O que é o bootcamp Master Interface Design?

Recebo essa pergunta diversas vezes por semana, então resolvi escrever esse texto detalhando todos os pontos do MID, pois talvez você também esteja se perguntando como funciona.


Primeiro gostaria de deixar claro que o bootcamp MID é 100% online e com foco em colocar nossos alunos no mercado de trabalho.

Aela é uma empresa de Londres, pois eu e o Jônatas, os 2 professores e mentores principais, moramos na Europa.

Estruturamos o MID para que todos tivessem um ótimo aproveitamento de forma totalmente online e no ritmo de cada aluno, pois entendemos que cada um está em momentos diferentes na vida e para um melhor desenvolvimento nos estudos é necessário que a pessoa siga em seu próprio ritmo. Já temos diversos resultados muito bacanas de alunos que migraram para UX/UI Design e conseguiram emprego na área, vou detalhar mais durante esse texto.

O que me levou a criar o MID?

Sou designer com 10 anos de experiência profissional e tive que batalhar muito, por conta própria, para conseguir minha posição no mercado internacional.

Quando comecei a faculdade de design, eu estava com 20 anos e trabalhava no banco Bradesco. Minha rotina era intensa, pois eu gastava apenas com trânsito no Rio de Janeiro, no total 5 horas por dia para ir de Vila Valqueire para Madureira e depois para a faculdade na Lagoa. Quem mora ou conhece essas áreas do Rio sabe o que estou falando.

Meu salário ia praticamente todo nos estudos e me sobrava tempo apenas das 23:30 até umas 03:00 para estudar mais sobre design e entrar na área o quanto antes. Eu ainda lembro muito bem como era cada momento do meu dia nessa época…

Ao longo desses 10 anos na profissão, tive diversos momentos e muitos aprendizados. Fui freelancer por muitos anos, fui empreendedor por quase 5 anos (tive minha própria agencia no RJ)… estudei em diversos cursos online, participei de eventos, li muitos livros… basicamente eu sempre tirava parte do meu ganho mensal para investir nos meus estudos, mesmo quando eu ganhava R$ 400, no primeiro estágio de design.

Estudar design no RJ não era fácil, os conteúdos mais atuais saiam primeiro fora do Brasil, e quando algum livro era traduzido para português e se tornava lançamento nas principais livrarias, ele já estava no mínimo 2 anos atrasado em relação ao mercado internacional. Isso me levou a buscar conteúdos em inglês na internet, e a comprar livros de fora do Brasil pela Amazon (muitos livros).

Hoje, 10 anos depois, eu tenho a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais na Europa, atuar em projetos interessantes e participar de cursos online da IDEO e da UX Conference da Nielsen Norman Group.

Me tornei certificado em UX pela NN/g. Mas isso era algo que minha própria família achava impossível e me dizia para parar de sonhar, pois nós não tínhamos dinheiro para bancar essas coisas.

Ainda bem que eu sempre acreditei que tinha todas as possibilidades de conseguir mais oportunidades, de crescer, e nunca aceitei pessoas me dizendo "isso não é para você".

Eu não tenho passaporte europeu, e moro legalmente na Europa há quase 3 anos (e não tenho visto de trabalho vinculado a empresa até o momento).

Mas para que estou te contanto isso? Para que você possa entender o motivo de eu criar o MID. Desde o início eu simplesmente não aceitava que o acesso a educação de qualidade no Brasil precisava ser limitado.

Meu objetivo com o MID e Aela é simples. Criar a melhor metodologia online para que qualquer pessoa interessada de verdade, que estude firme, consiga se tornar um talento na área de interaction design a nível internacional e tenha sua posição no mercado de trabalho (ponto).

Quem são os principais professores e mentores do MID?

Jônatas Vieira é meu sócio na Aela e principal mentor do Master Interface Design. Eu não o convidei para me ajudar nessa missão porque ele era meu amigo, eu o convidei porque ele é um designer incrível com uma história de sucesso e que fez sua trajetória de Ribeirão Preto para o mercado internacional. Hoje, ele está na equipe de uma ótima consultoria de inovação em Londres, graças ao visto de Talento Excepcional que conseguiu em UK, sem contar que também recebeu o visto de Residente Permanente no Canadá, tudo graças ao seu trabalho como designer.

Mentores:

Felipe Melo Guimarães — Sr. UX Designer

Felipe Melo Guimarães

Designer com 10 anos de experiência profissional e certificado em UX pela Nielsen Norman Group, com especialização em UX Management. Está morando na Europa desde 2015 e é UX Lead na Salsita Software em Praga (República Tcheca), além de designer freelance da Toptal, São Francisco. Já participou de projetos para enterprises, médias empresas e startups, como CEMEX, UOL, Band TV, Multiplan, EDOOLS, ByteGain, Coca-cola Clothing, Triton, Tufi Duek, Colcci, Aviator e outras. É professor desde 2008, e tem como missão ajudar designers a se tornarem talentos. Assim, decidiu fundar a Aela.io, após dedicar os últimos anos a ajudar designers a conhecerem as oportunidades internacionais e a se prapararem tecnicamente para esse mercado.

Jônatas Vieira — Sr. UI Designer

Jônatas Vieira

UI, UX & Visual Designer desde 2006, certificado em UX com especialização em Mobile pelo Nielsen Norman Group. Realizou projetos para diversos países como Canadá, EUA, Rússia e UK. Já atendeu marcas como McDonald’s, Tom Ford, Omega Watches e diversas startups. Atualmente é Senior UI Designer na Aiimi em Londres, Senior UX/UI Designer na Toptal São Francisco e Co-Founder da Aela.io. Como designer, conquistou os vistos de residência no Canadá e em UK (mas acabou gostando mais de morar em Londres).


Como funciona o Master Interface Design?

O bootcamp MID é totalmente online, utilizando uma plataforma para facilitar seus estudos em cada nível, com aulas em vídeos, textos complementares, aulas ao vivo, entrevistas com profissionais e mentoria para você realizar os trabalhos do curso.

Em cada nível, você irá desenvolver um trabalho completo, tendo ao final um portfolio pronto para te colocar no mercado de trabalho. Na verdade, diversos alunos nossos já conseguiram ótimos empregos com os projetos até o Nível 3, sendo que o curso completo abrange 9 níveis.

Plataforma de estudos da Aela
Plataforma de mentoria de projetos do Master Interface Design

O Israel, mesmo, é um dos alunos que pouco tempo depois de iniciar os estudos (6 meses), conseguiu migrar de design gráfico para a área de produtos digitais. O mais interessante é que ele conseguiu isso em Portugal, poucos meses depois de mudar do Brasil e estando apenas com trabalhos do Nível 0 e 1 do bootcamp.

Fizemos uma entrevista com ele em Londres, e recomendo que você assista:

Temos muito orgulho dos resultados que nossos alunos vem conseguindo e isso só nos dá mais energia para seguir investindo cada vez mais no bootcamp MID!

Vou listar aqui (apenas) alguns alunos e seus trabalhos para você conhecer:

Erika Lima — Migrou do Design Gráfico para área de produtos digitais, e conseguiu uma vaga como jr. UX Designer na TOTVS em SP. Portfolio com trabalhos do MID e nossa mentoria: https://erikalima.design/index.html

Felipe Borges — Migrou do design gráfico para área de produtos digitais e em poucos meses conseguiu 4 ofertas de emprego em SP. Vale a pena ler a entrevista que ele fez com a gente: https://medium.com/aela/entrevista-com-felipe-borges-d3225d4b45b8

Jey Castro — Conseguiu diversas oportunidades e uma ótima vaga na Raízen após alguns meses de dedicação ao MID.

Fábia Coelho— Migrou do Design gráfico e conseguiu iniciar na área de UX/UI na Pet Nativa em São Paulo.

Alguns trabalhos de outros alunos:

Bárbara Niriz — Nível 2 do MID: https://www.behance.net/gallery/60102935/UX-Case-Studies-Wikipedia-redesign & https://www.behance.net/gallery/62133183/UI-Case-Study-Wikipedia-redesign

Amanda Damasceno — Nível 2 do MID: https://drive.google.com/file/d/1IgP4PRbeqAzJ-YzheahWCwP14rXB61bb/view Nível 3 do MID: https://drive.google.com/file/d/1FgrH5LXsdssGUGftykDSpSVCueyG3wjm/view


O MID não é um curso para você completar em 3 dias, ou 1 mês. Não é um curso rápido que você encontra aos montes na internet. Também não é um curso onde você apenas assiste aulas e se vira.

O bootcamp da Aela é uma comunidade, onde acompanhamos de perto TODOS os alunos e ajudamos em cada etapa da evolução.

Para concluir todo o curso você poderá levar de 1 a 3 anos, mas a velocidade não é o que importa. O importante é o quanto você aprende e continua aprendendo a cada semana, para que consiga sua primeira vaga no mercado de trabalho e depois consiga seguir evoluindo com a comunidade.

O MID conta com os seguintes níveis, mas já aviso que o conteúdo é algo que estamos atualizando sempre que preciso, para garantir que você esteja aprendendo o conteúdo mais atualizado do mercado internacional … tanto que nós fomos o primeiro curso do Brasil e talvez do mundo, a migrar as aulas de interface do Photoshop para o Adobe XD (fizemos isso há bastante tempo atrás). Os alunos também tem suporte para utilizar Sketch ou outras ferramentas do mercado, mas decidimos pelo XD como ferramenta base por funcionar em Win e Mac - porém o foco é na teoria, e não em um software específico.

Níveis do MID:

Nível 0 — Iniciando
Esse nível inicial foi criado para quem não tem conhecimento prévio sobre design de interfaces. Você entenderá sobre a necessidade, objetivos e funções da profissão, aqui estudaremos a teoria, o que o mercado procura e o que você precisará para se tornar um profissional a nível internacional.

Nível 1 — Primeira prática de Projeto Web
Nesse nível, iremos simular na prática o fluxo de trabalho normal de uma empresa criando nosso primeiro projeto web, juntos, do zero. Você entenderá como são as demandas, requisitos, objetivos de negócio e objetivos do usuário, e por fim, você terá seu primeiro projeto com nossa mentoria.

Nível 2 — UX -Experiência do Usuário
Nesse nível, iremos entender conceitos e processos fundamentais de UX. Ensinaremos sobre pesquisas, benchmarks, wireframes, além de te mostrar como trabalhar passo a passo para desenvolver um projeto focado na necessidade e experiência do usuário.

Nível 3 — Responsive Design
Hoje é fundamental pensar na interface levando em consideração todos os dispositivos. Entenderemos os fundamentos de responsividade, como trabalhar com grids, o que são breakpoints, além de aprender na prática como pensar e desenvolver projetos responsivos, da forma certa.

Nível 4 — iOS Mobile App Design
Designers de Interface hoje estão com um grande foco em aplicativos nativos mobile, principalmente em outros países. Para evoluir no mercado e estar um passo a frente é preciso dominar e acompanhar todas as novidades e atualizações da área.

Nesse nível, entenderemos os conceitos fundamentais para criação de aplicativos móveis para iOS, aprenderemos sobre guidelines, resoluções e tudo que você precisa saber para que, com a nossa mentoria, você crie do zero seu primeiro aplicativo para iOS.

Nível 5 — Android Mobile App Design
Nesse nível, entenderemos os conceitos do Google Material Design, aprenderemos sobre guidelines, resoluções, sistema métrico e tudo que você precisa saber para criar seu primeiro aplicativo Android.

Nível 6 — Apple Watch App Design
Nesse nível, aprenderemos os conceitos por trás do Apple Watch, entenderemos sobre seu guideline e possibilidades, criando durante o nível um projeto completo de app.

Nível 7 — Apple TV Interface Design
Nesse nível, aprenderemos sobre os princípios de design e guidelines para tvOS. Você estará apto a fazer seu primeiro aplicativo para Apple TV.

Nível 8 — IOT — Internet das Coisas
Nesse nível você entenderá o conceito, possibilidades e oportunidades que estão surgindo com a evolução das interfaces. Através de estudos de casos e projetos simulados você estará se preparando para o mercado do futuro.

Nível 9 — Projeto Final
Aqui, para finalizarmos, iremos trabalhar a fundo para que você desenvolva um projeto completo, abrangendo todas as etapas e processos estudados durante o curso. O objetivo nesse nível é garantir 100% do seu aprendizado, além de criar um super projeto para seu portfólio aumentando suas chances de destaque no mercado.


Matrículas no Bootcamp

Como expliquei nesse texto, nós trabalhamos com mentoria e acompanhamento próximo de cada aluno, por conta disso abrimos sempre poucas vagas e poucas vezes ao ano (em geral 2x). Nosso objetivo é qualidade em vez de quantidade, então buscamos abrir vagas para quem está realmente interessado em estudar e crescer no mercado.

Caso você esteja interessado, pode ser que no momento que você esteja lendo esse artigo, as inscrições estejam abertas ou talvez fechadas, mas neste último caso, você pode se cadastrar na lista de espera para a próxima abertura de vagas: masterinterfacedesign.com.br

Detalhes sobre valores, formas de pagamento, período de matrícula, quantidade de vagas, etc … são sempre divulgadas por email e no link anterior (se estivermos com vagas abertas).

Então é isso, se você estiver interessado de realmente estudar para crescer na área, será um prazer receber você em nossa comunidade.

Grande abraço,
Felipe

Like what you read? Give Felipe Melo Guimarães a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.