Garanhuns - Pesquisa, Ensino e Extensão no Agreste Pernambucano: o Agrofamiliar e as articulações no território

ABA Agroecologia
Feb 25, 2017 · 3 min read

O processo de sistematização de experiências foi um desafio proposto que instigou todos os integrantes do NEA AGROFAMILIAR, afinal, era uma coisa apresentada que até então era desconhecida. Assim fomos entrando nesse resgaste de todo o histórico do projeto, a cada pessoa convidada para fazer parte da oficina já foi um aperitivo do que ia acontecer, pois em cada convite era possível sentir a influência que o projeto teve em relação aos parceiros, fossem entidades, agricultores, professores e estudantes.

A oficina começou e foi um desafio prazeroso, através das histórias contadas, das lembranças resgatadas fazia com que tornasse possível ter uma visão de todo o impacto que o projeto teve ao longo desses 8 anos atuando no Agreste Meridional de Pernambuco, apesar de ser um trabalho difícil trazer a Agroecologia para uma região como essa, marcada por muitas dificuldades, principalmente a seca e falta de assistência técnica aos pequenos produtores, enxergou-se que esses pequenos passos puderam fazer diferença, criar raízes e ramificações.

Esses 3 dias foram marcados por histórias incríveis, pessoas maravilhosas que se mostraram dispostas a fazer parte de um trabalho difícil mas muito enriquecedor, foram dias de descobertas e principalmente de autoconhecimento. Quando se está fazendo um trabalho, as vezes pela rotina de correria, de vários compromissos, nesse turbilhão de tarefas e emoções que é a vida de cada um, não nos permitimos ter um momento de calma e reflexão sobre nós mesmos e sobre o que fazemos e essa oficina permitiu que todos os integrantes tivessem esse momento de reflexão que com certeza é fundamental para analisar, erros, acertos, avanços e permitir que a construção desse conhecimento seja feito da melhor forma.

Percebemos durante a reunião do coletivo que foi formado que, são detalhes que fazem a diferença na caminhada e que é necessário sistematizar nossas ações, nossa história, para podermos entender o presente e ir em busca de um futuro cada vez mais construtivo e resistente, na procura de ocupar os espaços dentro e fora da universidade, levando a difusão da Agroecologia a patamares cada vez mais participativos.

Enfim, foi um maravilhoso participar dessa linda oficina. O trabalho realizado é de grande importância e precisamos sempre nos conhecer melhor e estarmos unidos, pois diariamente enfrentamos desafios. Resistir sempre, e vamos à luta!

Lucas Santos - Bolsista do Núcleo Agrofamiliar

“O que fala, essa tal
A tal de sistematização
Falar isso em cordel
É pra gente do sertão
E pensar em agroecologia
Com tamanha perfeição
Por isso é importante falar
A agricultura sistematizar
Querendo sempre aprender
O povo todo entender
E pra muita gente mostrar
A contramão do mercado
Se ele tem essa mão
Na verdade deve ter
Pois tira parte, tira coisa
Tira parte, tira tudo
Na verdade não tira não
Não tira o conhecer
O agricultor, você, vai aprender
Mas também vai ensinar
Na verdade é compartilhar
Quem compartilha, partilha
E quem partilha soma
E quando soma se ganha
Mas só ganhar não me basta
Só é bom se compartilhar
Compartilhar se vive
E viver é sistematizar
Sistematizando tem vida
Por isso vamos caminhar”

Cordel da Sistematização — Jonas Borges

ABA Agroecologia

Histórias e Saberes

ABA Agroecologia

Written by

ABA Agroecologia

Histórias e Saberes

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade