Três dicas para aprender mais sobre acessibilidade e inclusão

Acompanhe o trabalho de organizações séries que trazem informação e engajamento social em prol da acessibilidade e inclusão

Vinícius Cassio Barqueiro
Acessibilidade e Inclusão
3 min readDec 3, 2020

--

Imagem do símbolo internacional de acessibilidade da ONU.

Neste 3 de dezembro comemoramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data promovida pela ONU para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas com deficiência.

Como muitos sabem, sou apaixonado e engajado por essa causa. Formado em Inclusão Escolar e Educação Especial pela UFSCar e em Design Instrucional Inclusivo pelo Instituto de Desenho Instrucional, participei do Grupo de Trabalho em Acessibilidade Digital e Educação Inclusiva do Senac São Paulo e atuo na Comissão de Acessibilidade do Insper desde 2017, trabalhando como coordenador dessa equipe há dois anos.

Aproveitando a data, selecionei — entre várias iniciativas bacanas — três organizações para sugerir que vocês acompanhem. São projetos reconhecidos de profissionais sérios, engajados em trazer informação de qualidade sobre acessibilidade e inclusão para a sociedade.

Guiaderodas: por ambientes físicos inclusivos

O Guiaderodas é uma empresa de tecnologia a favor da acessibilidade. Nascido da necessidade de seu fundador, Bruno Mahfuz, cadeirante desde 2001, o Guiaderodas tem o objetivo de proporcionar uma vida mais autônoma e inclusiva para todos.

Entre as várias iniciativas do Guiaderodas, destaco seu aplicativo de avaliações. Por meio do aplicativo, é possível deixar uma avaliação sobre a acessibilidade dos locais que visitamos. Também é possível consultar a avaliação de locais antes de visitá-los, facilitando o planejamento por parte de pessoas cadeirantes, idosas ou com carrinho de bebê.

Baixe o app e acompanhe o Guiaderodas redes sociais:

Movimento Web para Todos: por ambientes digitais inclusivos

O Movimento Web para Todos (WPT) atua com foco na mobilização, educação e transformação da sociedade em relação à acessibilidade na web.

Em seu website, o movimento traz dicas, experiências e boas práticas de acessibilidade digital. Além disso, também promove eventos, cursos, pesquisas e consultorias que ajudam a disseminar a importância de promover a acessibilidade digital.

Entre as várias iniciativas do WPT, destaco a seção de Educação do website, em que há materiais excelentes e de fácil entendimento que ensinam sobre acessibilidade web.

Acompanhe o WPT pelas redes sociais:

Instituto Rodrigo Mendes: por uma educação inclusiva

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos com a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

“Nosso sonho é fazer parte da construção de uma sociedade inclusiva, que garanta a igualdade de direitos e valorize as diferenças humanas. Para isso, desenvolvemos programas de pesquisa, formação continuada e controle social na área da educação inclusiva”, afirma o website do IRM.

Entre as várias iniciativas do IRM, destaco a comunidade Diversa, plataforma em parceria com o Ministério da Educação que tem o objetivo de apoiar redes de ensino no atendimento de estudantes com deficiência em escolas comuns.

Acompanhe o IRM pelas redes sociais:

--

--

Vinícius Cassio Barqueiro
Acessibilidade e Inclusão

Aqui, compartilho crônicas e materiais sobre futebol, educação, política, acessibilidade, design de informação e visualização de dados.