https://www.flickr.com/photos/147177244@N04/29742039715/in/pool-curitiba/

A moralidade em não ter eleito ninguém

Adilson Carvalho
Adilson's Notes
Published in
2 min readOct 3, 2016

--

O Partido Novo 30 é um partido ideologicamente alinhado com o liberalismo que preconiza uma gestão profissional da máquina pública, liberdades individuais e a redução do estado.

Na eleição municipal de 2016 em Curitiba ocorreu o debut do Partido Novo, o qual participou também das eleições também nas praças de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nas outras praças o Novo encontrou sucesso elegendo alguns vereadores, o que não foi o caso em Curitiba. Por aqui a soma de todos os votos obtidos pela legenda deu 2.07% ou 18.125 votos.

O Novo tem um estatuto rigoroso que prega uma série de valores que aos olhos dos eleitores são extremamente benéficos, como: obrigatoriedade de ficha limpa, limitação do carreirismo político, vinculação do candidato às suas propostas, etc.

O rigor em defender e promover seus valores tornam impossíveis coligações baseadas em oportunidade que colocam adversários agora lado a lado, indiferente as suas propostas serem contrárias.

Este é o seu maior problema como um partido recente e idealista, mas que a meu ver, se for mantido à risca pelos seus membros poderão render frutos bons no futuro.

Mal terminou a apuração dos votos e já iniciaram as especulações sobre quem apoia quem. Há especulações de que os antes adversários ferrenhos a busca de um lugar no segundo turno, os candidatos Ney Leprevost e o derrotado Gustavo Fruet podem ter uma aliança.

É este tipo de bipolaridade de nossos políticos que corroem as confiança do povo, e vejo nisto uma excelente oportunidade para quem quiser mostrar que há como por uma boa dose de intransigência na defesa dos valores os quais acredita.

Intransigência é em muitos casos pintada como uma pecha negativa, mas nem sempre é assim. Ser intransigente é bom quando defendemos nossos valores, e entenda bem, isto não significa tem uma mente imutável, somente que a troca dos valores não ocorra conforme melhor convier. Isso tem outro nome no dicionário.

Criticar como os filhos dos outros se comportam é fácil quando não se tem filhos.

Este era até agora o caso do Novo. com os seus primeiros políticos eleitos, vamos acompanhar como que é na prática o seu belo discurso.

Espero para o bem deste país que eles se provem agora que elegeram seus primeiros políticos mais rigorosos e intransigentes na defesa de seus valores do que antes.

Só o tempo irá dizer.

--

--

Adilson Carvalho
Adilson's Notes

Curious developer, founder member of GURU-PR, fountain pen addict, husband, father.