Jornada para o Trabalho Livre — Propósito

Adriano Lodi
Juntos Podemos Mudar o Mundo
3 min readAug 28, 2018

Estado de Inquietação. Quem ainda não passou por um, ou alguns momentos de inquietação na vida? Inquietações em relação aos estudos, ao trabalho, aos relacionamentos e até mesmo sobre como nos inserimos na sociedade como indivíduo.

Inquietação(substantivo feminino) 1. Estado de preocupação; desassossego que impede o repouso, a paz, a tranquilidade; nervosismo. 2. Ato de preocupar-se com o que está além dos seus conhecimentos;

Nos meus 40 anos de idade passei por diversas dessas fases. E a mais recente é a que me tirou definitivamente da zona de conforto. Inquietação profissional.

Para falar um pouco dessa Inquietação preciso antes contar minha trajetória profissional até esse momento. Me formei em Engenharia Civil e atuei pouco mais de 3 anos no ramo da construção, quando fui convidado para ingressar na área de tecnologia de um Banco. Onde permaneci por 16 anos, sendo os últimos 5 anos na carreira de liderança de equipes (Itaú-Unibanco).

A carreira de liderança me colocou em outra arena, com novas conexões, oportunidades, desafios, conhecimentos, comportamentos. Mas principalmente me colocou em contato com o DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS. Onde aprendi e pude vivenciar que os resultados mais sustentáveis das empresas ocorrem através da capacitação, conexão de propósito, autonomia e uma jornada de autoconhecimento das equipes e pessoas.

A possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas de forma positiva através da educação e do autoconhecimento, foi se tornando um PROPÓSITO cada vez mais forte em mim.

Quando entro nessa agenda me sinto energizado. Uma sensação boa de desapegar da noção de tempo, os problemas pesam menos, e você começa a ter a certeza de que está fazendo o que nasceu pra fazer. Entro em estado de Flow.

Fluxo (do inglês: flow) é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. — Proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi,

Agora com esse contexto eu consigo apresentar melhor a motivação da minha Inquietação profissional. Conforme a vivência de experiências/situações se apresentavam no meu dia-a-dia, uma única pergunta marteleva dentro da minha cabeça:

Será que o contexto do meu trabalho atual está alinhado aos meus Valores e Propósito ?

A resposta dessa questão era Sim e Não.

Sim — afinal dentro do setor corporativo tive a chance de ter contato com a liderança e por consequência disso passei atuar no desenvolvimento de pessoas. Continuar a liderar equipes me permitiria sempre estar atrelado ao meu propósito.

Não — quando eu fiz a reflexão de quanto tempo eu estava realmente dedicando a essa jornada percebi que era bem menos do que eu desejava.

O setor corporativo é uma excelente escola profissional, mas em troca exige muita dedicação e comprometimento. Os meus planos de desenvolvimento no setor da educação, que estavam ainda na esfera de sonho, foram sempre preteridos em relação os meus compromissos com a empresa.

Não tinha jeito, tentar seguir com essa jornada dupla só me trazia angústia pois não era possível me dedicar a educação da forma adequada. E perder a qualidade no meu trabalho significaria negligenciar com minha equipe e empresa. Esse tipo de comportamento confrontaria com meus valores.

Depois de alguns meses de reflexão (gosto de intensidade, não de impulsividade), conversas com pessoas de confiança (família ajudou muito) e um bom planejamento cheguei a minha DECISÃO. Deixei o Itaú-Unibanco, empresa que eu aprendi a admirar e respeitar. Resolvi seguir outro caminho por ACREDITAR que algo muito maior me espera no futuro, por CONFIAR no que posso fazer, e ser guiado por um PROPÓSITO FORTE.

“Quem tem um PORQUE, aguenta qualquer COMO.” — Viktor Frankl

Ah! E a Inquietação ?

Posso adiantar que não sumiu não. Ela continua comigo, porém agora exercendo a segunda parte da definição de Inquietação que coloquei no início desse texto (2.Ato de preocupar-se com o que está além dos seus conhecimentos;)

A Inquietação agora tem um papel bem positivo. Me motiva a acordar todos os dias para lutar por aquilo que sonhei como profissão, viver o trabalho com propósito e buscar o TRABALHO LIVRE.

“O homem nasceu livre, porém em todos os lugares ele está acorrentado” — Jean Jaques Rousseau

Pegue a Capa, Vista a Capa, e Voe

--

--

Adriano Lodi
Juntos Podemos Mudar o Mundo

…entusiasta no desenvolvimento de pessoas pela Educação, Capacitação, Treinamento e Palestras… Professional Coach + Leader Coach + Analista Comportamental