O protagonismo do GenAI no AWS Summit 2023

A AWS, acompanhando o mercado, voltou suas atenções para essa tecnologia e não tem volta.

Neylson Crepalde
A3data
3 min readAug 11, 2023

--

No dia 03 de Agosto de 2023 aconteceu o AWS Summit São Paulo, um dos principais eventos de tecnologia do país. Pessoas de todo o Brasil se inscrevem e viajam para a capital paulista para participar da programação.

Além do enorme potencial de networking e contato com a comunidade de usuários AWS (um dos pontos altos do evento, na minha opinião), um dos maiores objetivos dos participantes é conhecer as novidades, os lançamentos de novos serviços e saber "para onde a AWS está olhando" como protagonista de desenvolvimento de tecnologia no mundo. Nesse cenário, os eventos da AWS, principalmente os Summits que acontecem e todo o mundo e o re:Invent que acontece anualmente em Las Vegas se tornam verdadeiros faróis, apontando o caminho para as últimas tendências e descobertas no mundo da computação em nuvem e inteligência artificial.

O assunto do momento

Na palestra principal do evento, a VP de Tecnologia da AWS, Francessca Vasquez, trouxe uma fala completamente focada em GenAI e como a AWS está capacitando os desenvolvedores a criar soluções inovadoras usando seu arcabouço de ferramentas. Ela apresentou o Amazon Bedrock, o grande serviço de GenAI ainda em preview, uma suíte de seus modelos fundacionais desenvolvidos na empresa, o Amazon Titan e a novíssima ferramenta "Agents for Amazon Bedrock" com a qual será possível automatizar ações dentro do ambiente de nuvem utilizando a inteligência artificial como core da solução.

Ainda faltam cases

Foi curioso notar que embora grande parte da fala da VP tenha sido sobre os serviços de GenAI na AWS, não foi apresentado nenhum case ou implementação de clientes ou da própria AWS. De fato o assunto é muito novo e as tecnologias estão se consolidando no mercado neste momento.

Por outro lado, já são conhecidos alguns esforços no mercado no sentido de tangibilizar essa tecnologia na construção de soluções mais concretas. É o caso do IndexGPT, desenvolvido pela gigante financeira JP Morgan e do BloombergGPT, desenvolvido pela Bloomberg. Soluções utilizam GenAI proprietária de seus idealizadores para atuar como assessores de investimento ou executando tarefas clássicas de NLP como a sumarização de notícias, classificação de conteúdos e tópicos, etc. Comento mais sobre o assunto neste artigo.

O Amazon Bedrock ainda está em preview e há uma fila de parceiros AWS e clientes com solicitações para uso e teste. Minha aposta é que com a futura disponibilização do serviço em escopo mais amplo, diversos casos de uso se tornarão conhecidos no mercado. No dia a dia, já observo esforços sendo conduzidos nesse sentido em EdTechs, na indústria automobilística, no setor de turismo e viagens, na área da saúde e na logística.

Minha leitura do momento

Ao trazer GenAI como foco do Keynote do AWS Summit, a AWS reforça a posição central que essa tecnologia tomou na sua estratégia e acompanha o mercado num corrida pelo desenvolvimento de modelos fundacionais e soluções as a service que vão empoderar o desenvolvimento de aplicações no mercado.

Num primeiro momento, eu tinha uma postura muito desconfiada por todo o hype que se criou em torno dos LLMs. Contudo, o mercado está se movimentando para construir coisas tangíveis, com um olhar cada vez mais maduro e orientado a financeiros e sustentáveis para as organizações.

Ainda me incomodam a ausência de regulação sobre GenAI (que pode rapidamente atingir um patamar preocupante se usado indiscriminadamente) e, principalmente, a obscuridade de uso e reutilização de dados dos usuários. Mesmo assim, é inegável que essa guinada não tem volta e a forma como pensamos e desenvolvemos tecnologia nunca mais será a mesma… a AWS entendeu a mesma coisa…

--

--

Neylson Crepalde
A3data

Senior Generative AI Strategist @ AWS | PhD | Professor