O gigante da sinais de um novo despertar.

Ou talvez ele nunca acordou, apenas sonhou que estava caindo.

Ed Marinho
A vida - 

--

Às vésperas da copa, o gigante, que até então tinha voltado a dormir, da sinais de um novo despertar. O povo está cansado. O povo quer uma transformação em nosso país.

O povo já não aguenta mais.

À 28 dias do Mundial, muita coisa ainda precisa ser aprontada, estádios que ainda não foram acabados, obras em aeroportos que ainda não foram terminadas, transporte público que continua a mesma porcaria, segurança pública de qualidade, tudo continua um caos, e insufla os movimentos sociais que adotam postura crítica em relação ao evento.

Reprodução — Diário de Pernambuco

As obras do BRT, por exemplo, estão fluindo mais lenta que a tartaruga de estimação de um amigo meu. Tanto o poder público estadual, quanto o municipal, garantem a conclusão ou operacionalização das estruturas para a última semana de maio ou primeira de junho. Mas, olhando bem, a situação é um pouco diferente, nem que fiquem 24 horas trabalhando, eles conseguem terminar tudo antes da copa. E, se conseguirem, será bem no prazo final. Sinceramente, isso me causa muita revolta, porque a falta de planejamento é absurda no Brasil.

Via Mangue — foto Cristiane Silva DP/D.A.Press

Não é só obra de BRT, vários outros projetos no papel são lindos, mas pra sair dele, é uma tristeza. Outra obra que deve ser finalizada na última semana de maio é a Via Mangue, de responsabilidade da prefeitura do Recife já tem supostos 97% de conclusão. Localizada na Zona Sul aqui da capital pernambucana, a via vai fazer a ligação com o centro. Ao menos no papel, quando vamos olhar a situação de perto, vemos que terminar essa obra antes da Copa vai ser uma verdadeira corrida contra o tempo.

Antes protagonizados por black blocs, os protestos agora reúnem categorias profissionais que se aproveitam da visibilidade do torneio e da proximidade das eleições, para intensificar as cobranças por mudanças. Esses protestos certamente tem poder de influenciar diretamente na corrida presidencial.

Forum — OuterSpace — Portal Terra

Além dos anseios de categorias específicas — como os servidores do Judiciário em greve em Manaus, ou os Policiais Militares em greve, também aqui no estado —, pesam contra a gestão de Dilma Rousseff o índice ridículo de conclusão de seus projetos prometidos em 2010, até agora, quatro anos depois, só 41% do que estava no papel saiu dele.

Mas o problema é ainda maior.

Hoje, os papeis estão se invertendo, quando vemos a Polícia Militar que deveria proteger e defender o povo, fazendo uma greve que é totalmente ilegal. Os grevistas sabem que o Estado tem limites fiscais e legais que o impedem de conceder o reajuste que eles tanto querem de 50% para soldados e praças e de 30% para oficiais.

Essa atitude de total descaso com a segurança publica, deixou a mercê das mãos de bandidos, pais de famílias e trabalhadores inocentes, que nada tinham com a história. A tensa situação no Recife coincide com uma jornada de protesto convocada para hoje (15) por movimentos sociais que denunciam o alto gasto público na Copa e exigem maiores investimentos em educação, saúde, transporte e em outras áreas sociais.

Jorge Cavalcanti/JC

Pude ver com meus próprios olhos cenas que nunca esquecerei. No município de Abreu e Lima, por falta de um efetivo policial, vândalos correndo nas ruas com máscaras, roubando tudo e todos, os poucos Policiais Federais que estavam no local, mesmo armados, não davam conta do número de bandidos. O município estava em um verdadeiro cenário de guerra civil.

Com o bloqueio no trânsito, feito com galhos na BR-101 sentido Recife, o congestionamento alcançou Igarassu. Os populares aproveitaram a situação para depredar ônibus e saquear caminhões e lojas. As imagens são inacreditáveis, tudo isso foi o presente que a cidade ganhou ao completar 32 anos.

Reprodução — JC

A minha revolta não termina.

Porque, aqueles que queimam os ônibus hoje, são aqueles que amanhã vão protestar por transporte público de qualidade. Aqueles que saqueiam lojas hoje, são aqueles que amanhã vão lutar por segurança. E aqueles que perturbam a ordem do país hoje, são aqueles que amanhã vão clamar por progresso. Sem querer generalizar, mas o povo é burro, muito burro. O dia 15 de Maio vai ficar pra história como o dia em que o medo venceu o bom senso.

São em momentos como esse que vemos como a população realmente é, não todos, mas alguns seguem a risca o que os seus antepassados ladrões e prostitutas faziam assim que foram jogados nesse país, lixo do mundo, Brasil. O tempo passou, os séculos andaram, mas, pouca coisa mudou, a essência podre continua dentro da veia de muitos.

Reprodução — Youtube — Diário de Pernambuco

Esse é o futuro do país? Jovens que querem passar a perna nos outros? Jovens bandidos, sem um pingo de consciência. Teve gente que ainda elogiou: “Ele está certo, os dirigentes lojistas roubam todos os dias, não custa nada roubar eles também”. Já dizia o proverbio “Um crime não justifica o outro”. A foto desse jovem, feliz da vida com esse computador em mãos representa um povo, esse mesmo povo que lincha, que faz justiça com as próprias mãos, ou eu estou enganado?

Não somos civilizados, somos apenas cães adestrados; animais condicionados. Ser bom sob a sombra da lei e da polícia é ser um cão manso preso, na coleira e na presença do dono. O problema é muito além da falta de polícia. Enquanto isso há países que fecham suas cadeias pela falta de detentos, países os quais são o topo do ranking de educação e IDH.
Mas quem liga? A única obrigação do Brasil é vencer a Copa do Mundo em casa. O povo, fala que políticos roubam. Porém, quando têm uma oportunidade fazem pior.

Eu estou envergonhado com tudo isso, nesse momento, chegamos ao ponto da Força Nacional ter que atuar para tentar resolver o problema, escrevo esse post com o helicóptero da PF sobrevoando a região aqui onde moro, minutos atrás bandidos passaram na rua da minha casa correndo. Carros estão sendo queimados, o povo está em pânico. O caos se instalou.

Eu me pergunto se todos esses protestos seriam o Gigante acordando novamente, à quem diga que ele nunca acordou, apenas sonhou que estava caindo. Uma coisa é certa, temos que parar pra pensar racionalmente sobre o rumo de nosso país. Do jeito que tá, não dá pra continuar, as coisas tem que mudar, sobretudo, a população tem que mudar, deixar de ser idiota, burra, sem inteligencia, agindo pela emoção e não pela razão.

Aos que acham que essas greves vão acabar, sinto muito, eu acho que agora é que vai continuar, muitos trabalhadores tiveram o custo de vida aumentado, os aluguéis subiram. Há o sentimento de revolta de que os eventos trazem oportunidades de negócios para os grandes empresários, e agora as pessoas querem sua parte. O trabalhador está cobrando a conta da Copa. Com todo o direito. Mas o que seria muito legal era que as pessoas reivindicassem os seus direitos sem perde-los, agindo de forma correta.

Pra finalizar, gostaria de pedir ao povo que adora um boato, que parem de botar terror nas pessoas. Recebi centenas de mensagens no Whatsapp. Gente que dizia que já tinha acontecido 16 homicídios, não tendo nenhum, gente que inventava protesto em vias que estavam tranquilas.

Pessoal, por favor, Tenham mais prudência. Se vocês não tem nada comprovado a dizer, não digam nada. É melhor do que falar besteira, alimentando o pânico, a raiva e o ódio. Esses boatos são ridículos, sei que a situação nas ruas não está pra brincadeira, mas colocar fogo na fogueira não é algo muito legal à fazer. Comparar o que está acontecendo em Recife com a Segunda Guerra Mundial é mais ridículo ainda. Isso me lembra os boatos que levaram a morte da Fabiana semana passado no Guarujá, até escrevi sobre isso aqui.

Por favor, usem os seus cérebros e pensem. Mudem. Porque se a gente quer fazer uma mudança no mundo, devemos mudar primeiro, nós mesmos.

Paz, por favor.

--

--

Ed Marinho
A vida - 

Mercadólogo, Designer, Chato e Bicha. Escrevo umas bobagens de vez em quando e posto nesse site.