2 truques simples para apagar ou clarear a cor dos lápis de cor

Artigo traduzido livremente e publicado originalmente no Empty Easel, pela Carrie L. Lewis.

Não importa quanto tempo você tem usado lápis de cor, ou quão hábil você é, eventualmente você precisará clarear a cor ou iluminar uma área que se tornou muito escura. Eu garanto isso.

E sim, todos nós conhecemos sobre borrachas em suas muitas formas. . . Mas hoje, eu quero compartilhar dois truques que você pode não saber, que muitas vezes funcionam melhor na remoção de cor de lápis colorido nos desenhos do que borrachas podem fazer.

Borracha limpa tipo

Quando tudo que você precisa fazer é suavizar uma linha ou clarear um pouco de cor, a primeira opção é usar uma borracha limpa-tipos.

Borracha limpa-tipos da Prismacolor

Independente da marca que você use, a borracha limpa-tipos é barata, reutilizável, durável e muito fácil de usar. Basta quebrar ou rasgar um pedaço, amassá-la até que fique flexível, e em seguida, pressione-a contra a área que você deseja iluminar. Por ser facilmente moldável, é fácil moldar e clarear áreas bem pequenas.

Para remover a cor, você pode pressionar diretamente para baixo e levantar para cima, ou você pode pressionar para baixo, girá-lo um quarto de volta e, em seguida, levantar.

Imagem retirada do Vida de Desenhista

Você pode usá-la na mesma área várias vezes sem danificar o papel ou deixar resíduos. Para guardar, você deve enrolá-la em plástico filme ou guardar dentro de um pote exclusivamente para esta finalidade. Se você simplesmente jogá-la dentro do seu estojo de lápis sem embrulhar, ela vai pegar grãos dispersos de pigmento, carvão e outros detritos (que você definitivamente não quer).

À esquerda, borracha acondicionada num potinho plástico. À direita, borracha acondicionada em uma latinha.

Fita adesiva

Fita transparente ou fita adesiva é também uma ferramenta de remoção de cor muito útil. A fita crepe ou fita de pintor azul é ideal, mas qualquer fita de baixa aderência pode ser usada.

Para usá-la, corte um pedaço, pressione-o com cuidado sobre a área que você deseja iluminar e levante-o lentamente. Tenha cuidado para não pressionar a fita demasiado firmemente contra o papel, ou você vai puxar o papel, assim como a cor.

Você pode achar que remover a fita muito rapidamente também pode resultar em danos ao papel. Para evitar isso, alise a fita com a ponta do dedo usando a pressão mais leve possível, e sempre deixe uma extremidade sem colar para que você não tem que forçar uma unha sob a borda da fita para recuperá-lo.

Imagem do artigo original

A cor levantada pela fita será suave e mais sutil, como você verá abaixo. Não há bordas desobstruídas porque a fita levanta a cor sobretudo fora das “cristas” elevadas do papel. Quanto mais grosso o papel, menos cor será levantada com fita adesiva.

Imagem do artigo original

Você pode usar uma tira de fita duas ou três vezes, mas levará menos cor a cada vez. E, você só será capaz de usar fita na mesma área do desenho duas ou três vezes antes que o papel se torna tão suave que será difícil trabalhar com ele.

Uma coisa sobre a utilização de fita desta forma é que você pode usar uma caneta ou qualquer ferramenta com ponta para impressionar a fita e criar um desenho ou criar um padrão.

Imagem do artigo original

O efeito pode ser negrito, como mostrado abaixo, ou sutil, dependendo da pressão que você usa para marcar a fita, da suavidade do papel e da quantidade de pigmento no papel.

Imagem do artigo original

Você pode até assinar seus desenhos desta forma. Você deverá usar uma pressão muito leve quando você coloca a fita no desenho. Um objeto de ponta fina com pressão média-pesada ou pesada deve levantar apenas a sua assinatura e deixar o resto do desenho intacto.

Imagem do artigo original

Uma assinatura escrita desta forma é menos intrusiva do que impressioná-la no início do desenho ou assinar um desenho com um lápis, mas se seus desenhos geralmente têm camadas pesadas de pigmento, pode ser a melhor maneira de assiná-los.

Existem muitos métodos para clarear a cor, mas se você tem esses dois itens e um par de boas borrachas em sua caixa de ferramentas de arte, você tem todas as ferramentas que você precisa para clarear a cor na maioria das situações.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.