Um verdadeiro trabalho em equipe

Gustavo Bigardi
Tradeback
Published in
3 min readDec 14, 2021

O que mais diferencia a Aberto é seu trabalho em equipe.

A sintonia que temos, sempre pensando com o mesmo propósito nos faz conseguir construir qualquer coisa.

Desde o primeiro dia, nossa maior preocupação sempre foi dar voz a todos os integrantes do time, isso fez com que cada um construísse um pedacinho da cultura que temos hoje. Cultura essa que se destaca pelo nível de excelência de qualidade de código, agilidade, pensamento de produto e cultura Devops, fazendo com que tenhamos o mínimo possível de problemas operacionais e como consequência um nível elevado de NPS tendo um produto de qualidade.

— E qual o segredo?

Respeito! Empatia! Ser justo! Autonomia! Minuciosidade! E um bom processo…

Conforme o tempo foi passando, fomos construindo nosso processo baseado em tarefas e comportamentos que tinham sucesso, também pudemos trazer experiências de cada um do time para melhorar ainda mais esse processo, e uma dessas experiências foi o Mob Programming.

Eu e o Felipe Almeida sempre vimos importância na cocriação durante o desenvolvimento de um software e o Pair Programming sempre fez parte do nosso dia, porém com o crescer do time lembramos do MOB e aplicá-lo a partir dali foi um sucesso.

O Mob Programming é basicamente uma mistura de Pair Programming com DOJO, afinal ao invés de apenas duas pessoas programarem em conjunto, podemos ter três, quatro, cinco pessoas… E isso trás uma dinâmica muito boa.

Benefícios

Além do ganho de produtividade, tendo em vista que ali terá diversas visões e mentes trabalhando em conjunto, também temos a disseminação de conhecimento para os mais juniores, deixando-os a par da visão dos colegas entendendo as melhores práticas aplicadas, entendendo o motivo das tomadas de decisões e por fim um aumento significativo da qualidade do código, afinal haverá uma cobertura muito maior dos pontos falhos que acabarão sendo desenvolvidos.

A melhor parte é que além de tudo isso também se torna um momento de descontração, poder trabalhar em equipe é a melhor coisa do mundo, trabalhar se divertindo, contando com ajuda das pessoas, faz com que o time sempre esteja engajado.

Como funciona

Um dos integrantes do time ficará responsável em ser o piloto, e os outros integrantes assumirão o papel de co-piloto. Apenas o piloto terá acesso ao teclado, e o restante do time poderá ver através de um monitor, discutindo e auxiliando o piloto.

É de eximia importância que o posto do piloto seja alterada de tempos em tempos, garantindo que outras pessoas da equipe também possam conduzir e ter a experiência de estar em todos os papéis.

E em tempos que discutimos o Remote First é muito bom sempre garantirmos a inclusão de todos e optarmos por ferramentas que nos proporcione realizar essa dinâmica, como por exemplo:

Curtiu nosso trabalho em equipe ?! O que acha de fazer parte dessa nossa cultura?

Acesse o link, filtre pela área “Projetos Aberto” para ver nossas vagas e venha nos ajudar a melhorar ainda mais nossa cultura:

https://queroservertem.gupy.io/jobs/

Um grande abraço ;)

--

--