O retorno, o feedback e o Batman

Quando um processo de recrutamento e seleção chega ao fim para você

Abler Recrutamento Digital
Abler Recrutamento Digital
4 min readNov 16, 2017

--

O Batman é um dos poucos heróis que não têm poderes sobre-humanos (não estamos falando daquele tipo de “poder” que milhões de dinheiros podem dar para alguém). Por isso mesmo ele precisa de uma ajudinha extra para dar conta de combater o crime em Gotham City.

O Robin está sempre junto, porque sozinho, o Batman pode surtar na sua sede por vingança e crises. O parceiro ainda pode resolver algumas tretas liberando o herói para ir solucionar outros crimes. E o Cinto de Utilidades está lá em todos os momentos para o homem morcego se safar de enrascadas.

Olhando por esse lado, quando um processo seletivo chega ao fim, o retorno e o feedback funcionam para você, do mesmo jeito que o Robin e o Cinto de Utilidades funcionam para o Batman.

Como assim?

Quem já participou de um processo de seleção, sabe que nada melhor que receber um retorno e um feedback para poder se aventurar no próximo processo com mais segurança.

O retorno é aquela ligação ou email tão esperados depois de concluir uma etapa para te falar se você continua ou não no processo seletivo, e se vai ser contratado, certo? Ele vem para que você não surte com a angústia de não ter notícia de a quantas andam o processo, se você vai ou se fica. E ainda, te libera para se organizar ou avaliar outras propostas.

Nesse sentido, retorno = o melhor Robin de todos os tempos.

O feedback é quando, no retorno, a empresa esclarece os motivos pelos quais não te contratou. Isso te ajuda a se conhecer um pouco mais como profissional para candidatar se a uma nova oportunidade, porque você já vai saber o que pode melhorar. Por isso, cada ponto levantado no feedback é como uma ferramenta do Cinto de Utilidades, porque pode te livrar de muita enrascada quando pensar em se candidatar a uma nova vaga.

Quando estiver lá no meio de um processo e se deparar com uma etapa que pode parecer tensa, você saca do seu “cinto de utilidades” uma das coisas que aprendeu com um feedback e parte pra luta.

Como geralmente acontece

Na verdade, geralmente, nem acontece. Poucas empresas acabam dando retorno apenas para os selecionados para a próxima etapa. E tem muitos motivos possíveis para isso. Seja por estratégia ou por falta de um sistema organizado suficiente para tornar a tarefa de dar retorno executável.

Mas, uma coisa que muita gente não sabe, é que é tranquilo pedir um feedback também. O pessoal fica esperando que a empresa retorne, mas esquece que não tem problema nenhum pedir, com jeitinho, para explicarem por que não passou para a próxima etapa ou não foi contratado.

Até aqui, nada muito novo…

Então, como pode ser melhor?

Uma solução é quando as empresas decidem automatizar o processo. Isso porque a automatização economiza muito tempo para a empresa. Assim, vários daqueles problemas que impedem ou dificultam um retorno e um feedback são resolvidos.

E por que você precisa saber disso? Porque esses processos automatizados acontecem através de plataformas que oferecem vagas e também automatizam os processos de recrutamento e seleção.

Veja o Abler, por exemplo. Quando você se candidata a uma vaga disponível, que tenha combinado com você, essa vaga não está lá por acaso. Ela está dentro do processo automatizado da empresa.

Essa automação permite que o retorno e o feedback passem a fazer parte necessária do processo. Para você entender melhor, veja no artigo Tradição x Automação e no artigo Como ter um perfil no Abler vai te ajudar a conseguir um emprego onde explicamos com mais detalhes como tudo funciona.

A plataforma prioriza uma comunicação aberta entre a empresa e o candidato ao longo de todo o processo. E, como um dos critérios exigidos para que a empresa cadastre essa vaga lá é que ela deve te dar um feedback, fica garantido que você ele vai chegar.

Você é um herói ou heroína! E precisa das melhores ferramentas para suas aventuras na busca das melhores oportunidades!

Então, para usar uma dessas ferramentas superpoderosas, cadastre-se no Abler. É só acessar o site aqui.

Agora, conta aqui nos comentários quais experiências você já teve com falta de retorno e feedback ou como foi caso você recebeu algum.

E sempre tem novidade rolando na nossa página no Facebook. Então, curte lá para acompanhar tudo ;)

--

--