8 Habilidades Necessárias para Trabalhar em UX/UI Design

Aela.io
Aela.io
Oct 21 · 7 min read

Neste artigo, vamos listar 8 habilidades técnicas e soft skills necessárias que um profissional precisa ter ou desenvolver para trabalhar em UX/UI Design.


Você deseja migrar para UX/UI Design?

Durante a semana do dia 28/11 a 08/12 acontecerá o último Workshop desse ano “Migrando para Product Design (UX/UI)”. 100% Online e Gratuito!

Participe e descubra os passos necessários para decolar sua carreira e conheça as diversas oportunidades no mercado nacional e internacional. Inscreva-se aqui: bit.ly/migrandouxui


A área de UI/UX Design ainda gera grandes dúvidas. E uma das maiores dúvidas são quais habilidades que um profissional de UX deve possuir ou desenvolver para garantir um ótimo posicionamento no mercado.

O 2019 Product Design Hiring Report, produzido pela Invision com base nas respostas de 1.635 Product Designers, estudantes e responsáveis por recrutamento na área, listou algumas das principais soft skills necessárias em um profissional da área.

Segundo o estudo, as três habilidades mais importantes são: colaboração e trabalho em equipe, comunicação e empatia.

Top soft skills necessárias em Product Design, de acordo com a Invision
Top soft skills necessárias em Product Design, de acordo com a Invision
https://www.invisionapp.com/hiring-report
Top soft skills necessárias em Product Design, de acordo com o 2019 Product Design Hiring Report da Invision

Nesse artigo vamos listar e explicar outras habilidades técnicas e soft skills comumente necessárias para trabalhar em UX/UI Design, que temos visto que as melhores empresas, tanto do mercado nacional como internacional, tem buscado nos profissionais.

Confira nesse artigo os Principais Insights da área de Product Design feito pela Invision

1. Habilidades de Comunicação

O UX Designer, Product Designer, Designer de Interação, entre outras nomenclaturas é um profissional que vai sempre trabalhar em equipe. Isso significa não só com outros Designers, mas com outras áreas da empresa. Algumas das diferentes áreas com quem o profissional irá se comunicar são:

  • Designers em outros cargos;
  • Marketing e vendas;
  • Desenvolvedores e programadores;
  • Gerentes de Projetos;
  • Diretores da empresa;
  • Investidores;
  • Usuários de seu produto/serviço final;
  • Cliente que encomendou o projeto, no caso de freelancer.

Para isso, ele precisa desenvolver uma ótima comunicação e manter uma boa relação com todos.

A boa comunicação é essencial e gera diversos benefícios, como:

  • Capacidade de transmitir claramente suas ideias;
  • Boas apresentações de relatórios e projetos;
  • Melhores resultados em entrevistas;
  • Autopromoção para conquistar clientes;
  • Melhor entendimento e entrosamento com outros membros da equipe;
  • Desenvolvimento de produtos/serviços mais assertivos;
  • Agilidade no desenvolvimento dos projetos;
  • Diminuição de erros devido a falhas de comunicação.
If you use this photo, I would be very appreciative if you would please credit in the caption or meta to "www.distel.co".
If you use this photo, I would be very appreciative if you would please credit in the caption or meta to "www.distel.co".

2. Habilidades de Pesquisas e Analíticas

O UX Designer trabalha muito próximo do usuário final desde o início do projeto. Uma das primeiras coisas que o profissional deve fazer é realizar pesquisas com um grupo de pessoas para entender as principais dores e necessidades delas em relação a algum assunto.

Através dessas pesquisas com usuários, o UX Designer define o problema que irá solucionar, começando então a realizar novas pesquisas, dessa vez para desenvolver uma persona assertiva para o seu projeto.

Mais para frente, o UX Designer precisará começar a testar o seu produto para saber se está funcionando bem e se está resolvendo, de fato, um problema de seu usuário. Testes de usabilidade são essenciais para mensurar resultados e verificar o que pode ser melhorado antes do produto ser entregue aos usuários, preferencialmente. Mas também podem ser realizados após o lançamento do produto visando encontrar possibilidades de melhorias.

Assim, os profissionais trabalham próximos de ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, para gerar melhores insights. Com os dados sobre o usuário final, obtidos no início do projeto, e dados sobre o produto, obtidos através de testes de usabilidade, é possível desenvolver um produto/serviço final mais assertivo e aprimorar a jornada com base nestas informações.

Mesmo que o Designer não tenha conhecimento para analisar os dados ele mesmo, é importante que ele tenha pelo menos um conhecimento geral sobre pesquisas e ferramentas utilizadas.

Confira as principais informações sobre testes de usuários e sua importância para projetos de UX Design

Top habilidades técnicas necessárias em Product Design, de acordo com o 2019 Product Design Hiring Report da Invision
Top habilidades técnicas necessárias em Product Design, de acordo com o 2019 Product Design Hiring Report da Invision
https://www.invisionapp.com/hiring-report
Top habilidades técnicas necessárias em Product Design, de acordo com o 2019 Product Design Hiring Report da Invision

3. Habilidades do Design Visual

Saber fazer Design Visual não é essencial em todas as vertentes do UX, como em UX Research. No entanto, UX e Design Visual andam lado a lado, sendo muitas vezes confundidos e colocados no mesmo grupo.

Nem todo UX Designer é especialista em Design Visual, mas ter conhecimentos básicos pode ser muito útil quando se trabalha com produtos digitais.

É importante também que todo Designer Visual tenha uma boa base das metodologias de UX, pois de outra forma é comum ver o usuário e suas necessidades sendo deixadas de fora, com todo o visual sendo criado com base em opiniões e gostos pessoais.

Alguns dos conhecimentos básicos que você precisa ter são:

  • Regras de tipografia;
  • Teoria das cores;
  • Hierarquia visual;
  • Princípios de usabilidade e heurísticas.

Confira as 10 heurísticas de Nielsen para melhorar a usabilidade de suas interfaces

4. Empatia

O UX Designer, assim como os diferentes cargos relacionados a UX, tem como objetivo a satisfação do usuário final. Para isso, o profissional precisa ter empatia, para se colocar na posição do outro e entender suas dores e necessidades e desenvolver algo que será de fato relevante para o usuário.

A empatia é essencial para o UX/UI Designer. Todo o seu trabalho é voltado para solucionar problemas de pessoas reais, portanto o profissional precisa constantemente se lembrar disso para não cair no erro comum levantar hipóteses irreais e criar soluções ineficazes!

5. Conhecimentos de Programação e Gerenciamento de Projetos

É muito comum a equipe de UX Design trabalhar próxima de equipes de desenvolvedores. Assim, ter um conhecimento básico em programação pode ajudar na comunicação entre os dois times. Porém, não é função do UX Designer saber programar.

Saber sobre HTML, CSS e JavaScript pode ser útil na criação de protótipos, design de interação e na própria agilidade e assertividade do projeto, já que a equipe de Designer estará alinhada com a equipe de programação.

De acordo com pesquisa feita pela Invision, 72% dos Product Designers entrevistados afirmaram possuir alguma experiência com codificação. Além disso, 40% dos entrevistados acreditam que ter essa experiência os tornam mais atrativos para os recrutadores.

Igualmente, possuir habilidades de Gerenciamento de Projetos pode ser útil ao UX Designer que deseja se tornar Lead. Com estas habilidades, o profissional consegue:

  • Planejar e executar um projeto;
  • Incorporar o fluxo do UX ao processo de desenvolvimento do projeto;
  • Aplicar a metodologia Agile durante as etapas do projeto.

Mas de verdade, UX Designers precisam saber programar? Descubra neste artigo!

6. Mentalidade Estratégica

Cada vez mais as empresas têm reconhecido a importância de utilizar o Design na experiência do usuário e seus impactos no crescimento de negócios.

Empresas de sucesso valorizam um Designer que pensa holísticamente e consegue entender as necessidades de negócio.

Essa combinação de habilidades (Design + Business) é essencial para atuar em empresas maiores, interagir com a equipe, desenvolver soluções mais rentáveis e ainda se destacar na empresa.

Business Design: por que é importante você saber sobre negócios?

7. Pensamento Crítico e Humildade

Um bom Designer precisa ser capaz de diferenciar o que parece ser bom e o que é realmente bom. Isso pode ser a diferença entre um produto mediano e um incrível e de sucesso.

Possuir pensamento crítico ajuda o profissional a realizar pesquisas para os diversos projetos de UX/UI que fará ao longo de sua carreira e também a filtrar opiniões e sugestões de pessoas ao projeto.

Além disso, um bom Designer precisa ser capaz de ouvir críticas e aplicar as sugestões recebidas em seu projeto. Ter humildade para desapegar de suas próprias ideias e aceitar ideias alheias é essencial.

8. Curiosidade

Uma outra soft skill essencial para uma carreira em Design é curiosidade. As áreas que apresentamos previamente são ainda recentes e por isso estão em constante desenvolvimento e processo de mudanças.

Ter curiosidade é fundamental para o Designer se manter no topo e explorar novas maneiras de solucionar problemas.

De acordo com os recrutadores entrevistados pela Invision no 2019 Product Design Hiring Report, a melhor maneira de se destacar e conquistar uma posição em UX é combinar habilidades técnicas com soft skills. 98% desses recrutadores acreditam que os Designers precisam saber trabalhar em equipe para solucionar problemas de forma eficiente.

Confira 5 soft skills para fazer a diferença como Designer

Para você se tornar um profissional de destaque em UX/UI Design, é fundamental que você se dedique muito, aprimore suas soft skills e habilidades técnicas. Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor as principais habilidades que você precisa desenvolver, ou aprimorar.

E lembre-se que o estudo deve ser contínuo, não só inicialmente para conquistar uma primeira oportunidade em UX Desing. Como a área está em constante desenvolvimento, é preciso se manter atualizado quanto as principais tendências e habilidades necessárias — o que não era importante hoje pode ser amanhã!

Caso queira migrar para UX/UI Design ou se atualizar mas não sabe como, entre em contato conosco através de um de nossos canais: contact@aela.io, instagram ou linkedin.



Aela.io

Written by

Aela.io

Design, Interaction e UX. Com muito de tecnologia e foco internacional.

Aela.io

Aela.io

Design, Interaction e UX. Com muito de tecnologia e foco internacional.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade