Top 5 — Filmes de Comédia Romântica

Cainan Silva
Acabou em Pizza
Published in
4 min readSep 27, 2018

5 — Uma Linda Mulher (1990)

Reprodução: Plano Crítico

Responsável por alavancar a carreira de Julia Roberts à nível internacional, esse clássico do cinema é um verdadeiro marco no gênero da comédia romântica.

A prostituta de Hollywood, Vivian, e o homem de negócios, Edward, protagonizados Julia Roberts e por Richard Gere talvez não funcionasse tão bem se não fosse pela qualidade da atuação dos dois e como a química fluiu tão bem. Os personagens são bem construídos e Vivian, em momento algum, se mostra dependente de Edward, um fato inovador nesse campo de filmes.

O que começa numa troca de favores satisfatória para ambos vai dando lugar para um belo romance que surge nas peculiaridades de cada um. Peculiaridades estas que vão conquistando não só a eles mas a quem assiste o longa.

4 — Sex And The City (2008)

Reprodução: NPR

Após o sucesso enorme que foi a série homônima, os fãs estavam carentes de mais conteúdo de Carrie Bradshaw e suas amigas. Surgiu, então, o longa que mostra o que aconteceu em suas vidas após os eventos mostrados na televisão.

O filme em si é uma grande homenagem, seja à amizade das quatro protagonistas ou à Nova York, a cidade que, mais que um pano de fundo, era muitas vezes a quinta protagonista. Com algumas reviravoltas e um pouquinho de drama, o longa agrada e consegue saciar os saudosos fãs.

No filme, o maior problema das quatro não é mais encontrar o amor e sim o que fazer depois disso. Complicações familiares, casamentos ruindo e todas as outras coisas que vem depois do “final feliz”.

Uma excelente comédia romântica que funciona bem tanto para quem não assistiu a nenhum dos episódios da série, quanto para quem é fã e sempre acompanhou o show.

3–10 Coisas Que Eu Odeio Em Você (1999)

Reprodução: Observatório do Cinema

Baseado na obra de Shakespeare, “A Megera Domada”, o filme faz uma releitura atualizada, onde o casamento já não é mais objetivo dos jovens, e sim, os namoros. Um desses jovens, interpretado por Joseph Gordon-Levitt, é Cameron. Ele se apaixona por Bianca, mas o pai dela só irá permitir que ela comece a namorar depois de sua irmã mais velha, Kat. O problema é que Kat (Julia Stiles) é uma pessoa muito difícil de lidar. Cameron tem a ideia de pagar a Patrick (Heath Ledger) para conquistá-la.

O filme possui os elementos básicos de uma comédia romântica, mas a química tão forte do casal de protagonistas faz com que o filme se destaque entre outros. Difícil resistir a um Heath Ledger cantando Can’t Take My Eyes Off You para você no meio da escola, ou não se emocionar com Julia Stiles indo às lágrimas em uma cena que foi gravada em um único take.

Embora seja de 99, o filme envelheceu muito bem e até hoje é capaz de arrancar suspiros e risadas de quem o assiste.

2— O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997)

Reprodução: Cine 10

Julia Roberts, em um de seus memoráveis papéis, interpreta Julianne, uma moça que até então não se preocupava com relacionamentos mais sérios. Isso muda quando ela recebe um convite de seu melhor amigo para ser a madrinha de seu casamento. Ela percebe estar apaixonada por ele e decide que fará de tudo para impedir o casório.

Um roteiro ágil, o timing cômico e coadjuvantes entregando atuações sólidas resultam numa inovadora comédia romântica. Cheia de momentos inusitados e que fogem dos clichês e isso vai até o final do filme. A trilha sonora tem papel importante no longa e uma das cenas mais lembradas é quando o elenco reunido em uma mesa de jantar começa a cantar Say A Little Prayer.

Cameron Diaz está encantadora no papel de Kim, fazendo com que em muitos momentos o espectador torça para ela em vez da protagonista.

1 — O Diário de Bridget Jones (2001)

Reprodução: Acritica

Um verdadeiro clássico do gênero que conta com uma das protagonistas mais carismáticas do cinema. Bridget Jones (Renée Zellweger) é uma mulher com quem muita gente pode se identificar. Foge dos padrões e tem problemas mais reais do que os que estamos acostumados a ver no cinema. Luta contra a balança e promete parar de fumar e beber sempre que pode. Soa familiar, não?

Nessas tentativas de mudança de vida é que diversas coisas inusitadas começam a acontecer na vida de Bridget, e em certo momento do filme, ela se vê em um triângulo amoroso com dois personagens interpretados pelos astros ingleses Colin Firth e Hugh Grant. O nível de atuação e entrosamento dos três é um show à parte, assim como a veracidade que Renée consegue transmitir no papel de uma mulher britânica, mesmo sendo americana.

O que cativa tanto no filme são os detalhes e a sua simplicidade, é impossível assistir e não se pegar torcendo a todo momento para que as coisas comecem a dar certo na vida de Bridget. Talvez isso seja um reflexo de como queremos que as coisas deem certo nas nossas também.

--

--

Cainan Silva
Acabou em Pizza

Há muito tempo eu já sabia que nem tudo é céu azul, que há também melancolia na vida de cada um