As lições do BBB21 para o marketing

Adri Fernandes
adrifernandes
Published in
2 min readApr 12, 2021

Não importa se você é fã ou não do Big Brother Brasil. Se você trabalha com Marketing, é bom ficar de olho nas lições que o programa está dando na área. Eu separei 4 para as quais devemos ficar atentos:

  1. Branded Content — o BBB21 está arrasando nos conteúdos de marca, justamente por não querer empurrar produtos goela abaixo da audiência. Em vez de tentar vender, as marcas que anunciam no programa estão criando ações de engajamento com os brother e o público de casa. O objetivo é associar a marca à juventude, leveza, bom humor e prazer. Resultado? Todas as marcas que participam das provas do líder vão parar no trend topic do Twitter. Em tempo: eu chequei nas revistas especializadas que todas as ações são desenhadas por agências de publicidade em parceria com a produção do programa. Golaço!
  2. Aposte no marketing de influência — no rastro do programa A Fazenda, da TV Record, a Globo decidiu colocar famosos e influenciadores digitais no BBB21. Não deu outra: os seguidores e fãs dos brothers do chamado “camarote” deram a esta edição a maior audiência da história do programa.
  3. Vai um omnichannel aí? — eis aí uma tendência em alta no nosso mercado: o uso simultâneo e interligado de vários canais de comunicação ao mesmo tempo para potencializar o alcance da mensagem. Pois o BBB21 faz isso o tempo todo. Além de estarem na telinha da Globo, os brothers estão bombando nas redes sociais (que continuam sendo ativadas por suas equipes de MKT),, na TV a Cabo, na GloboPlay, nos jornais, nos outros programas da Rede Globo. É uma overdose de conteúdo que faz com que mesmo quem não goste do programa acabe sendo impactado por ele.
  4. Falem mal, mas falem de mim — não faltaram polêmicas no BBB21. Teve bullying, acusações de racismo, machismo, beijo gay e participante saindo com 99% de rejeição. E foi ótimo para o programa porque obrigou as pessoas a se informarem (e posicionarem) sobre o assunto. Mas o pulo do gato do programa foi mostrar as mazelas humanas, posicionando-se publicamente contra todas elas depois. #ficaadica

--

--