Aprendendo a rir e lidando com os desafios

Juan Bernabó
About Germinadora
Published in
4 min readMay 6, 2015

--

A cada mês de nossas vidas surge um desafio diferente. Estas semanas algumas coisas que estão acontecendo comigo estão me fazendo repensar como eu estou agindo no mundo, se estou sendo eficaz ou não, se estou desempenhando bem todos os papéis que eu deveria estar desempenhando, sendo um bom pai, um bom marido, um bom empreendedor.

Não sei você, mas eu tenho a tendência de me acomodar, quando uma situação está confortável tendo a ficar num canto quentinho e a aproveitar a situação enquanto dura. Porém, sempre que tenho me acomodado, depois de algum tempo o mundo me dá um tapa e me tira dessa zona de conforto. Já aconteceu com você alguma vez? Quem não, que atire a primeira pedra.

Uma coisa tenho aprendido com o tempo, você não é refém das circunstâncias, não é o que te acontece que define os teus resultados, é o que você faz com o que te acontece, como você dá novo significado ao que te acontece é o que domina os teus pensamentos e sentimentos, e isso define a tua realidade.

Aprender a fazer do limão uma limonada e ficar motivados em momentos de grandes desafios

Eu precisei aprender a fazer do limão uma limonada, e ficar motivado em momentos de grandes desafios. Esses talvez sejam dois dos hábitos mais importantes a desenvolver para conseguir se manter em momentos onde nada parece funcionar. A parte importante é fazer deles hábitos, para que quando a situação venha você possa simplesmente ter os reflexos certos para poder responder aos desafios de forma positiva, de forma que o desafio seja uma onda para surfar, e não uma onda que arrebenta na tua cabeça e te afoga.

Nessas últimas semanas tenho sentido muitos empreendedores confusos intelectualmente, e isso é simplesmente o sintoma de uma confusão emocional. A dúvida talvez seja um dos maiores inimigos do homem, porém já descobrimos que a certeza é o antidoto. Mas como ter certeza se às vezes nem sabemos como sair da situação que nos encontramos.

Uma das piores coisas que nos pode nos acontecer é ficar preso em estados como autopiedade e co-dependência. Quando não nos tornamos senhores das nossas situações e responsáveis pelos nossos próprios destinos, reis dos nossos reinos, podemos acabar em algum desses estados. O problema é que esses estados se auto reforçam, quanto mais pena de si mesmo você sentir, menos você vai ser capaz de agir para sair da situação.

Uma palavra que talvez resuma bem o tipo de habilidades que como empreendedor tenho sentido a necessidade de desenvolver a resiliência, que envolve coisas como:

  • Administrar as nossas emoções
  • Controlar os nossos impulsos
  • Ser otimista, acreditar que o que o amanhã nos reserva é melhor do que hoje
  • Analisar melhor o ambiente para evitar nos colocar em situações de risco
  • Desenvolver a empatia, a capacidade de conseguirmos sentir aquilo que outra pessoa sente
  • Adquirir auto eficácia que é a convicção de conseguir fazer aquilo que precisamos fazer
  • Alcançar e manter pessoas
  • Ter um sentido para a vida

Se você está empreendendo, com certeza tem se sentindo em algum momento desamparado ou confuso, com medo, e não está confiante. Parte do trabalho como empreendedor é aprender a lidar com estes sentimentos. Acredito que eles nunca irão embora totalmente porque como empreendedores nos colocamos em situações que tem mais riscos do que a média, porém continuar a aprender como fazer para funcionar bem apesar disso é uma das coisas mais importantes que podemos aprender.

Coragem não é a ausência do medo, é agir apesar do medo

Enquanto a gente ainda não está conseguindo lidar com todos estes sentimentos, uma das melhores coisas que podemos fazer ao olhar para a situação é rir dela, tirar todo seu peso e não deixar que nos controle, simplesmente tirando sarro dela até que realmente possamos lidar com ela de forma apropriada.

O pior desafio a enfrentar no dia

Como eu quero aprender cada vez mais a rir das situações que ainda não sabemos como lidar, decidi fazer um curso de Standup Comedy. Procurei um curso bacana, achei, mas perdi a data por um dia. Como eu realmente quero fazer o curso decidi fazer o que todo empreendedor deveria fazer: não ficar esperando que alguem resolvesse o problema, e sim resolvê-lo eu mesmo.

Entrei em contato com varios humoristas que me recomendaram a Larissa Camara. Ela já se apresentou com Rafinha Bastos, Danilo Gentile, Fabio Porchat, Léo Lins, Dani Calabresa, Oscar Filho, entre outros, e topou fazer uma turma especial do seu Workshop para Iniciantes em Standup Comedy para a turma da Germinadora. Como tem ainda vagas poucas vagas disponiveis, decidimos abrir para outras pessoas, mas as inscrições estão fechando nesta semana. Se quiser participar junto com a gente, aprender a rir e fazer os outros rir, ainda dá tempo de se inscrever. Se perder esta turma, não tem problema, você pode usar do teu espírito empreendedor e fazer o que eu fiz: organizar uma turma só pra você e teus amigos, a Larissa vai adorar…

Aprender a rir do que não podemos mudar e encarar e fazer acontecer o que nos vai levar para o proximo estagio

Obrigado por me acompanhar até aqui neste quase que desabafo, falei sobre como lido com estas situações, mais e você? Quero saber como você lida com elas? Você acha que é importante para empreendedores saber lidar com os seus sentimentos? Comente aí e não perca a oportunidade de aprender a rir com a gente.

--

--

Juan Bernabó
About Germinadora

Author of the Pragmatic Management Canvas and founder of Germinadora, helps Entrepreneurs, Corporations and Ecosystems Transform their Potential into Value.