Os poderes de uma embalagem para se diferenciar no mercado

Recentemente, falamos de todas as transformações pelas quais o mercado de embalagens está passando. Hoje, queremos reduzir o escopo e focar justamente nelas, que estão no centro das relações entre marcas e consumidores.
Investir em embalagens tornou-se uma tendência entre as empresas, que as veem cada vez mais como um diferencial competitivo. São as embalagens que comunicam valores, educam pessoas com informações úteis e conseguem conquistar a atenção delas em meio a tantas outras ofertas.
No artigo desta semana, reunimos cinco pontos-chave que deixam claro o real poder das embalagens como elementos importantes na estratégia de organizações.
1) Proteção e transporte
Estas são duas funções básicas de qualquer embalagem, mas até elas podem ser otimizadas para trazer vantagens para a empresa. Afinal, o produto deve chegar intacto ao consumidor e com a mais alta qualidade.
Alterar o formato das embalagens pode garantir isso, seja reduzindo perdas e desperdícios de alimentos, por exemplo, ou permitindo o transporte de mais unidades com um mesmo volume, algo que pode possibilitar ganhos econômicos e ambientais consideráveis. Embalagens de alimentos também podem aproveitar diferentes tecnologias para preservar um produto, mantendo-o fresco por mais tempo.
2) Comunicação
Outro poder das embalagens é a sua capacidade de criar vínculos com consumidores através da comunicação. Em muitos casos, elas são a única ferramenta disponível que as empresas têm para divulgar seu produto.
Por isso, embalagens devem disponibilizar informações claras em seu rótulo, sempre de maneira objetiva e agradável, e seguindo as normas técnicas. Ao materializar todos os valores de uma marca e, muitas vezes, um posicionamento político-social (defendendo a diversidade e o empoderamento, por exemplo), as embalagens conseguem representar a verdadeira identidade de um negócio.
3) Funcionalidade
A funcionalidade é uma característica de embalagens relacionada à manuseabilidade de um produto. O consumidor tende a priorizar as embalagens que ele achar mais confortáveis e adequadas para o uso, então as empresas devem pensar sempre em como poderão deixar a vida de seu público mais fácil. Uma caixa que abre de maneira descomplicada, um pote que permite a utilização de um alimento até o fim e uma bandeja que simplifica o consumo em qualquer lugar são exemplos de boa funcionalidade.
4) Design
Já mostramos isso antes: um bom design de embalagem impacta muito a experiência do cliente. Pessoas gostam de ser surpreendidas positivamente e uma embalagem tem o poder de ajudar um produto a ser atraente à primeira vista. Para atingir esse efeito, profissionais do design devem considerar as características do mercado e as preferências do público, fatores que vão influenciar o formato, materiais, tipografia e cores usados na embalagem.
5) Sustentabilidade
A preocupação com a sustentabilidade já pode ser notada no universo das embalagens e isso está ficando cada vez mais forte. Vários negócios estão transformando diversos pontos da sua cadeia de produção e transporte para se tornarem ambientalmente corretos. Além disso, embalagens estão sendo usadas como um ótimo veículo para promover valores sustentáveis e ganhar a preferência de consumidores que apoiam essa causa.
Nesse sentido, elas podem, por exemplo, dar dicas sobre consumo consciente e orientar sobre o descarte, educando pessoas sobre as práticas que trazem mais benefícios ao meio ambiente.
Todos esses pontos, se bem trabalhados por uma marca, podem ajudá-la a ser a primeira escolha de muitos consumidores no mercado. Afinal, todos querem apreciar uma embalagem bem-feita nas prateleiras e que realmente tenha um valor agregado.
