Os dinossauros estão cada vez mais presentes nas empresas - capítulo 1

Encontrei empresas jovens que estão imersas em comportamentos e paradigmas da pré-história.

Juntos Podemos Mudar o Mundo
3 min readNov 1, 2019

--

Atualmente tenho minha empresa alocada em um coworking. Coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. Seguindo as tendências do freelancing e das start-ups, os coworkings reúnem diariamente milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente inspirador.

No coworking, você encontra ambientes especialmente pensados para o trabalho autônomo, colaborativo e muito networking com pessoas de diversas áreas.

Estou há 8 meses em um coworking de uma rede americana, que se posiciona como especialista em potencializar esse tipo de ambiente.

Minha experiência no mundo corporativo tem me permitido perceber velhos comportamentos e paradigmas no dia a dia da novas empresas que habitam o coworking. Não posso negar que essas percepções vem me causando uma certa inquietação. Por isso resolvi publicar alguns textos com uma perspectiva alternativa para essas situações, na esperança de contribuir com a reflexão dos líderes, e com o futuro das empresas.

Qual é a Mesa do Chefe?

O coworking está localizado na zona oeste de São Paulo, são três grandes lajes onde estão distribuídos os escritórios separados por paredes de vidros. Quando você caminha pelos corredores essas divisórias de vidro possibilitam enxergar dentro das outras empresas, e essa condição por si só demonstra que é um ambiente diferente. Você fica mais exposto para novos contatos e oportunidades.

Porém o que me chamou a atenção foram as disposições das mesas dentro de cada empresa. O coworking fornece mesas iguais, dispostas de forma simétricas, e fica a cargo de cada empresa mudar ou rearranjar as posições. Algumas empresas mantém a disposição original, porém outras preferem mudar, e o resultado é esse:

  • 57% das empresas (32 no total) mantém a disposição das mesas em uma condição de igualdade, independente do cargo.
  • 36% das empresas (total de 20) deixam claro nas disposição das mesas quem é o chefe, proprietário, dono, líder. Exemplos na imagem a seguir.
  • 7% das empresas (que são 4) tem escritórios totalmente separados para seus chefes, donos, líderes. Uma sala exclusiva e separada.
  • Obs: Ficaram de fora dessa contagem escritórios ainda desocupados, e posições individuais.
Chefes e suas mesas exclusivas.

Qual a necessidade em deixar claro sua posição como chefe? Qual a necessidade de um líder se posicionar pela diferença?

Está cada vez mais comprovado que estabelecer a condição de igualdade é uma das ferramentas mais poderosas para extrair o melhor das equipes. Um líder que se mantem em uma condição de igualdade promove o aumento da confiança na equipe, incentiva conflitos mais saudáveis, potencializa o comprometimento de todos que passam se responsabilizar de maneira natural pelos resultados das empresa.

O que mais escutei dos líderes dessas empresas, que migraram para o coworking, é que esse movimento tem o objetivo de inserir a equipe em um ambiente inovador, que eles precisam “respirar outros ares” e “sair da caixa”. Porém nem sempre o discurso vem acompanhado pelas atitudes de quem mais deveria inspirar essas equipes. O que eu percebi pelo meu levantamento é que mais de 40% desses chefes ainda necessitam se posicionar como especiais perante ao grupo.

Agora me responda:

Se você deseja que sua empresa alavanque os resultados, por qual motivo você ainda deixa o ego posicionar/escolher as mesas no local de trabalho?

Se achar que faz sentido, ainda é tempo de repensar/refazer o layout das mesas. Medidas simples como essa podem trazer grandes impactos, e ser ponto chave nos sucesso das organizações.

Parece que quem tinha uma mesa exclusiva era o Tiranossauro. E ele já foi extinto!

Notas finais:

  • A definição de coworking busquei na pagina CoworkingBrasil.Org. No Brasil, contam-se mais de 100 espaços de coworking. No mundo todo, estima-se que já existam mais de 4.000 espaços em funcionamento.
  • Leia, curta e compartilhe. Abraços

--

--

Juntos Podemos Mudar o Mundo

…entusiasta no desenvolvimento de pessoas pela Educação, Capacitação, Treinamento e Palestras… Professional Coach + Leader Coach + Analista Comportamental