Você já fez uma Reunião Pré-Morte?

Academia Startup News
Academia Startup
3 min readNov 24, 2016

--

É bastante comum que depois do fracasso de um projeto, todo mundo faça quase uma “autópsia” identificando as razões para não ter dado certo. O curioso é que, na maioria das vezes, essas razões poderiam ter sido identificadas e mitigadas antes, porém não o foram por razões como: excesso de otimismo, falta de análise, ego e até mesmo a não inclinação a criticar a parte que é responsabilidade de outro.
E se fizermos essa “autópsia” antes do projeto ser lançado? Isso é a Reunião Pré Morte!

Funciona da seguinte forma: junte todo os participantes do projeto em uma sala e os faça escrever, em no máximo 5 minutos, post-its com as razões que eles acham que aquele projeto pode dar errado (absolutamente qualquer razão, sobre qualquer área… por mais estúpida que seja a ideia). Isso serve para que não seja possível identificar quem escreveu.
Daí, peça para alguém que não faça parte do grupo recolher todos os post-its, juntar os iguais e os separar por área rapidamente.
O passo final é o responsável por cada área explicar o que está fazendo para mitigar aquela possível razão de fracasso e, caso ainda não tenha um plano, o apresentar antes do lançamento.

Winning With Data

Os autores Tomasz Tunguz e Frank Bien retratam com diversos exemplos a importância do Big Data para a tomada de decisões estratégicas dentro das empresas. Desde áreas tradicionais como marketing e vendas, passando por SAC e logística, os dados tem o poder de abrir uma nova visão dentro da companhia, permitindo maior assertividade em todos os processos realizados. Exemplos como o da fabricante de óculos Warby-Parker que usou um grande volume de dados para inovar em um monopólio de US$13 bilhões mostram como é importante conhecer seus números. E você conhece os seus?

Você conhece o conceito de Ganhos Marginais Agregados?

Ao invés de pensar em ganhos expressivos de eficiência em um processo, o conceito de Ganhos Marginais Agregados prega que, mais eficiente que isso, é otimizar marginalmente cada parte do processo, resultando em um ganho muito mais relevante no longo prazo.
Para começar, entenda como o processo que você quer melhorar é formado, ou seja, todos os pequenos processos que agregados resultam no output final.
Daí, pense em como ganhar 1% de eficiência em cada uma das pequenas partes e trace metas para ganhar mais 1% a cada período de tempo (mês, trimestre…).
Uma melhora de 1% em uma etapa do processo vai ser significativa? Definitivamente não, mas quando for agregada com outras pequenas melhoras, vai ajudar o todo.
Esse conceito foi inventado por um treinador de um time de ciclismo na Inglaterra que, com o objetivo de ganhar torneios importantes, foi melhorando cada pequena parte da vida do atleta como quantidade/qualidade do sono, chance de ficar doente, peso da roupa e outras mais.

Para conservar as bikes no envio para os clientes, a Vanmoof as coloca em caixas fingindo serem TVs!

VanMoof fabrica e vende bikes pro mundo todo! Para preservar a integridade delas, a empresa usa caixas com fotos de televisores. Dessa forma as transportadoras tem mais cuidado no manuseio. Reduziu problemas de transporte em 70%!

--

--

Academia Startup News
Academia Startup

Canal de notícias, dicas e curiosidades da equipe Academia Startup