APRENDENDO A DAR ABRÁÇANAS

Fê Chammas
ABRÁÇANA
Published in
4 min readApr 25, 2018

ABRAÇO
substantivo masculino
1. ato de abraçar, de apertar entre os braços
2. demonstração de afeto, de amizade

ASANA
“assento”, em sânscrito
É a terceira das oito partes da Yoga de Patanjali e diz respeito à postura adequada para a prática de yoga.
Asana também é o termo usado para as diversas posturas do Hatha Yoga, praticadas para obtenção de saúde física e eliminação da energia acumulada no corpo e na mente. É importante notar que, para uma postura ser um asana, o praticante deve, para além da estabilidade e do conforto corporal, contemplar um estado mental leve e relaxado.

Abráçana é o asana do abraço.

Adicionei-o à minha prática diária de yoga e venho me dedicando muito a aperfeiçoá-lo.

É uma postura aparentemente simples, que não exige muito alongamento e não tem muitas chances de distender ou quebrar nenhuma parte do corpo. Além disso, a grande maioria de nós, seres humanos, é apresentado a uma das manifestações desse asana pela nossa mãe logo no instante seguinte ao nosso nascimento, quando somos segurados por ela pela primeira vez.

Sou abraçador desde pequeno e nunca tive muitos melindres em relação a contato físico ou muita noção sobre espaço individual.

Mas quando descobri o abráçana e suas manifestações mais sutis, me dei conta que esse é possivelmente o asana mais desafiador pra mim.

ABRÁÇANAS NOS OUTROS

Dar um abráçana não é simplesmente colocar meus braços ao redor de outra pessoa. Um abráçana exige que eu não condicione minhas demonstrações de afeto e carinho a específicas atitudes da pessoa amada.

É abraçar toda sua luz junto com todas as suas fraquezas, medos e inseguranças.

Isso é particularmente desafiador pra mim, pois vira e mexe me pego identificado com esses sentimentos e, na intenção de acabar com eles dentro de mim, acabo querendo afastar a pessoa amada, ainda que eu a ame.

Outra parte muito importante da prática do abráçana com o outro é conseguir não ter vergonha ou medo de estar vulnerável ao expressar sentimentos. Cada vez mais noto a diferença entre o que sinto pelas pessoas que amo e o que comunico.

Pra ser um abráçana, é importante me despir de todo esse mecanismo de defesa que construí ao longo vida e permitir que todos esses sentimentos que cultivo aqui dentro sejam expressos.

ABRÁÇANAS NA VIDA

Abráçana na vida é acolher todas as situações que ela nos apresenta como oportunidade para aprender — sobre ela, sobre os outros e sobre si mesmo. Desenvolver esse ponto de vista exige que abramos mão de ter controle das coisas e que estejamos mais conectados com os processos nos quais engajamos do que com os resultados específicos que esperamos obter a partir de nossas atividades.

Dar um abráçana na vida significa reconhecer as sincronicidades que estão acontecendo ao nosso redor a todo instante e aderir a um ponto de vista de abundância que valoriza o que temos disponível em vez de o gostaríamos de ter.

Venho percebendo que para dar abráçanas na vida é preciso muita flexibilidade para se adaptar aos imprevistos, fluidez para seguir em movimento e otimismo para reconhecer as belezas ao nosso redor, e tenho tentado dar muita atenção as essas qualidades em mim.

ABRÁÇANAS EM MIM MESMO

Talvez essa seja a manifestação mais sofisticada do abráçana.
Pois, para me dar um abráçana, preciso de muita compaixão comigo mesmo para conseguir me amar apesar de todas as sombras que encontro no caminho.

Dar um abráçana em mim mesmo significa estar em paz com tudo que considero bom e ruim dentro de mim.

Tenho sido cada vez mais desafiado a encarar todos os meus julgamentos sobre como, subconscientemente, acredito que devo ser e sobre o que é certo ou errado sentir. Oscilo bastante, às vezes me sinto mais estável, às vezes mais inseguro, mas consigo reconhecer que meu abráçana em mim mesmo tem ficado cada vez mais leve e relaxado.

APRENDENDO A DAR ABRÁÇANAS

Recentemente me dei conta de que todos os movimentos que tenho feito na vida não são outra coisa senão maneiras de aprender e aperfeiçoar minhas manifestações pessoais do abráçana.

E compartilhar o processo, junto com todas as minhas reflexões e sentimentos, faz parte desse aperfeiçoamento.

Uso o espaço desse blog para o meu compartilhar pessoal e sigo com a esperança de que as mensagens aqui expressas te cheguem como um convite para praticar e aperfeiçoar teus abráçanas, também.

--

--