The Tale of Nokdu: O mundo não é feito só de homens

Podia ser apenas sobre um homem que se faz passar por mulher, mas é muito mais que isso.

Adriana Silva
About Adriana
8 min readMay 14, 2020

--

The Tale of Nokdu (2019)
Emissora: KBS
Transmissão: 30 de setembro a 25 de novembro de 2019 (16 episódios)
Género: Ficção histórica, Comédia romântica, Drama
Elenco principal: Jang Dong Yoon, Kim So Hyun, Kang Tae Oh

Hesitei em fazer a crítica deste drama. Recentemente, uma colega disse-me que não via dramas coreanos, porque achava que não aprendia nada com eles. Isso ficou a remoer dentro de mim.

Quem me acompanha sabe que procuro mais do que entretenimento. Gosto de dramas históricos, porque permitem-me conhecer mais sobre a história da Coreia. Sou fã de thrillers, porque me põem a pensar enquanto tento solucionar os seus mistérios. Dramas coreanos que abordem temáticas sociais são os meus preferidos, porque me fazem refletir e crescer.

Então, quando pensem em abordar The Tale of Nokdu, debati sobre o porquê. É uma boa história, com um ambiente leve e personagens carismáticas, mas e o que mais? O que ficou comigo da série?

Cheguei à conclusão que simplesmente gostei da série. A primeira impressão pode ser que há apenas romance e comédia, mas ao longo da história vemos as personagens evoluírem quando alguns segredos são revelados, e também há lugar a intrigas políticas.

Mas o principal motivo foi o facto de me ter feito soltar umas boas gargalhadas, algo que não é assim tão comum para mim, especialmente quando estou sozinha em casa. Fez-me descontrair e relaxar. Vi-o com a cabeça vazia e não consegui deixar de o apreciar pela sua vertente de entretenimento, que de vez em quando também deve ocupar algum espaço nas nossas vidas.

The Tale of Nokdu é baseado na webtoon de Hye Jin Yang, com o mesmo nome, que foi publicada em 2014. Passa-se na época de Joseon e tem toda aquela vibe de comédia romântica; é outro sageuk para adicionar à lista.

É protagonizado pela famosa atriz Kim So Hyun, conhecida previamente de outros dramas históricos, e por Jang Dong Yoon, que ainda só participou em alguns dramas, mas que fez aqui uma atuação incrível.

Um rápido resumo

Conta a história de Jeon Nok Du, que cresce numa ilha isolada até que um dia a sua família é atacada por assassinos e ele vai atrás do único que consegue escapar. A sua perseguição leva-o à cidade de Hanyang, onde conhece Kim So Hyun. Disfarçada de homem, ela tenta matar o rei que passa em cortejo, mas quando o seu caminho se cruza com o de Nok Du, o seu plano vai por água abaixo.

Nok Du acaba por ir ter a uma vila onde só são permitidas mulheres, o esconderijo do assassino que acaba por se revelar ser uma mulher. Para conseguir entrar lá e descobrir por que razão o querem morto, ele disfarça-se de mulher e passa a conviver entre as viúvas que lá habitam. Reencontra So Hyun, que está a aprender a artes das Gisaeng (explico mais à frente o que é). Ao princípio ela não o reconhece, mas não tarde descobre o seu segredo e acabar por o ajudar. Só que ela própria também esconde um segredo e é só uma questão de tempo até que se instale o caos…

Nok Du e So Hyun respetivamente, os nossos protagonistas.

Travestismo na época de Joseon

Há uma inversão de papéis nesta história. Aqui não é a protagonista que se faz passar por homem para obter alguns benefícios (como estamos habituados a ver em outros dramas), mas é o protagonista que recorre a esse método. Essa é sem dúvida a minha parte favorita da série, porque graças a isso somos presenteados com muitos momentos divertidos.

Nok Du encarna o papel de viúva (que lhe assenta como uma luva ao ponto de parecer quase um alter-ego) para conseguir descobrir quem é o chefe das assassinas que foram até sua casa com o objetivo de o matar. Para manter a sua identidade a salvo, ele tem de arquitetar uma série de esquemas. É quase surreal as mulheres na vila não perceberem que ele é um homem, mas é isso que torna tudo ainda mais divertido. Em várias cenas, podemos ver os homens a babarem-se pela “Lady Kim” (o nome que ele adotou para o seu disfarce).

Eu acho que este disfarce não é lá muito convincente. E vocês, acham que Nok Du passa por mulher?

A Força da Mulher

Quando ele faz a troca de mulher para homem, alternado entre expressões exageradamente femininas e expressões mais másculas, sentimos uma certa confusão, e mais ainda quando ele age dessa forma vestido de mulher.

Nok Du não abandona este alter-ego até o fim da série. Na verdade, suspeita-se que ele (quase que me dá vontade de escrever ‘ela’) até goste de se passar por mulher para dar uns bons sopapos nos familiares que costumam abusar das noras e cunhadas quando elas ficam viúvas.

Na história é abordada a fragilidade da Mulher nesses tempos. Para começo da conversa, as mulheres não têm quase ou nenhum poder, mas ficam numa posição ainda mais precária quando perdem o marido. Quando há guerra e o território é invadido, elas são violadas e submetidas a outros atos cruéis pelos soldados. Por isso, é que foi criada a vila das viúvas, que é fictícia e simboliza refúgio e independência em relação aos homens.

Na vila, há um grupo de mulheres treinadas para matar. Nok Du quer descobrir quem é o líder delas, mas à medida que as vai conhecendo melhor, percebe que tiveram vidas difíceis e que querem lutar por um mundo mais justo para as mulheres.

Ao lado da vila fica a casa das Gisaeng, que eu prometi explicar o que eram. Gisaeng são uma espécie de cortesãs — muito parecidas com as geishas japonesas — que entretinham os nobres e a família real na Coreia. Eram famosas pela sua beleza e pelo seu talento em escrever e recitar poesia e prosa. So Hyun está a treinar para ser uma, embora contra vontade.

O Famoso Triângulo Amoroso dos dramas

Quando Nok Du é forçado a dividir o quarto com So Hyun, percebemos que é apenas uma questão de tempo até ela descobrir o seu segredo. Ainda assim, não deixa de ser divertido vermos o começo do seu relacionamento como ‘unnie’ e ‘dongsaeng’.

Mas o resto do romance deles também não deixa de ser divertido. Eles são o tipo de casal que está sempre a picar-se. A comunicação entre os dois é péssima, porque ambos escondem segredos um do outro, mas o amor acaba por ser mais forte.

As cenas entre eles são frequentes ao longo da série, servindo para aliviar um pouco da tensão gerada com os outros acontecimentos de que já vou falar.

Não sei se posso falar em triângulo amoroso, mas há um terceiro elemento nesta história de amor, cujos sentimentos não são nem um pouco correspondidos.

Cha Yool Mu (representado por Kang Tae Oh) é um nobre rico, primo do rei, que nutre já há muito tempo sentimentos por So Hyun. Ele passa o seu tempo a cozinhar para as Gisaeng e é muito popular entre as mulheres.

Esta personagem não existia originalmente na webtoon, mas eu fico feliz por ter sido acrescentada, já que fez toda a diferença na história. E eu só posso dizer uma coisa: Não se deixem enganar por ele!

A sério, tenham cuidado com Yool Mu! Ele ainda vai trazer muitas surpresas.

Segredos que eu não posso revelar

O foco da história é basicamente a origem do nascimento de Nok Du. Durante quase toda a série ele está em busca da sua verdadeira identidade. Quando ele descobre quem finamente é, as coisas começam a ficar complicadas e a parte da comédia é deixado de lado por algum tempo. É também quando passamos da vila das viúvas para a corte do palácio onde têm lugar as intrigas e os esquemas políticos.

Várias pessoas estão de olho no trono e fala-se em conspiração. Não ajuda nada o rei ser um déspota que não confiam em ninguém e em quem ninguém confia. O seu lugar no trono está ameaçado por um segredo que ele guarda e esta relacionado com Nok Du.

Entre os vários que estão na lista de inimigos do rei, temos So Hyun. Em tempos, o rei mandou assassinar a sua família inteira e ela sobreviveu por sorte. Agora ela passa os seus dias a planear a vingança. Mas quando conhece Nok Du, há uma mudança no seu coração. O seu desejo perde força, apesar de ela continuar a sentir que esse é o seu dever como filha, por isso ela tenta afastar Nok Du de si várias vezes.

Todos os Temperos

Há um bocado de tudo neste drama. Há ação, romance, humor, drama, mistério… Há também um conjunto personagens incríveis que eu não referi. Aeng Du, a filha de 9 anos do mestre de artes marciais de Nok Du que é a noiva prometida deste (nos sonhos dela e do pai, diga-se de passagem). Ela tem expressões muito adultas para a idade, agindo como a mãe do Nok Du e de So Hyun, quando estes se começavam a bicar. Ela é também destemida e muito otimista.

As viúvas da vila que são super amigas entre si, mas ao mesmo tempo são capazes de matar qualquer homem que se atreva a entrar na vila (Nok Du foi espancado na sua primeira tentativa em entrar lá). E quanto a Yeon Geun, o pretendente de Nok Du, eu não tenho nem palavras. Ri muito à conta dele.

O drama pode ser assistido no Dramafansubs ou no Viki.

Se gostaram, deixem feedback :)

--

--