Google e as 5 lições do filme Os Estagiários

Esse final de semana me peguei assistindo novamente ao filme “Os Estagiários” e me fez lembrar de um post que fiz no passado, em outro blog, e achei relevante trazer para o Choco, para que possamos refletir e debater sobre o assunto.

Google garante a diversão, mas também MUITO aprendizado.

Que tal se distrair um pouco e assistir a dois malucos quarentões, totalmente desatualizados no mundo da tecnologia, e que após serem demitidos resolvem começar um programa de estágio no Google. O filme apresenta um pouco da “vida no Google” e as novas tecnologias, e com certeza será muito engraçado assistir a Owen Wilson e Vince Vaugn nessa “comédia startupeira”.

O filme conta a história de dois malucos quarentões, totalmente desatualizados no mundo da tecnologia, trabalhando como estagiários no Google, tentando se adaptar a um mundo extremamente tecnológico, que vai desde carros autônomos a óculos inteligentes, ambos desenvolvidos pelo Google. Eles são demitidos de seus empregos simplesmente por não serem mais úteis e estarem desatualizados das tecnologias da atualidade. Ironicamente, eles decidem se candidatar a uma vaga de estágio na gigante das buscas, a Google.

Vamos a minha opinião sobre o filme (SPOILERS) e as lições que podemos tirar

O filme da muitas lições importantes para quem quer ser um empreendedor de sucesso e ter sua startup, mas mais do que isso, ele da diversas lições para todas as pessoas, principalmente aquelas que acham que não podem aprender algo, que se colocam para baixo toda hora, que acham que estão velhos, que acham que algo é impossível, etc. O filme é muito mais um coach de superação e determinação, do que comédia (mas tem suas partes engraçadas).

1. Você é possível de realizar tudo, a única coisa que te impede de realizar alguma coisa é você mesmo, então vai lá e faz!

Eles entram sem saber nada, e são “esmagados” por outros estagiários, que estão competindo pela vaga. Até que eles tomam a frente de seu grupo de estagiários (e começam a ensinar sobre LIDERANÇA e TRABALHO EM EQUIPE) e começam a mudar as coisas. Conseguem realizar uma integração com a equipe, tornando todos mais fortes e totamente unidos e determinados em conseguir cumprir as metas juntos, focando em um objetivo maior, o emprego no Google.

Se você está tendo problemas para integrar sua equipe, para trabalhar junto, recomendo que leve todos para assistir a esse filme juntos, e depois tentem mudar a postura. Uma startup precisa de uma equipe TOTALMENTE UNIDA, principalmente no início quando são poucas pessoas e esse fator será determinante para o resultado positivo ou a morte da empresa.

2. A união da equipe é primordial para o sucesso de sua startup.

Em um determinado momento do filme, os grupos de estagiários são desafiados a criar um app para o Play e o melhor (com mais downloads) iria ganhar essa prova. Todos os grupos ficaram focados em criar soluções e apps incríveis, realizando brainstorm, escrevendo tudo em quadros brancos, tentando pensar como criar um novo app que possa ser interessante para o portfolio do Google. Nesse momento os “dois grandes estagiários” começam a dar ideias idiotas para o restante do grupo (pois ele dava a ideia de criar um app igual ao Instagram, sem saber que já existia), depois de muita perda de tempo, eles conseguiram fazer com que o grupo fosse para fora do prédio, indo realizar coisas pela cidade… acabam em um club de strip, bebem muito, fazem a festa e no final ainda entram todos em uma briga … bom o resultado dessa loucura toda é que terminaram a noite sentados em um banco, conversando depois da noite louca que tiveram. O lado positivo é que conseguiram de fato uma união forte com a equipe e criar um elo de amizade entre todos, e durante essa conversa um deles teve um problema, e outro se tocou que ali estava a ideia deles para o app. O app era simples de ser programado, mas era uma ótima ideia (foi programado em 30min no ônibus enquanto voltavam para o prédio do Google)… preciso falar que eles ganharam com maior quantidade de downloads?

3. Não fique trancado no escritório, saia, viva, converse com pessoas. A grande ideia não vai aparecer entre quatro paredes.

Quando estavam em um outro exercício, um dos estagiários precisou estudar MUITO para conseguir realizar o suporte técnico das ferramentas do Google (por telefone), e um funcionário estranho, que vivia isolado e foi menosprezado por outros estagiários estava ajudando ele a estudar, e ensinou tudo (os estagiários trataram ele bem em outro momento do filme, e agora ele estava sendo legal também). Infelizmente, por ficar muito nervoso, esse estagiário não lembrou de ligar a gravação no início da prova e por mais que tivesse feito tudo certo, não tinha gravado, e a regra da prova era gravar… com isso foi desclassificado.

Ele, muito chateado, conversou com a equipe e falou que ele estava atrapalhando, largou o grupo e voltou para sua pequena cidade (voltando a trabalhar como vendedor).

A última prova, era de venda, o ponto mais forte do estagiário que desistiu. O grupo fez de tudo para ele ficar, e o outro estagiário foi buscar ele e fez ele voltar. Nessa última prova, ele realizou a maior venda entre todos os grupos, e mais que isso, realizou uma venda que o Google estava tentando a muito tempo e não conseguia.

4. Problemas vão acontecer, você vai falhar, muitas vezes, mas nunca desista! Descubra seus pontos fortes e pontos fracos.

Lembram do cara estranho que ajudou ele a estudar? Era um grande diretor do Google, e no momento final foi um dos que defendeu a escolha do grupo deles como ganhador. E por mais que outro grupo tenha feito mais pontos, os gerentes do programa escolharam eles simplesmente por terem visto todo o trabalho em equipe que fizeram, toda a liderança que partiu deles e principalmente a determinação que tiveram para aprender e superar os outros (eles que não sabiam nada e chegaram a aprender um pouco de programação).

5. Não seja um babaca.

E você, o que achou do filme? Quais pontos foram destaques para você? Deixe sua opinião no box de comentário !

abraço!

android_cameo_internship_720

http://www.theinternshipmovie.com/
 Gênero: Comédia
 Diretor: Shaw Levy
 Elenco: Vince Vaugn/Owen Wilson/Rose Byrne
 Duração: 122 Min

Like what you read? Give Felipe Melo Guimarães a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.