Como organizar uma festa (simples) de bodas

Neste ano, de 2016, meu pais comemoram seus 30 anos de casados.

Neste ano, de 2016, meu pais completam 30 anos de casados. A famosa (ou nem tanto) Bodas de Pérolas.

Não sei se vocês sabem, mas praticamente todo aniversário de casamento é uma boda, as mais comuns são: Bodas de Papel (1 ano), Bodas de Cristal (15 anos), Bodas de Prata (25 anos) e Bodas de Ouro (50 anos).

Mas, por mais difícil que as vezes a vida pareça ser, o importante é sempre dar valor ao que realmente importa: o amor, o companheirismo, a família, os amigos de verdade. E, foi pensando nisso que, meus pais resolveram comemorar as bodas deste ano reunindo alguns familiares e amigos.

Ou seja, basicamente, nos últimos meses estou ajudando na organização desta comemoração e vou mostrar tudinho por aqui, mas antes, vou contar como estamos fazendo para organizar uma festa simples.


Festas sempre são trabalhosas e a de Bodas, é quase igual a um casamento, só que BEM menor.

1- Comece pela lista de convidados

Essa dica é a mais comum para qualquer tipo de evento, pois é a lista que definirá o tamanho do seu evento.

Se lá no casamento já era necessário pensar bem em quem iria convidar, em qualquer boda mais ainda pois geralmente são festas mais íntimas.

Se quiser dicas de como montar um lista, clique aqui para conferir.

2- Qual será o investimento

Não é necessário muitos gastos com uma festa de bodas e, diria que, existem 2opções:

  • o casal pagar tudo;
  • cada convidado pagar pelo seu gasto.

A primeira é super fácil e irá apenas depender do dinheiro disponível para investir.

Já a segunda exige um pouco mais de cuidado (para não escolher algo caro de mais de modo a fazer as pessoas desistirem de ir). Mas, não se acanhe se achar necessário pedir uma ajudinha dos convidados, pois o objetivo é realmente reunir pessoas queridas e comemorar .

3- Escolha o local

O local é super importante e para escolher, dependerá do que o casal deseja fazer. Por exemplo: terá uma missa formal? ou, apenas uma benção? precisa de uma capela? ou, pode ser no próprio salão?

Já vi bodas que foram comemoradas em casa e celebradas pelos filhos. Mas, se não houver espaço em casa, alguns restaurantes menores e cafés coloniais disponibilizam espaços exclusivos para uma pequena celebração, dê uma pesquisada, talvez possa ser uma boa opção.

4- Fornecedores

Toda festa merece ser registrada, por isso, aconselho iniciar os contratos por um bom fotógrafo, depois disso, se necessário, contrate alguém para te ajudar na organização do dia.

Depois disso vale a pena pensar em música, decoração, lembranças e roupas para o casal.

5- Decoração

Para quem já organizou um casamento, não é muito difícil pensar em uma decoração de uma festa um pouco mais simples. Ela pode ser:

  • Temática de acordo com o ano a ser comemorado;
  • Temática de acordo com algo que o casal mais goste em conjunto;
  • Conter fotos ou elementos que contem a história do casal.

Não deixe de ficar atento ao horário do evento, a previsão do tempo e possibilidade de fazer um DIY para economizar.

6- Envio dos convites

Para as bodas o convite não precisa tão formal quanto para um casamento. A minha dica aqui é que você crie um evento no Facebook para as pessoas já "reservarem" a data em suas agendas e, aos poucos, entregue um convite impresso formalizando o evento.

7- Roupa dos noivos

O vestido da noiva deve ser escolhido, ou ficar pronto, com pelo menos 1 mês de antecedência, isso importante para que os ajustes possam ser feitos de modo a deixá-lo perfeito para o grande dia (confira dicas de como montar um look de noiva aqui).

Já o noivo, pode apostar em um terno que represente sua personalidade e combine com o horário e local do evento (confira dicas de como montar um look de noivo aqui).

8- Madrinhas, padrinhos, pajens e damas de honra

Vale a pena escolher algumas pessoas especiais para serem "homenageadas" neste dia. O legal é que nas bodas, muitos casais já possuem filhos, que podem ser os próprios padrinhos da comemoração, e, as vezes, os netos podem fazer o papel de pajem e dama.

9- Crie um roteiro

Por mais simples que uma festa seja, para que tudo ocorra bem, é necessário criar um roteiro dos acontecimentos.

Digo isso tanto para a cerimônia quanto para a confraternização, lembre-se de que não é apenas receber amigos ou familiares, é uma festa que precisa ter começo, meio e fim.

Para a cerimônia:

  • Defina quem irá entrar (padrinhos, damas, etc), ordene e escolha uma música;
  • Defina se os noivos entrarão juntos ou separados, escolha uma música;
  • Defina quem levará as alianças e quando isso será feito, escolha uma música;
  • Defina qual será o roteiro da cerimônia junto ao celebrante.

Para a festa:

  • Defina como será a entrada dos noivos e escolha uma música;
  • Defina como será o brinde de comemoração e quem participará;
  • Defina quando o jantar/café/almoço será servido;
  • Defina o horário das fotos com os convidados.

10- Aproveite o dia

A última dica, mas a MAIS importante é para que você aproveite o seu dia. Momentos especiais são comemorados 1x na vida e eles merecem ser curtidos minuto à minuto, por isso, esqueça qualquer problema, desligue sua mente de outras e apenas lembre deste momento. ❤


Para as bodas dos meus pais, escolhemos fazer DIY em praticamente tudo. O local será um café colonial e as coisinhas para decoração já foram todas compradas e faltam ser montadas (vou tirar fotos do passo a passo para mostrar aqui no blog).

Logo volto com mais novidades. :)


Se você gostou desse post, curta nossa página no Facebook clicando aqui e não deixe de recomendar clicando no coração ali embaixo.