O futuro do design de interface

Costumo receber muitas perguntas sobre como está hoje a área de design de interface (ou todos os outros nomes e variações), principalmente depois que divulguei que montei um Bootcamp focado em interface, o Master Interface Design.

E me vejo repetindo toda semana “Design de interface hoje é a área que mais tem vaga, e no futuro terá ainda mais”, e por isso resolvi escrever esse artigo sobre esse assunto.

Como esse é um assunto que continua em alta ainda hoje (Abril/2018), resolvi fazer uma Live "5 pontos principais que me fizeram ter um ótimo posicionamento no mercado de Product Design (UX/UI)". Confere lá: https://www.facebook.com/aelacast/videos/2009598999358627/
https://br.fotolia.com/id/112387748 © sdecoret / 112387748 / Fotolia

https://br.fotolia.com/id/112387748 © sdecoret / 112387748 / Fotolia

O desenvolvimento da área de design de interface

Quando comecei a trabalhar com design, atuava com ilustração e computação gráfica, até que começaram a me pedir alguns sites e fui estudando para começar a criar alguns.

Não lembro exatamente, mas meu primeiro site para cliente foi há uns 10 anos atrás, e naquela época não tínhamos ainda muita tecnologia e inovações. Basicamente criávamos o site, focando em divulgar o produto ou a empresa, e estava pronto.

Não tinha isso de ser responsivo, de focar em mobile, ou tablet … app? Esquece … estamos falando de sites feitos em 640px, e quando mais moderninhos se trabalhava com 800x600.

Mas vamos parar rapidamente para refletir, o que são 10 anos? Parece muito tempo, não? Mas você provavelmente percebeu como passou rápido os últimos 10 anos e a quantidade de evolução tecnológica que tivemos nesse tempo.

Hoje tem grande chance de você estar lendo esse artigo em um celular Android ou Apple, cheio de recursos, e ao mesmo tempo acompanhando as milhões de mensagens no whatsapp, inbox do Facebook, notificações do Instagram … e ainda tem chance de vibrar o seu relógio e você parar de ler esse artigo para verificar sobre algum novo email que recebeu.

A área de design de interface se desenvolveu muito nessa última década, e com isso tivemos uma segmentação de áreas e de especialidades na profissão.

Talvez você saiba que estou fora do Brasil há quase 1 ano (escrevo esse artigo em Junho de 2016), ainda pouco tempo, e na época que eu estava no Brasil era claro como havia muitas vagas para os ótimos profissionais de design de interface, e a maioria dos meus amigos designers que atuam com essa área estavam crescendo cada vez mais, ano a ano.

Hoje, fora do Brasil, vejo que está ainda mais forte, e tem muito mais vagas. Aqui pela Europa, a busca por ótimos designers de interface é gigantesca! E não estou falando de 1 país apenas, vi isso na Irlanda, Alemanha, Austria, República Tcheca, Londres, Holanda, e tenho certeza que em outros também está assim.

Tenho visto que muitos novos profissionais se sentem perdidos ao decidir estudar sobre design de interface, e sempre me perguntam: “Por onde eu começo?” E de fato essa pergunta é muito complexa, e depende dos seus interesses.

Cada vez mais se fala sobre a importância do designer de interface que também sabe html, e provavelmente você já leu sobre isso e andou preocupado. Mas será que é isso mesmo? Será que todo designer de interface precisa saber html, css, javascript … E a resposta é NÃO, necessáriamente. E esse tempo aqui na Europa deixou isso ainda mais claro para mim.

Se você quer atuar com design de interface, terá que pensar em qual linha profissional você deseja seguir, e hoje tem alguns caminhos bem diferentes.

https://br.fotolia.com/id/90942951 © mileswork / 90942951 / Fotolia

https://br.fotolia.com/id/90942951 © mileswork / 90942951 / Fotolia

Possíveis caminhos da área de design de interface

  1. Você gosta muito da área de web, e quer atuar como webdesigner? Desenvolvendo diversos sites responsivos, que funcionam perfeitamente em vários dispositivos, mas principalmente celular, tablet e computadores? (comece a se preocupar com as smartTVs!) Então, seria sim recomendável que além de ser ótimo com layouts, você saiba um pouco de front-end, e melhor ainda se você conseguir colocar em html todas as suas criações. Além de claro, ser importante estudar, sempre que possível, sobre experiência do usuário e marketing digital, para entender como construir interfaces mais interessantes para seus usuários, e com maiores conversões.
  2. Talvez você tenha maior interesse pelos aplicativos dos dispositivos móveis? Nesse caso você não precisa, e não deve estudar sobre html, na verdade você irá precisar estudar sobre vários outros assuntos e não terá muito tempo para acompanhar as evoluções da programação web.

Existem outros caminhos, mas vou focar apenas nesses dois e vamos então voltar a falar sobre o mercado de trabalho.

No Brasil, é muito fácil você encontrar diversas vagas em ótimas empresas para o profissional do caminho 1, principalmente se a gente focar no mercado paulista (sim, infelizmente a maioria das vagas e das ótimas empresas são em São Paulo, e foi por isso que cheguei a me mudar do RJ para trabalhar na equipe da UOL, antes de vir para a Europa).

Mas aqui na Europa e em outros países como EUA, Canadá, Nova Zelândia, Austrália … Está cada vez maior a busca por profissionais de alta qualidade do caminho 2, e tenho certeza que daqui há não muito tempo essa busca irá acontecer também no Brasil.

Chegamos em um caminho sem volta, hoje temos milhares de apps no celular, relógio, computador, notebook, tablet, smarttv…., e a todo momento surgem novos pequenos produtos que usam interfaces digitais.

E tudo irá se ampliar cada vez mais e mais, principalmente quando os estudos de Internet das Coisas começarem a evoluir pesado, e você tiver em casa diversos aparelhos assim. Quando isso acontecer, você terá interface em praticamente TUDO na sua casa, na rua, e em todos os lugares que passar.

Assustado? Lembrando de Minority Report? A verdade é que muitas coisas que foram colocadas nesse filme de 2002, como algo do futuro, nós temos hoje como coisas normais (vídeo conferencia, tela touch, entre outras).

https://br.fotolia.com/id/99275609 © lassedesignen / 99275609 / Fotolia

https://br.fotolia.com/id/99275609 © lassedesignen / 99275609 / Fotolia

Na minha opinião, o designer que hoje escolher se focar no caminho 2, e evoluir fortemente nos estudos e testes de possibilidades futuras, terá um mercado incrível nos próximos anos. E falo de mercado tanto nacional quanto internacional, mas principalmente este último, que está borbulhando.

E ai, você já está se preparando para as oportunidades desse mercado? O que você tem feito? Me conta um pouco nos comentários, e vamos conversar :)