Modais— 5 motivos para nunca mais usa-los ☠

Marília Gabriele Suzart
Accessibility 4DEVS
4 min readFeb 21, 2022

Os modais são invasivos, confusos, usados com muita frequência, pouco acessíveis, bloqueiam a interação da pessoa usuária com a janela principal, são usados como gaveta de lixo de interação, difíceis de fechar, proporcionam uma experiência frustrante em telas pequenas e aumentam a carga cognitiva com conteúdo ou interação não essenciais.

Tá! Foram mais de 5, mas deu para entender o quão ruim os modais podem ser para a experiência, usabilidade e acessibilidade, né?

Nesse artigo, eu vou abordar algumas estratégias que eu, enquanto pessoa desenvolvedora de software, uso para remover modais das aplicações que eu já trabalhei.

Capa do artigo. Modais, 5 motivos para nunca mais usa-los ☠. Ao lado a imagem de um modal escrito: Porque usamos tantos modais? Modais nunca mais! e um botão escrito: Socorro. O fundo é branco papel, contém a logo do Accessibility For Devs e a bandeira do Brasil.

Em 2019, eu trabalhei com um Designer incrível chamado Pedro Ivo. Ele me apresentou o site modalz modalz modalz e me explicou como um modal pode ser ruim para a experiência da pessoa usuária. Desde então eu travei uma guerra contra os modais.

Sempre que eu encontro um modal, eu faço uma pergunta que eu aprendi nesse site:

“Porque isso precisa ser um modal?”

Logo em seguida, eu dou uma sugestão para a pessoa Designer do meu time de como poderíamos substituir o modal, e adivinhem:

Não precisava ser um modal!

Alternativas para evitar o uso do modal: Elementos de expansão, Em linha (inline), Nova página ou Diálogos não modal. Para cada opção, uma ilustração exemplificando a aparência desses elementos. Imagem adaptada de: https://modalzmodalzmodalz.com/

Os modais são facilmente substituídos por outros elementos, como elementos de expansão, conteúdo em linha, uma nova página ou caixa de diálogos laterais que não bloqueiam a interação com a janela principal.

Eu já perdi as contas de quantos modais eu evitei, mostrando o poder dos accordions para o meu time de Designers kkk

O case do Zoom

Captura de tela do Zoom, com destaque no botão de confirmação para sair da reunião. E o título: Exemplo de solução em que evitaram usar modal.

O Zoom poderia ter usado um modal de confirmação ao sair, mas não usou! Apesar de parecer estranho no início, essa opção é interessante e traz alguns benefícios para a usabilidade e acessibilidade.

Por exemplo, após clicar em sair, caso alguém fale com você, é possível abrir o microfone com apenas 1 clique, sem a necessidade de fechar um modal primeiro para só depois conseguir responder.

Como acertar no uso do modal

Se você testou todas as alternativas e nenhuma deu certo, e você realmente considera importante o uso do modal, certifique-se de que seu modal seja bom!

Quadro verde com 4 coisas para fazer: Fácil de fechar, Propósito único, Conteúdo breve e conciso, “Acessível”.

Torne fácil a ação de fechar, por tecla de escape, clicando fora da janela modal e um botão Fechar claramente rotulado. Limite a interação a uma tarefa simples. Seja breve e conciso em seu conteúdo. Acessível para leitores de telas e fontes maiores, se você não puder torná-lo acessível, não use um modal.

Mesmo que seja permitido pela WCAG e exista formas de torna-los acessíveis para leitores de tela, eu particularmente continuo não gostando de usa-los, pois geram sobrecarga cognitiva e podem prejudicar a experiência de pessoas com DCNA — Deficiências Cognitivas Neuronais ou de Aprendizagem. Eu sou autista, se o modal não é acessível para 1 pessoa do meu clã, não é acessível!

Quadro vermelho com 4 coisas para não fazer: Modal de Modal, Tela cheia, Várias etapas, Abertura automática.

Evite abrir um modal a partir de outro modal. Não use modais de tela cheia, nesse caso pode facilmente ser uma nova página. Nunca crie modais com várias etapas. Nunca abra um modal automaticamente, a menos que seja solicitado pela pessoa usuária. Evite modais de marketing, ninguém gosta.

Como criar um modal acessível para teclado e leitores de tela

➊ Ao abrir o modal, mova o foco para o primeiro item do Modal.
➋ Bloquear a interação com a página que está atrás do Modal.
➌ Colocar um botão de fechar grande, com rótulo e função acessível.

No tutorial da W3C e tutorial do Web Accessibility Guidelines tem alguns exemplos de código e explicações de como tornar um Modal acessível. Mas, sempre lembre:

Modal acessível é aquele que não existe.

E aí? Você vai se unir a mim na luta contra os modais?

Gif com 3 modais desintegrando. Tem uma imagem da manopla do Thanos do filme os Vingadores estalando os dedos, 2 modais estão se desfazendo quase que completamente, outro modal menor está com a ponta começando a desfazer, nesse modal tem olhos animados movendo para um lado e para o outro preocupado. O fundo é preto com a marca d’água do Accessibility For Devs e no canto tem a nossa logo e @

Para quem prefere assistir vídeos, confira o resumão desse artigo no YouTube:

Esse conteúdo foi inspirado no site modalz modalz modalz. Obrigada por ler. Espero que esse conteúdo seja útil para você e seu time☺

--

--

Marília Gabriele Suzart
Accessibility 4DEVS

Olá, sou desenvolvedora, autista, tenho hiperfoco em acessibilidade e sou fundadora do @accessibility4devs