Abacaxi Fabuloso #11

Eurritimia
Abacaxi Fabuloso
Published in
4 min readMar 4, 2016

Ultimamente tenho criado hábito de tirar cartas de tarô. Sempre me interessei pelo aspecto visual das cartas, de como os significados das cartas se relacionam com as imagens, mas recentemente passei à parte prática do negócio e comecei a jogar.

O baralho do tarô é dividido em duas seções: os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores. O primeiro possui 22 cartas enquanto o segundo possui 56 cartas subdivididas em quatro naipes diferentes: copas, espadas, paus e ouros. A cada naipe é atribuído um elemento diferente — copas, água; espadas, ar; paus, fogo; ouros, terra. Os Arcanos Maiores mostram questões de maior importância. Tem gente que só usa os arcanos maiores pra consulta, uso ambos os arcanos, amplia os significados.

Utilizo tarô um bocado para analisar a situação e perceber detalhes que me escapam no dia-a-dia. Já me ajudou a perceber situações perigosas e que poderiam ter me surpreendido de outra forma. Primeiro eu mentalizo algo ou alguém muito importante para mim e continuo mentalizando enquanto embaralho as cartas. Após embaralhar tiro pelo menos três cartas e tento encaixá-las no que pensei. Embora eu ainda consulte o livro das cartas ocasionalmente, no geral só de olhar pra elas já dá pra ter uma idéia do que significam.

Sete de Ouros no tarô de Marselha (à esquerda) e no tarô de Rider-Waite.

Há vários tipos de tarô. Os mais comuns atualmente são o de Marselha e o Rider-Waite. As diferenças básicas entre os baralhos são a ordem de certos arcanos maiores e a representação dos arcanos menores. Enquanto no baralho de Marselha os arcanos menores são estilizados, no de Rider-Waite são imagens que retratam o significado da carta. O baralho que eu uso é uma variação do Rider-Waite, feito por Juliet Sharman-Burke e Giovanni Caselli. A vantagem desse tarô é que as cartas me são agradáveis de ver enquanto consigo reter o significado delas na imagem.

Sete de Ouros no tarô de Sharman-Caselli

Cada baralho trabalha de um jeito seus significados. Havia um saite que listava todos os baralhos existentes e eu curtia muito ficar comparando cartas de baralhos diferentes. Enquanto eu digitava este texto, encontrei outro saite que tem alguns baralhos.

Imagens da carta A Sacerdotisa em baralhos diferentes

Dia desses a Nintendo fez um pronunciamento sobre Pokémon. Pouco antes do vigésimo aniversário da franquia, anunciaram que no fim do ano vai ter dois novos jogos: Pokémon Sun e Pokémon Moon. Também anunciaram que os jogos da primeira geração (Pokémon Green/Blue/Red/Yellow) ficarão disponíveis para compra no Eshop da Nintendo. E mais: os pokémons capturados nas primeiras versões poderão ser transferidos para esses novos jogos usando o Pokémon Bank.

Lunatone e Solrock como A Lua e O Sol respectivamente.

Sendo assim baixei imediatamente o Pokémon Yellow. O escolhi porque nunca cheguei a jogar no emulador e dá pra pegar mais pokémons overall. Além disso, o Pikachu fica ao seu lado durante todo o jogo.

Mew como a carta O Mundo.

Mas na verdade, o que mais me interessa no jogo é a possibilidade do Mew Glitch. Explico: usando uma série de procedimentos e se valendo de bugs no jogo, é possível capturar um pokémon (Mew) que desde a época da Gen1 é um pokémon quase impossível de se obter legalmente. Ainda não cheguei na parte onde isso é possível mas espero consegui-lo.

E em Pokémon Shuffle, teve um Safari que consegui pegar todos os pokémons, exceto o Alakazam que tem mega evolução. Também consegui o Gyarados e o Mega Charizard X. Falta-me só o Kabutops. Enquanto não o consigo, vou fazendo grinding no Darkrai.

E pra quem ainda não tá sabendo, tá rolando uma distribuição do Celebi pela internet até o dia 24 de março, válida para todo mundo que tiver os Pokémons X, Y, Omega Ruby e Alpha Sapphire.

Texto publicado originalmente numa newsletter. Quem quiser assinar, pode se inscrever neste link.

--

--

Eurritimia
Abacaxi Fabuloso

Eurritmia celestial das cores, parece feita dos menores e mais transcendentes odores.