Entrevista: Luke Hemmings fala sobre sua nova música

Babs
acucardemelancia
Published in
9 min readAug 6, 2021

Tradução da entrevista publicada na revista Rollacoaster.

Ouça o nome Luke Hemmings e você provavelmente pensará em 5 Seconds of Summer, o fenômeno pop-rock multi-platina com quem ele canta desde os 15 anos. Seu quarto álbum — CALM — foi lançado em 27 de março de 2020, quando o mundo entrou em lockdown. Com os planos da turnê cancelados e os membros da banda separados em suas casas por restrições de quarentena, Hemmings se viu em um novo estado de quietude, e processando o movimento constante dos últimos dez anos. Ele canalizou suas reflexões na composição de canções no violão e piano, formando inesperadamente seu primeiro álbum solo, “When Facing The Things We Turn Away From”.

“A única maneira de entender tudo o que aconteceu foi escrevendo música. Essa é a minha linguagem de amor, e foi muito catártico descobrir todas essas coisas. Portanto, ele lida com todas essas coisas e muito disso é escrito a partir de agora, olhando para trás a partir com uma visão panorâmica. Acho que em retrospecto é 20/20, mas a música foi escrita da perspectiva de estar no meio de tudo e tentar entender como um jovem adulto.”

Quando o mundo começou a se abrir, Luke se juntou a Sammy Witte para produzir o álbum, que será lançado em 13 de agosto. As músicas são diferentes daquelas que crescemos acostumados a ouvir dele e da banda. Transmissões de piano sonhadoras envolvem versos íntimos e auto-reflexivos em “Starting Line”, e em “Repeat” essa simplicidade de abordagem é ecoada por letras emocionais combinadas com guitarra dedilhada, que aumentam conforme a acústica se derrete em cordas arrebatadoras.

Hemmings ainda é o vocalista do 5 Seconds of Summer, mas ao embarcar em uma carreira solo adicional, ele se senta com Rollacoaster para conversar sobre as canções que surgiram de um ano de quietude, o papel importante que sua noiva Sierra desempenhou no novo álbum , e os inesperados dons criativos da quarentena.

Você faz parte do 5 Seconds of Summer há tanto tempo — como foi se separar repentinamente da banda e trabalhar em um álbum como artista solo? Foi assustador de alguma forma?

Foi definitivamente assustador, mas o começo meio que aconteceu por acidente. Obviamente estive em casa por mais de um ano, adoro escrever canções, adoro tentar melhorar a mim mesmo e esse departamento é importante para mim. Então, naturalmente, comecei a escrever canções por conta própria e a tentar me esforçar dessa forma, e então descobri que era um projeto separado. Era mais o desafio de “posso escrever e criar um trabalho sozinho?” Então, quando comecei a me aproximar desse final, pensei, “tudo bem, isso é realmente uma coisa real”. É definitivamente assustador, mas o amor da banda em me permitir fazer isso é integral, não teria acontecido sem a bênção deles. Mas sim, aconteceu naturalmente, não foi realmente uma coisa premeditada.

Você descreveu o álbum como “um projeto que surgiu de um ano de quietude forçada” e disse que ele permitiu que você decifrasse os últimos 10 anos de sua vida. Você pode falar mais sobre o que estava refletindo quando estava escrevendo as músicas?

Sim. Então, todo o álbum basicamente gira em torno de tentar decifrar os últimos 10 anos e todas as coisas que são colocadas em banho-maria. Tenho certeza de que muitas pessoas podem se identificar com isso, nem mesmo do ponto de vista de turnê, mas sinto que todos tiveram que fazer um balanço de suas vidas e ficar tipo, “Estou feliz fazendo isso?” Eu acho que as pessoas em todo o mundo estavam tipo “ah, tudo bem, talvez eu precise descobrir algumas coisas, como eu preciso passar mais tempo com minha família”, e coisas assim. Se você está trabalhando o tempo todo e em constante movimento, nunca poderá fazer um balanço. Eu estou na banda desde os 15 anos, e então nós fizemos muitas turnês nos últimos 10 anos, então eu não tinha estado na mesma cidade por tanto tempo desde os 15 anos. Foi definitivamente uma quietude forçada e eu acho que a única maneira de descobrir tudo o que aconteceu foi escrevendo música. Essa é a minha linguagem de amor, e foi muito catártico descobrir todas essas coisas. Portanto, ele lida com todas essas coisas e muito disso é escrito a partir de agora, olhando para trás com uma visão panorâmica. Acho que em retrospecto é 20/20, mas a música foi escrita da perspectiva de estar no meio dela e tentar descobrir como um jovem adulto. Sinceramente, tudo se baseia nisso, há algum tipo de conexão em todas as músicas para “Facing The Things We Turn Away From” e essa frase.

Eu queria te perguntar sobre essa frase, na verdade, houve algum tópico que foi realmente difícil de escrever — que você gostaria de abandonar?

Sim, é difícil porque obviamente é uma coisa muito catártica. Acho que no início da escrita eram tópicos menos intensos e, depois que rompi o selo, fiquei mais confortável escrevendo sobre coisas mais difíceis, como vícios, e sobre a história da família. Honestamente, foi como voltar para a cabeça de um garoto de 16–17 anos em uma situação muito estranha, mas incrível. Tentar me colocar de volta naquela situaçãofoi o mais estranho, mas honestamente me ajudou a entender.

Então foi uma forma de processar tudo o que aconteceu na sua vida … isso parece muito terapêutico.

Sim, definitivamente, e essa foi provavelmente a mais estranha porque muitas das letras vêm daquele lugar de cinco anos atrás, então você vai voltar algum tempo. Eu acho que foi o mais difícil, mas são todas as coisas que eu meio que já sabia, eu só queria colocar isso em um trabalho. Não tinha nada que eu pensasse, “cara, isso é difícil de escrever”. É definitivamente emocional e traz muitas memórias e sentimentos bons e ruins, mas não havia nada para o qual eu não estivesse aberto porque, do meu cérebro, isso precisava acontecer. Era como uma necessidade de escrever isso e uma necessidade de expressar esse sentimento e fazer com que a música ao redor tivesse o mesmo tipo de sentimento sonoro.

É tão diferente da música que você escreveu até agora no 5 Seconds of Summer, seu processo criativo também foi diferente?

Sim, eu estive no 5 Seconds of Summer por tanto tempo que era uma segunda natureza escrever para a banda, então demorou um minuto para mim. Quando entramos no lockdown, eu estava escrevendo muitas músicas sozinho e tentando fazer mais produção, sem nenhuma intenção de ir a lugar algum, e todas elas tinham um som muito 5 Seconds of Summer e um tom lírico. Eu também gostava delas, mas levei um minuto para superar isso e chegar a outra coisa. Embora este álbum tenha sido muito desafiador musicalmente — foi uma quantidade ridícula de tempo gasto em músicas e muitas versões e partes diferentes — foi um processo muito relaxado, porque eu esperava por uma ideia. Eu simplesmente não conseguia escrever nada por alguns dias, e então de repente uma ideia surgia e então eu perseguia isso, ao invés de perseguir uma ideia no estúdio, sabe o que quero dizer?

Com certeza, é mais orgânico.

Exatamente, e então se eu não conseguisse terminar uma parte, eu apenas deixaria por alguns dias ou uma semana ou um mês e voltaria quando a inspiração estivesse lá, que eu adotei agora como um novo estilo de escrita.

Isso soa tão libertador!

Definitivamente é! Exceto quando não há ideias…

Você colaborou com alguém quando estava produzindo o álbum?

Depois de escrever algumas músicas em casa naquele primeiro período de lockdown, a primeira pessoa que conheci foi Sammy Witte, e nós simplesmente caímos nisso e fizemos o álbum inteiro juntos. Para mim foi super importante ter apenas uma pessoa para a coisa toda, e ter apenas uma base. Eu realmente me dei bem com ele e fizemos o álbum inteiro. Há algumas músicas que escrevi com Sierra, minha noiva, e há algumas músicas com John Hill, mas principalmente eu e Sam para muitas delas.

Você estava em quarentena com Sierra quando fez o álbum também, como vocês criaram músicas juntos?

Foi engraçado com Sierra porque ela é uma compositora e então ela estava fazendo um monte de sessões de Zoom durante todo o período de lockdown, então nossa casa era como uma casa criativa de escrever canções musicais. Estamos sempre em casa juntos, então sempre que eu tenho uma ideia de que ela seria ótima, ou estaríamos sentados ao piano, ou ela ouviria o que eu estava tocando ou vice-versa vice-versa, então partíamos apenas de lá. Eu a conheço muito bem agora, então posso dizer no que ela é boa, como se eu não conseguisse terminar algo ou descobrir para onde levar uma ideia, então eu pensaria “Eu deveria trazer Sierra, ela seria capaz de terminar isso”.

Vocês lançariam um álbum conjunto juntos?

Quero dizer, por que não? Honestamente, não é uma má ideia! Vou usar essa ideia, eu acho (risos). Se continuarmos escrevendo músicas juntos, acho que talvez floresça em algo maior, mas acho que veremos. Esse seria um terceiro projeto, veremos quanto tempo temos no calendário.

Quais foram suas maiores influências musicais quando você estava trabalhando no álbum?

Passei por algumas fases no lockdown. É engraçado porque adoro essas grandes produções grandiosas, quer dizer, dá para ouvir em “Starting Lines”, muitas cordas e quase tentando ser como o Pink Floyd. Eu ouvi muito Pink Floyd, Arcade Fire, M83, Flaming Lips, War on Drugs. Todas essas grandes cordas e sintetizadores e grandes produções de guitarra como eles têm, é muito justaposto pela forma como cantor-compositor muitas das letras são. Voltei muito para George Harrison e Neil Young. O álbum tem toda essa produção etérea e grandiosa, e isso é misturado com letras muito introspectivas.

Ao iniciar essa nova trajetória como artista solo, em qual carreira musical você está se inspirando?

É interessante, porque obviamente eu amo estar na banda e adoro ser o quarto membro do 5 Seconds of Summer, mas alguém que eu vi fazer algo separado bem é Brandon Flowers do The Killers. Eu amo que ele tenha um lugar onde ele possa ir e parece que a banda está muito bem com isso, e eles também têm seus próprios trabalhos solo. Como carreira, eu gosto muito disso, apenas parece um lugar criativo ao qual ele pode continuar voltando. E obviamente ele está no The Killers, e eles são demais. Mas eu acho que a partir de um arco de carreira e para fazer uma coisa separada, é muito bom me alinhar com isso.

Então você não vai deixar a banda tão cedo?

Oh, não, eu adoraria continuar fazendo os álbuns do 5 Seconds of Summer e, de vez em quando, voltar ao projeto Luke Hemmings como outra saída. Honestamente, é o sonho de qualquer tipo de artista ter várias saídas criativas, seja pintando, escrevendo ou qualquer outra coisa. Para mim, escrever músicas é um grande amor meu, então ter dois lugares para colocar essa energia criativa é uma bênção.

Gostou da matéria? Deixe seu aplauso ali do ladinho e siga nossa página também no instagram

Confira nossa brusinha do 5SOS e use o cupom PRIMEIRACOMPRA para ganhar 10% de desconto :)

--

--