O algoritmo por trás do sucesso de House Of Cards

Adri Fernandes
adrifernandes
Published in
2 min readMar 31, 2021

Dia desses li um artigo incrível que explicava porque House of Cards fez um enorme sucesso na Netflix e uma série da Amazon que tratava exatamente do mesmo tema (chamada Alpha House) foi um fracasso total.

Pois bem, a resposta estava no #algorítimo da Netflix, que faz um trabalho de análise de dados muito melhor que os da Amazon. Vou pontuar aqui as principais diferenças entre ambos:

  1. Quando entrou no mercado de #streamming, a #Amazon produziu oito pilotos de séries com temas diferentes e disponibilizou gratuitamente na plataforma. Eles analisaram os dados do comportamento do usuário enquanto cada programa estava sendo reproduzido e, após verificar quais eram os mais vistos, decidiram investir no seriado Alpha House, sobre os bastidores da política.
  2. A #Netflix, ao contrário, não analisa programas individualmente. Eles trabalham com toda a base de dados gerada por seus usuários. Os dados coletados incluem como seus programas são avaliados pelo usuário, quais temas são mais populares, quem são os artistas preferidos e de quais histórias as pessoas gostam. Com base nesses dados, eles decidem em quais séries irão investir. Foi assim, por exemplo, com House of Cards.

Enquanto lia esse artigo, comecei a me perguntar: se ambos os algorítimos chegaram a mesma conclusão (valia a pena fazer uma série sobre os bastidores da política), porque House of Cards foi um grande sucesso e Alpha House é praticamente desconhecida? A resposta está na QUALIDADE DOS DADOS analisados.

A Amazon fez suas análises com base na opinião de usuários sobre oito pilotos de séries de TV. O tamanho limitado da amostra impossibilitou o entendimento completo do público, embora tenha ajudado a selecionar corretamente o tema que faria maior sucesso entre a audiência. Já a Netflix, com sua gigantesca base de dados, tinha informações suficientes para definir até mesmo as nuances do roteiro de House of Cards, como a predileção do público pelas cenas nas quais Frank Underwood rompia a quarta parede para contar ao telespectador sua opinião pessoal sobre alguma situação — o que, de fato, era genial!!

Para saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura do artigo original, em inglês. Segue o link: https://bit.ly/2QPrbl7

--

--