As vantagens que a impressão digital de embalagens oferece às marcas

Quando uma empresa compreende que a personalização das suas embalagens pode trazer excelentes resultados para seu negócio, a impressão digital ganha força. A campanha da Coca-Cola acima, por exemplo, foi viabilizada por esse tipo de impressão e teve um alcance enorme entre consumidores que queriam ver seus nomes nos rótulos das latas e garrafas.

Segundo um relatório da Smithers Pira, a tendência é que o mercado global de impressões digitais cresça 13% ao ano até 2022, chegando a valer US$ 22,4 bilhões. Isso é algo que atrai várias marcas que querem transformar suas embalagens para surpreender consumidores positivamente.

É claro que ainda existem desafios. A tecnologia está em processo de aprimoramento e é preciso aprender a lidar com novos custos relacionados ao valor das tintas de impressão e à aquisição, manutenção e reparação das máquinas. Mesmo assim, a demanda por impressões digitais continua aumentando e suas vantagens são claras. Neste artigo, apresentamos algumas delas capazes de favorecer as marcas.

1) Mais personalização

A criação de embalagens customizadas é vista como algo que fortalece os vínculos de uma marca com seus consumidores e permite uma interação muito maior. Como já dissemos aqui antes, a personalização é benéfica, porque pessoas gostam de ser tratadas de maneira exclusiva por empresas e querem sentir que estão adquirindo um produto voltado unicamente para elas.

A tecnologia digital possibilita isso, porque consegue realizar impressões com dados variáveis, podendo fazer atualizações e correções facilmente. Um bom exemplo disso é a campanha da marca de refrescos em pó Tang, que exibiu em suas embalagens fotos enviadas por consumidores em momentos marcantes com suas famílias, como viagens, aniversários e casamentos.

As embalagens de Tang foram impressas por uma associada da ABRE, a Camargo Cia de Embalagens, e vão concorrer ao Prêmio ABRE de 2018! Em breve, divulgaremos mais novidades sobre a premiação aqui!

2) Tiragens menores

Outra vantagem da impressão digital é a possibilidade de fazer pequenas tiragens de embalagens e ainda ter um custo de produção baixo. Isso permite a existência de embalagens especiais, que são mais focadas em eventos e datas importantes para engajar o público.

Neste caso da marca de biscoitos Oreo, durante um período de tempo limitado antes do Natal, consumidores tiveram a chance de colorir digitalmente diferentes modelos de embalagens e escrever mensagens de afeto nelas. A ideia era que cada um criasse algo esteticamente interessante para presentear uma pessoa querida.

3) Menor tempo de execução

Quando o design das novas embalagens está pronto, as empresas querem colocá-las no mercado o quanto antes. Essa rapidez é garantida pela impressão digital, que mantém a qualidade da embalagem mesmo se os níveis de customização forem altos.

Um exemplo que se baseou totalmente nessa velocidade da tecnologia digital é a ação do Café Pelé com o jornal O Estado de São Paulo, em 2016. Para provar que o produto era embalado a vácuo diariamente — e, por causa disso, muito mais fresco –, a empresa correu contra o tempo para levar a capa de um jornal do dia para mais de cinco mil embalagens nos supermercados.

As embalagens de Café Pelé também foram impressas pela Camargo Cia de Embalagens e conquistaram Prata na categoria Embalagem Promocional do Prêmio ABRE de 2016!

Marcas estão descobrindo que a impressão digital pode ajudar a reinventar a maneira como elas se comunicam com consumidores e proporcionam experiências a eles. Quem decidir investir nessa tendência pode conquistar o público com exclusividade e criatividade.

Like what you read? Give Associação Brasileira de Embalagem a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.