Abacaxi Fabuloso #16

Eurritimia
Abacaxi Fabuloso
Published in
3 min readSep 19, 2017

Sei que não atualizo isso mais do que deveria mas vi um tuíte na tl que considerei um sinal pra começar a escrever após (quase) um ano sem falar nada.

A minha vida anda terrivelmente parada por conta de atraso de pagamentos, a universidade pode acabar a qualquer momento e estou com um monte de séries em atraso. Tenho evitado sair de casa pra não gastar muito dinheiro, acho que por isso passei a mexer em criação de jogos. Uma coisa que prezo muito na hora de fazer meus jogos é facilidade na hora de criar. Admito que não gosto de ficar escrevendo linhas e linhas de código e prefiro ver as coisas acontecendo logo. Descobri recentemente que é melhor eu fazer vários jogos simples e pequenos do que um grande que nunca será terminado.

Pra me estimular resolvi participar de jams no itch.io (que aliás, é um ótimo saite de jogos). Sendo assim, segue a lista do que fiz:

Bee.gb aka Bee In The Garden

Inscrita tanto no Unofficial Gameboy Jam​ quanto no A Game By Its Cover 2017, bee.gb é uma ROM de Game Boy onde uma abelha passeia por um jardim. É literalmente só isso pois em vez de fazer nas ferramentas que tenho mais intimidade (Construct2, RPG Maker), resolvi fazer como se estivesse realmente criando um cartucho pro Game Boy.

Existe um kit em C chamado Gameboy Development Kit (GBDK para os íntimos) que facilita um bocado a parte de criar os gráficos porém ainda assim complica na hora de programar. A sorte é que eu ainda lembrava dos tempos sombrios das aulas de algoritmo na faculdade então consegui fazer uma coisinha bem simples a tempo. Contudo, detalhes mais arcanos como banking ou simplesmente fazer a abelha voar mais rápido permaneceram ocultos de mim.

Tenho vontade de refazer este jogo no Construct2 mas não imediatamente.

Pokemon Paint

Minha inscrição pro MS Paint Game Jam, Pokemon Paint conta a história de Amber, um treinador pokémon que batalhou muito para chegar ao topo de sua carreira e está prestes a ser derrotado por ninguém menos que Cynthia. Este jogo serviu também como o primeiro fangame de Pokémon no RPG Maker que consegui terminar.

Gosto muito de usar RPG Maker pois não preciso me preocupar em escrever código (há milhares de códigos prontos pro programa) e posso focar em desenhar coisas (no caso, como o tema era o Microsoft Paint, tive que fazer tudo usando o programa). E acho divertido criar os eventos e ver a coisa toda acontecendo.

Queria ter feito mais que uma batalha mas faltou tempo. Talvez eu faça uma continuação desse jogo, quem sabe…

Eat Dots

Mais um jogo pro A Game By Its Cover 2017, Eat Dots é um jogo feito no Construct2 onde o jogador é um quadrado que “come” os círculos e precisa fugir das linhas pretas. O jogo é bem simples e tentei fazê-lo o mais divertido que pude. Outra coisa digna de nota é a minha fascinação por formas geométricas, que já foi demonstrada aqui.

Gosto muito da flexibilidade do Construct2 pra fazer quase qualquer tipo de jogo. A interface é simples, fácil de mexer e até esqueço que faço coisas razoavelmente complexas no programa.

E o que mais?

No mais eu espero que minha vida melhore e que nenhum universo a mais precise ser destruído no torneio de Dragon Ball Super.

--

--

Eurritimia
Abacaxi Fabuloso

Eurritmia celestial das cores, parece feita dos menores e mais transcendentes odores.