Afinal, o que é educação inclusiva?

Como a palavra “todos” nos ajuda a entender o que é educação inclusiva

Vinícius Cassio Barqueiro
Acessibilidade e Inclusão
2 min readFeb 10, 2020

--

Imagem do lindo curta metragem Cuerdas, que aborda inclusão escolar

Há duas dúvidas comuns quando se fala de escola inclusiva: (i) o que é educação inclusiva e (ii) qual o papel dos professores na educação inclusiva? Neste breve texto, explico como a palavra todos nos ajuda a sintetizar a resposta a essas duas questões com base nos materiais do curso Educação Inclusiva e Educação Especial: Fundamentos Legais e Conceituais, oferecido pela UFSCar.

Escola inclusiva é toda escola que manifesta educação inclusiva. Mas, afinal, o que é educação inclusiva? Em primeiro lugar, é importante destacar que a educação inclusiva se refere a todos os níveis da educação básica: infantil, fundamental e médio.

Também é importante contrastar educação especial de educação inclusiva. Enquanto o público-alvo da educação especial é restrito aos alunos com deficiência, na educação inclusiva todos os estudantes são alvo das abordagens individualizadas.

Além disso, a educação inclusiva pressupõe equidade, ou seja, diferentes abordagens para garantir igualdade de oportunidades a cada estudante. Nesse sentido, embora atividades de educação especial e profissionais especializados sejam muito importantes em escolas inclusivas, a educação inclusiva se manifesta efetivamente quando as ações educacionais buscam atender a todas as necessidades coletivas, individuais e educacionais especiais que todos os alunos podem manifestar ao longo da sua trajetória escolar, não apenas as necessidades específicas de alunos com deficiência.

Por fim, enquanto a educação especial está atrelada à atuação específica de profissionais especializados, a educação inclusiva envolve atuação de todos os educadores da escola. Nessa perspectiva, em vez de delegar apenas a profissionais especializados as ações de inclusão, uma escola verdadeiramente inclusiva busca ações de inclusão a todos os alunos por meio da atuação de todos os seus educadores. Ou seja, nessa perspectiva, nem todas as escolas são inclusivas, mesmo aquelas que oferecem educação especial.

--

--

Vinícius Cassio Barqueiro
Acessibilidade e Inclusão

Aqui, compartilho crônicas e materiais sobre futebol, educação, política, acessibilidade, design de informação e visualização de dados.