Romance Is ABonus Book: Não julguem olivro pela capa

Sobre a jornada do trabalho, do amor, da maternidade, da vida…

Adriana Silva
About Adriana
7 min readAug 9, 2020

--

Romance is Bonus Book foi lançado a 26 de janeiro de 2019 pela TvN, contando com a participação de Lee Na-young e Lee Jong-suk. O drama teve algumas das maiores taxas de audiências na história da televisão a cabo.

A história começa com Kang Dan Yi, uma mãe divorciada que está a ter dificuldades em encontrar emprego, após ter feito uma pausa de sete anos na carreira como executiva em publicidade para cuidar da filha.

Cha Eun Ho é um jovem escritor, editor-chefe e um dos fundadores de uma grande empresa no ramo editorial, a Goryeo. Amigo de infância de Kang Da Yi, os dois voltam a fazer parte da vida um do outro quando Kang Dan Yi vai trabalhar para a sua empresa e não tem onde ficar a viver.

Os problemas começam quando Kang Dan Yi omite as suas qualificações e experiência profissional do currículo para conseguir a vaga como assistente na Goryeo. Cha Eun Ho começa por não ver isso com bons olhos, mas acaba por apoiá-la. Então acabamos por ver a jornada profissional de Kang Dan Yi, enquanto ela se apaixona pelo mundo editorial e vai contribuindo com ideias brilhantes para ajudar a vender livros.

Este deve ter sido dos resumos mais longos que escrevi. E mesmo assim, há muito mais a falar sobre a história que não tem um fio narrativo em destaque, focando, em vez disso, nas vidas dos funcionários da Goryeo e nas atribulações que eles passam para trazerem livros ao mundo.

Comecemos pelos cinco fundadores da Goryeo. Cha Eun Ho já foi aqui introduzindo, mas falta referir que ele está apaixonado por Kang Dan Yi sem que ela o saiba. Com uma personalidade simultaneamente indiferente e calorosa, ele consegue manter em segredo no trabalho que conhece e vive com Kang Dan Yi, mas por trás, sem que ninguém repare, ele está sempre a ajudá-la.

A Diretora Go, também conhecida por ‘bruxa espalhafatosa’ é a segunda em comando na Goryeo. Ninguém gosta dela por ser demasiado dura e rígida. Eu própria também não gostava dela e pensava que ela estava a sabotar o crescimento de Kang Dan Yi na empresa por inveja. Mas acabamos por perceber que ela é assim devido às suas crenças profissionais, de que cada um deve fazer apenas as funções associadas ao seu posto e que a vida profissional deve ser separada da vida pessoal.

A sua ética profissional acaba por se revelar útil, porque equilibra o ambiente mais informal e descontraído que se vive na Goryeo.

Mais tarde, Go Yu Seon acaba por se abrir com Kang Dan Yi e Seo Yeon Ha, outra funcionária da empresa, confessando que abdicou do casamento e de constituir família para se dedicar ao trabalho e agora sente-se sozinha.

Kim Jae Min, o CEO da Goryeo e primeiro fundador, parece estar apenas interessado em lucros, mas isso deve-se às responsabilidades que tem. O seu objetivo é vender best-sellers para poder também vender outro tipo de livros, que embora não tão populares, também são importantes e devem ver a luz do sol.

Go Yu Seon e Kim Jae Min

Por fim, temos Seo Yeon Ha, da equipa de marketing, e Bong Ji Hong, editor. Amante de livros e obcecado por poesia, Bong Ji Hong coloca muitas vezes os interesses dos outros em primeiro lugar, mas deixa por última os da sua família. Esta personagem é talvez a que melhor representa o elo profundo que se estabelece entre editores e autores.

Seo Yeon Ha está a lutar por superar um divórcio recente. Pragmática, justa e boa profissional, ela represente a dificuldade das mulheres em conciliar vida familiar e profissional, porque como ela mesma diz numa cena, é sempre as mães que são chamadas quando há qualquer tipo de emergência com os filhos. Ela torna-se amiga de Kang Dan Yi, já que as duas compreendem muito bem as dores uma da outra.

Bong Ji Hong e Seo Yeon Ha

Song Hae Rin é uma das mais jovens editoras, que foi rapidamente promovida devido ao seu talento e, sobretudo, amor por livros. Além de ser uma profissional séria e exigente (a sua alcunha é ‘bruxa júnior’), revela também um outro lado mais flexível; está sempre pronta a admitir quando errou e a melhorar. Apesar da sua personalidade forte e de se mostrar tão focada no trabalho, ela às vezes comporta-se como uma adolescente apaixonada. Ninguém sabe, mas ela nutre sentimentos por Cha Eun Ho. Mas não se preocupem porque ela não vai interferir com a relação entre Cha Eun Ho e Kang Dan Yi. Afinal, ela é uma das ‘boas’.

Ji Seo Joon é um designer que é convidado para trabalhar na Goryeo. Ele aparece no primeiro episódio como o cavaleiro de armadura branca de Kang Dan Yi. Os dois tornam-se rapidamente amigos e não tarda a surgir uma aproximação romântica, para grande desgosto de Cha Eun Ho. Mas esta personagem não é tão simples quanto aparenta. Logo no princípio surge um conflito entre ele e Cha Eun Ho, devido ao desaparecimento do famoso escritor Kang, que deixou todos os seus direitos autorais à Goryeo. Ji Seo Joon acusa Cha Eun Ho e Kim Jae Min, o dono da editora, de serem os responsáveis pelo desaparecimento do escritor.

Só falta falar de Park Hoon e Oh Yi Yool, os novos trabalhadores contratados juntamente com Kang Dan Yi. Eles são as personagens encarregues de nos fazerem rir. Park Hoon, porque finge na perfeição ser namorado de Oh Yi Yool para que a mãe super rica desta a deixe de obrigar a ir a encontros às cegas. Oh Yi Yeon porque é praticamente um desastre ambulante que só comete erros na Goryeo.

Park Honn e Yi Yool

Depois de apresentar as personagens, falta falar do drama em si. Romance is a Bonus Book é um romance leve com um ar ligeiramente cómico. Não tem uma carga muito pesada, mas não deixa de nos dar uns abanões ao abordar certas temáticas socias, como a dupla jornada da mulher no trabalho e o divórcio.

Acredito que é um drama bastante popular por ter aquilo que é chamado de ‘Noona Romance’, e até um pouco de ‘Romance de escritório’. Noona Romance é o desenvolvimento de um relacionamento amoroso entre uma mulher mais velha (a noona) e um homem mais novo. Este tipo de dinâmica relacional ocupa um lugar especial nos dramas, ao ponto de até ter um termo, devido ao preconceito que casais deste tipo recebem na Coreia.

Kang Dan Yi e Cha Eun Ho representam esse estereótipo de casal. Ela, sendo mais velha, não está de todo ciente do sentimento dele por ela nem dos seus próprios. Ele, sendo mais novo, admira-a como mulher e gosta de cuidar dela. O mais engraçado é que ambos revelam facetas simultaneamente mais maduras e jovens e, por isso, a diferença de idades não é tão óbvia.

Apesar de se conhecerem há tantos anos, a química entre os dois é inegável. E é essa cumplicidade, essa confiança (o facto de Chan Eun Ho saber que Kang Dan Yi consegue-se erguer sozinha dos encontrões da vida, e o facto de Kang Dan Yi conhecer Chan Eun Ho por dentro e por fora) que torna o desenvolvimento do relacionamento deles tão especial e bonito.

Recomendo Romance is a Bonus Book porque envolve mulheres fortes, personagens cativantes e uma boa pitada de realismo. Depois de vermos este drama, é impossível não olharmos para os livros de forma diferente.

O mundo editorial é retratado aqui de uma forma muito realista. Conhecemos o processo da criação de um livro e sentimos através das personagens os obstáculos por trás desse processo. É-nos deixada a mensagem que os livros são pessoas. Cada livro é único e dotado de uma personalidade. Lê-lo é como conhecer uma pessoa. Não é estranho pensar dessa maneira, porque afinal os livros são feitos por pessoas.

Deixo o trailer da série

Se gostaram, deixem feedback :)

--

--