Uma introdução aos novos Widgets apresentados para o IOS14 e algumas ideias de uso

Victor Toon de Araújo
Academy@EldoradoCPS
4 min readJul 2, 2020

Durante o WWDC de 2020, fomos todos apresentados ao novo IOS, que já está em sua 14ª versão. Uma das features mais recentes e que chamou mais atenção do público foi a implementação de Widgets na HomeScreen.

Mas afinal, o que são esses Widgets? Widgets no iPhone são como uma pequena parte do seu app, mas presentes na HomeScreen. Pensando de forma mais aprofundada, Widgets são pequenas views feitas em SwiftUI e que atualizam de tempos em tempos e mostram informações úteis do seu app. Widgets podem ser vistos também como uma forma de atrair o usuário a abrir seu aplicativo com mais frequência, clicando nele para mais informações.

Novos widgets na HomeScreen. Fonte: Apple

É importante lembrar, também, que a Apple já disponibilizou uma página no HIG (Human Interface Guideline) só sobre Widgets, para não nos deixar completamente perdidos do que é bom ou não de se fazer, vou falar um pouco sobre isso ainda, mas deixarei o link do HIG no final para uma leitura mais completa.

O que devemos pensar na hora de fazer um Widget?

Existem vários detalhes que precisamos prestar atenção na hora de fazer um Widget. O primeiro deles, e, na minha opinião, o mais importante, é a quantidade de informações em comparação com o tamanho do Widget. Widgets de tamanho pequeno não possuem espaço para muitas informações ou multiplos botões clicáveis, enquanto os maiores podem possuir TableViews e botões clicáveis, como o Widget de notas grande a seguir.

É importante lembrar que o nosso objetivo, ao construi um widget, é que o usuário se sinta cativado a colocá-lo em sua HomeScreen, por isso Widget precisa ter uma cara nativa. O uso de SF Pro e SF Symbols é recomendado, já que utilizando as fontes do sistema você consegue dar uma cara de IOS ao seu widget. Devemos olhar pra eles como uma forma dos usuários personalizarem sua experiência, então os widgets precisam ter cores bonitas e chamativas, mas mantendo um texto claro e limpo, além das bordas arredondadas, assim como os ícones dos apps.

Outra dica importante que o HIG (Human Interface Guidelines da Apple) nos oferece é dar preferência para Widgets que mostrem informações mutáveis, uma vez que, se o conteúdo for sempre o mesmo, o Widget pode ser deixado de lado. Entender a frequência de atualização das informações também é importante, se o usuário checar seu Widget a cada 1h, mas a informação é atualizada a cada 8h, isso pode gerar uma sensação de frustração ao usuário, então é preciso manejar bem esse tempo de atualização.

Alguns exemplos de bons usos de Widgets já conhecidos para inspirar

Para inspirar um pouco as ideias de usos interessantes para Widgets, vou citar aqui alguns exemplos de apps que considero ótimas implementações.

Widget RPG, Fonte: PlayStore

O primeiro app é o Widget RPG, que mescla um estilo de jogo já conhecido pelo público em geral com o uso de Widgets. A ideia é que nós somos aventureiros pela terra, e precisamos viajar por territórios enfrentando monstros e coletando recursos. Esse processo é feito através do Widget na HomeScreen. Cada clique no Widget conta como alguns passos caminhados pelo aventureiro dentro do jogo. É um uso um pouco diferente de Widgets, uma vez que ele não serve para disponibilizar informação ou atrair clicks ao app, mas ainda é uma opção interessante.

O próximo exemplo que eu gostaria de destacar é o Shazam. O Shazam é um app mais conhecido e sua principal funcionalidade é buscar o nome e informações de uma música ao ouvir apenas um trecho da mesma. O Shazam também faz um uso um pouco diferente dos widgets já que, ao clicar no botão, ativamos a funcionalidade "Shazam" diretamente da HomeScreen, funcionando como um atalho para a funcionalidade.

Screenshot app Shazam no Android

Considerações finais

Para finalizar, acredito que os novos Widgets têm muito a adicionar à experiência IOS, e trazem uma ótima forma de personalização da HomeScreen. Nós já possuíamos Widgets anteriormente, mas eles ficavam escondidos naquela tela a esquerda da HomeScreen, agora eles estão mais livres, mais chamativos e mais interessantes. Estou muito ansioso para ver o que está por vir e todas as possibilidades que nos aguardam com essa nova feature.

--

--