O mundo dos projetos — Becoming a Project Manager — Part 1

Alan Secundo
accellog
Published in
3 min readNov 19, 2018

Um conjunto de atividades temporárias, que tem como objetivo produzir um produto, serviço ou resultado específico, essa é a definição de um projeto. Ao observarmos nosso dia a dia, estamos trabalhando, mesmo que seja sem perceber, em projetos. Se você participa de atividades como ir a escola ou faculdade, realiza cursos, pratica exercícios regularmente, entra em dietas e até cozinha de vez em quando, então você trabalha frequentemente com projetos próprios. Pense bem, ao iniciar uma faculdade, você possui como objetivo, um resultado final que é seu diploma, junto a uma capacitação adequada para exercer uma determinada função, você vai frequentemente às aulas (ou pelo menos, deveria), realiza provas, faz trabalhos e participa de atividades complementares. Todos esses são passos necessários para que seu projeto de graduação seja bem sucedido.

Pois bem, trabalhamos em projetos todos os dias, porém não temos consciência disso, fazemos determinadas ações e tomamos algumas decisões por N motivos, que muitas vezes, não nos levam pro resultado cujo qual queremos alcançar. Por isso que algumas vezes, aquele projeto verão não funciona, aquele inglês que você gostaria de aprender não rola, aquela academia que você iniciou em Janeiro e que dessa vez “era pra valer” acabou não dando certo. Quando não temos consciência do que e como iremos fazer algo, acabamos não estruturando nossos passos e atividades, e consequentemente, levando o projeto ao fracasso. Isso não é diferente no ambiente profissional e empresarial, vários bons projetos acabam indo por água abaixo, por uma falta de condução adequada de seus responsáveis.

Atualmente o Brasil tem a quinta maior demanda DO MUNDO por gerentes de projeto, e adivinhem só, A DEMANDA É MAIOR QUE A OFERTA! Ou seja, está faltando gerentes de projeto na área (olha só a oportunidade ai meus consagrados). Além disso, a área é ótima para quem deseja trabalhar no exterior, visto que este tipo de profissional é valorizado no mundo todo, além de pagar muito bem. De quebra, se você for um bom gerente de projetos, você pode aplicar suas habilidades tanto na vida profissional quanto na pessoal, tendo uma chance incrivelmente maior de realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos, visto que, eles são mais conscientes e melhor conduzidos por você mesmo devido ao seu conhecimento.

Show, a área é boa, paga bem, tem demanda, ajuda em diferentes áreas da vida e é valorizada no mundo todo, então porque diabos a grande maioria dos profissionais não investem nela? Temos diferentes motivos para isso, mas podemos dizer que o principal deles é que gerenciar projetos não é fácil e exige qualificação. São necessários um conjunto de habilidades, tais como liderança, negociação, visão holística e estratégica, gerir pessoas e riscos, disciplina, foco, dentre outras skills que compõe um bom gestor de projetos. Todas essas habilidades podem ser aprendidas com muito estudo e prática, porém, não é algo que acontece do dia para a noite, muito menos é algo fácil. Muitas vezes, as pessoas não gostam de assumir papéis comuns no dia a dia de um gestor de projetos, tais como responsabilidades pelo projeto, lidar com pessoas envolvidas e assumir riscos. Algumas vezes também, as pessoas não possuem a autoconfiança necessária para execução da função, por isso, acabam não indo atrás para aprender sobre a área. Entretanto, acredite, com muito estudo e prática, qualquer um pode se tornar um gestor de projetos, independente da área cuja qual você atua, projetos não são um bicho de 7 cabeças, e existem metodologias muito bem consolidadas para a execução dos mesmos.

Existe um mundo grande e vasto relacionado a projetos, e descobrir um pouco mais sobre ele pode lhe levar muito longe na vida. Se por algum momento, você se interessou pela área ou pensou que seria legal trabalhar com gestão de projetos e gostaria de um caminho ou uma maneira de começar, então saiba que você acaba de pisar no ponto de partida. Agora, só depende de você seguir pelo caminho da gestão de projetos, pois este artigo é o primeiro de uma série de artigos que irão guiar você, estudante, estagiário ou profissional, pelos árduos vales da gestão de projetos, lhe ensinando fundamentos e métodos de gestão, além de apresentar caminhos para se tornar um gerente de projetos. Então inicie seu projeto agora mesmo e não perca os próximos artigos desta série. Bora construir com um projeto hoje, o seu resultado de amanhã?

--

--

Alan Secundo
accellog

Graduado em Engenharia de Software, Gestor de Produtos Jr. na Accellog e apaixonado por comunicação e pessoas. Afinal, os softwares são feitos para quem?