Como ajudar na organização de eventos é útil para sua carreira na área de T.I.

Alan Secundo
accellog
Published in
4 min readSep 4, 2018

Certamente se você chegou aqui, é porque está ou já esteve envolvido diretamente ou indiretamente com algum evento. Entretanto, você deve estar se perguntando, o que eventos tem a ver com o desenvolvimento de Software? A olho nu, nada, porém, você irá perceber durante este artigo, quantas habilidades necessárias no nosso dia a dia, podem ser aprendidas e exercitadas na organização de um evento.

Saiba que se essa é a sua primeira experiência em um grupo de organizadores, você está no melhor cenário possível para aprender a se conectar com pessoas, resolver problemas, tomar decisões de forma rápida, dentre outras situações que irei abordar aqui, é um verdadeiro teste para colocar em prática e afiar muitas habilidades. Se você já participou da organização de algum evento, sabe do que estou falando, então vamos para o nosso top 3 lições e aprendizados.

Aprendizado 1 — Eventos são uma loucura, e isso é ÓTIMO.

Se algum dia alguém lhe disser “Organizar evento é uma loucura”, acredite, é mesmo. Não é o tipo de loucura ruim, onde você fica totalmente perdido e não sabe o que fazer, é o tipo de loucura onde se tem tanta coisa acontecendo em paralelo, que você tem que estar atento a todos os detalhes. Stakeholder chegando e saindo, anúncios de horários, correções de última hora, público, hora de início e fim, programação, alinhamentos, vixi… tem tanta coisa, que você só perceberá na prática. Porém, esse excesso de atividades e responsabilidades simultâneas, lhe treinam para ter uma visão muito mais ampla sobre o meio em que você está envolvido e, obrigatoriamente, eleva o seu nível de pró-atividade, pois existe muita execução operacional e tomada de decisões no meio destes detalhes. Um ponto que é importante ressaltar neste parágrafo, é que durante a organização dos eventos, você nunca estará sozinho para cuidar de TUDO, então conte com seus companheiros ou voluntários para lhe ajudar a manter as coisas sob controle. Você já pode tirar mais aprendizados deste último ponto, sendo eles, delegação de responsabilidades e confiança, olha só, se ajudar na organização não é um pote de ouro.

Aprendizado 2 — Algo sempre dará errado, e você vai EVOLUIR muito com isso.

Mesmo os eventos sendo muito bem planejados, é impossível prever todas as situações que podem vir a ocorrer, o ideal é se prevenir o máximo possível. Entretanto, coisas SEMPRE dão errado, eu poderia citar diferentes situações aqui, mas o que você precisa verdadeiramente saber, é que em situações onde imprevistos acontecerem, será necessário que você exercite 2 ótimas habilidades que todo profissional deve aprender, trabalhar sob pressão e tomada de decisão (rápida). A pressão se dá pelo curto prazo que você tem para resolver os problemas que surgem, aliado ao fato de que muitas vezes, essa resolução impacta em custos para organização. Já a tomada de decisão rápida, é necessária pois normalmente os problemas são pontuais durante o evento, e você tem poucas horas, se não minutos, para achar uma boa solução. Ou seja, não existe a opção “Deixa para amanhã”, você é obrigado a resolver AGORA, e isso é ótimo para nos tirar da zona de conforto e exercitar uma postura de protagonista e não apenas de executor de tarefas.

Aprendizado 3 — Não é fácil lidar com pessoas, mas as pessoas são MARAVILHOSAS.

Durante eventos, é necessário um contato constante com as pessoas, afinal, o evento é feito por elas e para elas. O fato de não ser fácil lidar com pessoas, não é porque as pessoas são chatas ou gostam de te dar trabalho de alguma forma, na verdade, a grande maioria delas busca lhe dar o mínimo de trabalho possível, o ponto é que, as pessoas são tão diferentes umas das outras, que é necessário saber lidar com cada uma, da melhor forma possível, e isso exige um dos maiores aprendizados que você pode ter em um evento, que é o da comunicação com pessoas. Além disso, você irá perceber que as pessoas na grande maioria das vezes, são ÓTIMAS. Companheiros de organização que se demonstram super eficientes e parceiros, palestrantes ou envolvidos que pareciam ser super durões, mas que na verdade, são gente como a gente e muito simpáticos, participantes do evento que são super compreensivos e educados, tem de tudo, e se você souber ver isso com bons olhos, vai perceber mais um aprendizado que infelizmente, é subestimado, que é o foco nas pessoas.

Estes são alguns dos diversos aprendizados que você pode tirar ajudando a organizar um evento, seja ele da sua comunidade, faculdade, empresa, clube ou qualquer outro contexto social. Saibam que, participar da organização, dá trabalho sim, e muito. Porém, a experiência é tão enriquecedora e pode te abrir tantas portas, que o esforço vale a pena. Se você tiver a oportunidade de participar da organização de algum, não pense duas vezes, assuma o protagonismo e faça acontecer, você consegue, e quando acabar, você sairá orgulhoso e mais maduro do que quando topou o desafio. o/

--

--

Alan Secundo
accellog

Graduado em Engenharia de Software, Gestor de Produtos Jr. na Accellog e apaixonado por comunicação e pessoas. Afinal, os softwares são feitos para quem?