente, se ganhar alguma coisa que adora o rabinho vai abanar. Afinal, sempre é um bom momento para fazer festa, pular e brincar.

É o que eu tento fazer, não deixar que os problemas afetem o meu humor, o meu relacionamento com as pessoas e o meu trabalho. É bem complicado fazer isso, mas o importante é tentar.

A felicidade somos nós mesmos que fazemos, ela não chega pelo correio e não surge do além. Ela é um conjunto de acontecimentos e estado de espírito que nos faz ser feliz.

4- Não permanecer bravo após uma discussão ou briga

Um cão nunca ficará com raiva, mesmo que você não deixe ele fazer uma coisa queria muito, como roer o sofá ou até mesmo, deixe-o de castigo. Mas um ser humano, geralmente fica com raiva depois de qualquer discussão.

Ok é normal, mas ficar bravo ou virar a cara não é uma boa opção nem um bom comportamento. Tudo começa na nossa mente e as vezes é preciso ter sangue frio, para que o convívio entre as pessoas possa continuar.

Lembre-se: geralmente após uma briga vem uma reconciliação, então não adie esse momento e aproveite para pedir desculpas, reconhecer o seu erro, abaixar a cabeça e dar uma lambida, opsss… um abraço naquela pessoa tão querida.

5- Passar mais tempo com as pessoas que amamos

Já notou que depois de horas fora de casa, quando você chega o que o seu cão mais quer é estar do seu lado? Mesmo com trilhões de coisas que você tenha para fazer, ele estará ali deitado ou sentado pertinho.

Tudo isso porque ele SIMPLESMENTE TE AMA.

Então, passe mais tempo com sua família e sem pressa de fazer outras coisas, aproveite cada segundo.

6- Amar incondicionalmente

Não importa o que aconteça, ele sempre vai balançar o rabinho pra você, sempre te dará lambeijocas, sempre vai deitar ao seu lado e sempre vai ser fiel.

Os cães tem o dom de perdoar instantaneamente.

Amar os outros incondicionalmente é uma tarefa difícil, ainda mais sem esperar nada em troca. Porém, é a melhor opção para viver sempre de bem com a vida.

Portanto, evite fazer algo somente para ganhar outra coisa em troca, faça como os cãezinhos, faça de coração.

Eles realmente são incríveis né?

Então, que tal quando chegar em casa hoje, dar um abraço bem apertado no seu amiguinho, fazer um carinho e dizer que o ama?

O que seu cão te ensinou?

Curta nossa página no Facebook clicando aqui.

A Vida depois do Sim

Esta é uma coleção com dicas, inspirações e reflexões para vida a dois. — Por Ju do Vale

Ju Do Vale

Written by

Formada em Design, especialista em UX, Primeira Dama do Jhony, mãe da Lily e criadora do canal Meu AUmigo Cão no Youtube.

A Vida depois do Sim

Esta é uma coleção com dicas, inspirações e reflexões para vida a dois. — Por Ju do Vale