Aela Starting Up 2018

No mês de Janeiro, a equipe do Aela participou do Evento StartUp 2018, realizado pela Enterprise Nation, que aconteceu na Queen Mary University, em Londres.

A Enterprise Nation nasceu em 2005 com a missão de expandir a sociedade empresarial no Reino Unido, ajudando a todos que desejam começar, desenvolver/gerenciar e crescer seus negócios. O grupo oferece suporte com experts — online e offline, uma comunidade de empreendedores e um local específico para networking chamado Enterprise Nation Marketplace, onde os membros podem encontrar clientes, fornecedores, mentores, outros empresários e jornalistas, etc. Além disso, eles possuem parcerias com eventos ligados ao empreendedorismo e os membros podem participar desses com descontos especiais.

O que nos chamou atenção como brasileiros e empreendedores é o custo de todos esses serviços: por somente 3 / 5 libras por mês o empreendedor tem acesso a todos esses serviços mencionados e mais alguns. Nós não estamos acostumados a tanta entrega e por um valor tão baixo (cerca de R$ 13 a 21,50 por mês).

E ainda, desde 2015 eles iniciam o ano com um grande evento, chamado StartUp. Esse é um evento para todos que já estão empreendendo e desejam melhorar seus conhecimentos e habilidades, assim como para aqueles que desejam inicial nesse mundo dos negócios.

O valor para participar do evento foi de somente £10, o que nos surpreendeu novamente por ser realmente inclusivo e acessível a todos que desejam saber mais sobre empreendedorismo e querem lançar ou crescer seu negócio.

O evento foi muito completo, bem organizado e contava com vários ambientes diferentes, nos quais você participava de palestras voltadas para o momento do seu negócio e seus interesses, tais como:

  • Ambiente Keynotes: um ambiente de histórias inspiradoras de empreendedores, e onde você poderia receber de consultores especialistas conselhos individuais sobre sua empresa ou ideia de negócio — era só aparecer por lá. Exemplo: John Treharne fundador da The Gym Group, pioneiro no setor de low-cost gym. O grupo faturou em 2016 73,5 milhões de libras com 91 unidades em UK;
  • Ambiente How to grow your business on facebook and Instagram: onde experts contam como crescer seu negócio nessas duas redes sociais de influência;
  • Ambiente Build a Brand: com palestras sobre Como construir uma marca com um orçamento reduzido, Porque uma marca é mais do que um logo, entre outras;
  • Ambiente Show me the Money: onde você encontrava dicas de como levantar e gerenciar fundos;
  • Ambiente Youth Enterprise Zone: Onde você poderia ouvir sobre os empreendedores de amanhã, com palestras sobre: Como ser a próxima Big Thing e outras visando incentivar e educar a próxima geração de empreendedores de UK.

Haviam outras palestras também interessantíssimas, mas infelizmente ainda não inventaram uma maneira de se estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, então a equipe Aela se focou em dois ambientes que achou mais essencial para o momento da empresa.

Foi possível conferir as palestras Digital Stage e Building an online Business, onde pudemos ouvir o case de sucesso da Pip & Nut e como sua fundadora transformou sua paixão por corrida e nutrição em um negócio dos sonhos. Ou ainda, James Chetwode, co-fundador da CompassVideo, falando como contar grandes histórias digital.

Sugestão de livros sobre Storytelling por James Chetwode, co-fundador da CompassVideo.

Tivemos, também, valiosas dicas de assuntos mais técnicos como 7 passos essenciais em SEO, ou ainda Como tornar Website browsers em clientes, com Irene Moore, diretora da DM London, e ex PR e Gerente de Comunicação Digital da Loreal.

Além disso, o evento foi uma grande e excelente oportunidade de se conectar com a comunidade empreendedora de UK, já que lá encontramos e fizemos contatos com diversos empresários que estão nessa empreitada há vários anos, além, é claro, de ter conhecido esse trabalho maravilhoso da Enterprise Nation e poder ficar ligado nos próximos eventos deles, já que esse primeiro valeu muito a pena!