5 novidades incríveis do Photoshop CC 2018 que vão facilitar a vida de todo designer

Photoshop CC 2018

Para a alegria de muitos designers, ilustradores e artistas digitais, a Adobe anunciou recentemente em Outubro uma série de novidades para todos os programas da Creative Cloud. Especificamente falando sobre o Photoshop, muitas novas funcionalidades e melhorias nas ferramentas me deixaram bem empolgado, e eu acredito que vão facilitar a vida de muitos profissionais que trabalham com essa ferramenta no dia-a-dia.

Veja abaixo algumas novidades do Adobe Photoshop CC 2018:

1. Melhorias na ferramenta Select & Mask (Ferramenta de Seleção e Máscaras)

Todo o algoritmo da ferramenta de seleção e máscaras foi refeito, para trabalhar com seleções de imagens bem complexas. De acordo com a Adobe, a ideia é que a ferramenta seja capaz de entregar resultados mais realistas e precisos, principalmente em casos de recorte em que as cores do objeto e do fundo sejam muito parecidas.

Para usufruir dessa funcionalidade melhorada, primeiro você utiliza a Quick Selection Tool e depois usa a Refine Edge Tool. Em poucos minutos testando essa nova funcionalidade eu percebi que sim, melhorou incrivelmente, principalmente no recorte de objetos complexos como árvores e cabelos. Com certeza vai melhorar em muito o trabalho de quem lida com edição de imagens.

2. Suavização de traçados

O Photoshop agora é capaz de criar uma suavização inteligente nos traçados de pincel (Brush Strokes). Para ver como essa nova funcionalidade atua, basta escolher um valor (0 a 100) na barra de opções para “Smoothing” (Suavização) em qualquer uma das ferramentas: Brush (Pincel), Pencil (Lápis), Mixer Brush (Pincel de Mistura) ou Eraser(Borracha). Se você colocar o valor 0, verá uma suavização igual a das versões antigas do Photoshop, e quanto maior o valor, mais suaves os traços.

No modo Pulled String, você o cursor “puxando” o traço, como se houvesse uma corda. No modo Stroke Catch Up, o traço segue o cursor até você parar de traçar, e no modo Catch-Up On Stroke End, o traço se completa no ponto em que você soltou o mouse ou caneta. São modos bem interessantes de desenho, principalmente para artistas digitais e ilustradores que trabalham com tablets e mesas desenhadoras, pois cria traços muito naturais.

Outra novidades dessas ferramentas é a possibilidade de simetria das pinturas, que pode ser ativada espelhando os desenhos para criar padrões e estampas complexos. Para ativar, vá em Preferências > Visualizações de tecnologia > Ativar simetria de pintura.

3. Melhorias no Plugin Camera Raw

O Camera Raw Editor é um plugin que permite importar e aprimorar imagens no formato raw, e só está disponível para usuários do Creative Cloud. A novidade é que você pode criar máscaras de seleção para ajustar os controles de Luminescência (Luminance) e Cor (Color). Isso permite modificar cores, tons e luzes de determinados elementos de uma imagem, uma funcionalidade muito interessante que permite um trabalho bem realista.

4. Fontes Variáveis

Essa nova funcionalidade é um negócio incrível que eu tenho certeza de que deixará muitos designers empolgados como eu fiquei. A Adobe não inventou as fontes variáveis, mas inserindo o suporte a esse formato de fontes OpenType, vai facilitar a vida de muita gente. A ideia é que você consiga alterar nas fontes suportadas (identificadas com um ícone com as letras VAR no painel) vários atributos como espessura, largura, inclinação, entre outros. Ou seja, você terá centenas de opções de fontes em uma só, usando controles deslizantes no painel de propriedades.

Por exemplo, se um cliente solicitar a você que insira uma fonte mais espaçada ou mais fina em determinado material, ou invés de procurar por outra opção, você pode literalmente editar a fonte que já está sendo utilizada.

5. Nova Caneta de Curvatura (Curvature Pen Tool)

Essa nova ferramenta presente no grupo de ferramentas de curvatura deve ajudar a vida de muita gente que trabalha com formas e contornos. Você pode criar segmentos de curva com linhas retas e curvas suaves, com bastante facilidade. Além disso também é possível editar os pontos, remover e adicionar pontos de uma forma sem precisar trocar de ferramenta.

Eu testei um pouco essa ferramenta e ela facilita bastante o traço e contorno de linhas, facilitando a criação de formas e linhas bem simétricas e suaves.

Outras novidades extras

O Photoshop CC 2018 veio cheio de novidades incríveis, eu listei apenas as 5 que mais me agradaram pessoalmente. Entretanto, a lista de atualizações é grande e bem animadora. Agora, por exemplo, é possível copiar e colar layers usando o comando copiar e colar, importando todos os atributos do layer. Aliás, essa função ficou especialmente melhor quando se quer copiar de um documento para outro. Ao redimensionar imagens, os detalhes são preservados graças ao aumento assistido por um algoritmo de Inteligência Artificial.

Outra coisa bacana implementada é a melhoria da biblioteca de pincéis. Agora, você pode trabalhar com presets de pincéis organizando-os em grupos, e se você importar presets de pincéis, eles entram na biblioteca como pincéis mesmo. Algo bem interessante principalmente para os mais novatos no software é o “Learn Panel”, em português, o painel Saiba Mais. Esse painel apresenta vários tutoriais sobre ferramentas e conceitos dentro do Photoshop, que são guias passo-a-passo bem explicativos.

Confira o resumo completo da Adobe de todas as novas funcionalidades do Photoshop (em inglês).

Vídeos de novidades pela Adobe:

Você gostou das novidades do Photoshop? Teve alguma que você estava esperando muito e finalmente saiu? Deixe aqui nos comentários!

Like what you read? Give Marcelo Dantas a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.