Conhecendo o Apple CarKey

Robson Silva
Academy@EldoradoCPS
5 min readJul 3, 2020
Apresentação do CarKey na WWDC 2020. Fonte: Apple

Anualmente a Apple lança suas novidades para o mercado em seu grande evento, a Apple Worldwide Developers Conference ou simplesmente WWDC. Neste ano de 2020 além das novidades criadas para o futuro do seu ecossistema, a Apple também teve a necessidade de inovar o formato de apresentação de sua conferência. Por conta do cenário pandêmico, toda a conferência que sempre ocorre presencialmente foi realizada online, com gravações realizadas no Apple Park em Cupertino-CA.

Entretanto, mesmo com alterações no formato de apresentação, a Apple não perdeu o seu foco de transformar suas plataformas criando produtos e serviços que ditam os rumos de parte do mercado. E neste ano ela trouxe uma novidade para os usuários de iOS e WatchOS, o Apple CarKey. Este serviço é mais uma revolução da Apple que traz uma mudança um tanto poderosa na maneira de utilização do iPhone e Apple Watch. Disponível a partir do iOS 14, esta funcionalidade disponibiliza ao usuário uma nova relação de uso entre o seu automóvel e os dispositivos citados, permitindo a possibilidade do destravamento da porta e da ignição do carro através do iPhone ou Apple Watch. A Apple também divulgou a inicial lista dos dispositivos que permitirão o acesso ao serviço, que são: iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone SE (2nd geração), e Apple Watch Series 5.

A Apple promete que não será mais necessário levar as chaves do seu carro sempre consigo pois, com as chaves digitais, será possível utiliza-las para acessar o seu carro mesmo que a bateria do seu dispositivo esteja muito baixa, uma vez que não requer a utilização de rede de internet para a conexão, com isso, mesmo nas garagens mais remotas, será possível utilizar o serviço.

Mas, como isso funciona?

Esta nova forma de uso nos dispositivos da Apple utiliza o NFC — Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade, que consiste na integração ou transferência de informações entre aparelhos sem a necessidade de fios, bastando apenas que os aparelhos emissor e receptor, estejam a uma distância muito curta. O funcionamento é similar ao RFID, tecnologia de radiofrequência que existe, por exemplo, nos crachás de rede hoteleira. Essa tecnologia não é novidade, atualmente já é utilizada no meio mobile para liberar meios de pagamento como o Apple Pay, por exemplo. A novidade fica na maneira de uso dentro do sistema iOS.

No caso do CarKey, para desbloquear a porta, o usuário aproxima o seu dispositivo da maçaneta, da mesma forma funciona para a ignição, basta aproximar ao leitor NFC no painel do automóvel. A princípio, o primeiro carro a possibilitar a utilização da funcionalidade é a BMW Série 5. A Apple ainda informa que, para um perfeito funcionamento, os carros devem vir com a tecnologia NFC de fábrica.

Quais vantagens o usuário possui ao utilizar o CarKey?

O CarKey chega com muitos atrativos que podem facilitar a vida de muitos usuários, uma locadora de veículos, por exemplo, que possui vários carros, ou de uma família com muitos integrantes e que possui dois carros, por exemplo, mas realiza um grande revezamento no uso deles.

Compartilhamento de chaves através do iMassege. Fonte: Apple

A Apple garante a possibilidade de compartilhar as chaves virtuais do carro através do iMessage, seu sistema de SMS. De acordo com a divulgação do WWDC 2020, será possível conceder ou reter acessos temporariamente, selecionar níveis de acesso específicos, e até mesmo uma espécie de “perfil” para cada um, configurando limite de velocidade e volume estéreo do veículo por exemplo.

Outra grande vantagem é poder incluir mais de uma chave no serviço de CarKey. Sim! Será possível gerenciar, inclusive remotamente, as chaves dos automóveis que estejam devidamente registrados no serviço. É literalmente concentrar tudo num só lugar, chaves, meios de pagamento, passagens, reservas, tickets, todos na Wallet do iOS.

E, onde o design entra nisso?

Vale ressaltar que, oferecer chaves digitais para utilizar o carro não é algo exclusivo da Apple. Em 2016 a Volvo iniciou essa demanda anunciando que venderia carros sem chaves físicas no ano seguinte, entretanto, seu funcionamento se dava através do Bluetooth e com um aplicativo separado.

"Inovação é a exploração bem sucedida de novas ideias. É gerar novos produtos ou serviço, novas formas de gerenciamento do negócio ou até novas formas de se fazer negócio."

Ellen Kiss

E é aqui que se encontra o grande “X” da questão do CarKey. Aqui o pensamento do design integra a criatividade com a inovação para gerar um novo produto/serviço que, no caso, inserido no próprio ecossistema Apple, não sendo um recurso isolado e trazendo o fator de novidade. Através do CarKey é possível observar a exploração de uma nova ideia de forma bem sucedida, gerando novas possibilidades de uso e comodidade para o usuário, e que pode gerar mudança no comportamento do consumidor.

Além de criar ao mesmo tempo uma funcionalidade tangível — uma vez que se trata das chaves do carro e do próprio carro que será utilizado e, intangível — uma vez que é um serviço que será armazenado de forma virtual. Neste caso, o CarKey pode ser considerado uma inovação substancial, já que traz algumas vantagens significativas mas, que convive perfeitamente com seu antecessor, as chaves físicas. Entretanto, pode se tornar uma inovação radical a medida que seu uso aumente, faça sentido e mude completamente o comportamento dos usuários.

Mas, como se sentir seguro com este serviço?

Bom, logicamente estamos falando mais uma vez de informações sensíveis e que é necessário entender e confiar na política de privacidade de quem detém esses dados. É o preço que a se pagar para o surgimento constante de mais serviços virtuais.

Porém, a Apple traz o serviço com uma promessa de segurança robusta e uma algumas vantagens que serão listadas a seguir:

  • O próprio formato de funcionamento do NFC e parceria com a Car Connectivity Consortium, organização intersetorial que promove tecnologias globais para soluções de conectividade de smartphone para carro.
  • A necessidade do usuário provar que é o proprietário do carro para realizar o emparelhamento do único dispositivo capaz de operar e compartilhar as chaves.
  • Emparelhamento através de link por email ou outras formas a critério do fabricante do carro.
  • Localização na Apple Wallet, o que permite desativar o serviço via iCloud caso o carro seja roubado ou perdido.
  • Privacidade quanto ao uso e compartilhamento das chaves, a Apple diz que não terá acesso a esses dados

De fato, este é um serviço que pode trazer muitas mudanças no comportamento dos usuários e na usabilidade dos dispositivos iPhone e Apple Watch. Principalmente no que diz respeito a uma prática relativamente recente que é o compartilhamento de veículos. Ainda de acordo com a Apple, será possível destravar a porta do carro sem a necessidade de retirar o iPhone do bolso após a evolução do CarKey para utilização da UWB Ultra Wideband ou Banda Ultra Larga.

Para mais informações, confira a sessão da WWDC 2020 dedicada ao CarKey no Introducing CarKey

--

--