Livramento: o mergulho cultural da Ambev no Nordeste
A Ambev está com um produto novo no Nordeste. Em um projeto desenvolvido especificamente para essa região brasileira, a companhia criou uma bebida alcóolica saborizada. O conceito da marca e as embalagens ficaram por conta da agência Questto|Nó, que desenvolveu um design totalmente voltado para a tradição nordestina, contemplando o famoso folclore de rua em uma linguagem contemporânea.
O desafio e o processo
O desafio era potencializar a competitividade da Ambev no mercado regional em quatro semanas de trabalho. Para isso, um time com designers, ilustradores, redatores, estrategistas e pesquisadores se uniram em um mergulho cultural por diferentes regiões do Nordeste para identificar lendas, cores e sabores locais.
“Essa ideia quase mística serviu como base para o conceito criativo da marca, construído sobre três arquétipos, e também para a expressão gráfica, que faz uma releitura contemporânea de elementos gráficos locais, como xilogravura, a literatura de cordel e a tipografia vernacular”, explicou a Questto|Nó.

A Livramento
Todas essas crendices foram ingredientes para transformar em líquido as extraordinárias manifestações populares que formam a identidade nordestina, nascendo, assim, a Livramento. “Uma espécie de ‘poção milagrosa’ que pretende livrar as pessoas da apatia e da dormência do dia a dia, com uma abordagem bem-humorada que evoca o sagrado, o profano e as sensações evocadas por cada sabor”, define a Questto|Nó.

Segundo André Gonçalves, gerente de Inovações da Ambev, “A embalagem é o principal ponto de contato com o consumidor. Nossa única chance de conquistá-lo está nas gôndolas”. E nessa pegada as latinhas trazem mais que uma nova bebida ao Nordeste, mas sim sua expressão cultural que celebra e perpetua o orgulho regional.

