Master Interface Design (MID): Conheça Nossa Formação em UX e Product Design

Felipe Melo Guimarães
Aela
Published in
10 min readApr 6, 2018

Aqui eu te conto o que é o MID e como ele funciona!

Se você acompanha nossos conteúdos, seja aqui no Blog, nos emails ou nas redes sociais, provavelmente você já viu esse nome: Master Interface Design, ou simplesmente MID.

E claro, esse nome pode gerar muita dúvida e curiosidade, principalmente se você estiver me conhecendo e conhecendo a Aela agora.

Se este for o seu caso, e quer entender mais sobre como surgiu a ideia de criar o MID e como ele funciona, te convido a ler esse texto! E também, se você já conhece o MID e tem a curiosidade de conhecer essa história, fique muito à vontade!

Para começar, quero deixar claro que o MID é um programa de formação 100% online, criado e estruturado por mim, Felipe, e que tem como principal foco preparar e colocar nossos alunos e alunas no mercado de UX e Product Design.

Para isso, estruturei o MID para oferecer um excelente aproveitamento, de forma totalmente online, no ritmo de cada um.

Eu sei que cada um tem um ritmo e está em um momento diferente da vida. Por isso, é importante que um programa desse porte seja flexível o bastante para que cada um se desenvolva em uma velocidade confortável.

Do que adianta colocar uma pressão absurda, se você está estudando em paralelo ao seu trabalho de 8 horas — ou mais— diárias, não é?

E com essa flexibilidade, alinhada à nossa metodologia e aos meus conhecimentos e experiência, muitos alunos já tiveram resultados incríveis, conquistando oportunidades no Brasil e em diversos países como Irlanda, Canadá, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Reino Unido.

É muito gratificante ver que esses alunos, que estudaram no MID, conseguiram oportunidades em empresas gigantes como:

  • IBM
  • Meta
  • Uber
  • Toptal
  • Santander
  • Hotmart
  • Itaú
  • Nestlé
  • e muitas outras.

Mas antes de detalhar e contar a história de alguns desses alunos, deixa eu contar um pouco sobre a minha história. Pode ser?

Por que eu decidi criar o MID?

A minha história com Design começa lá no Rio de Janeiro, quando eu tinha os meus 20 anos de idade — numa época que não existiam Iphones ou aplicativos e a gente conseguia "sair" da internet apenas desligando o modem.

Eu tinha acabado de entrar na faculdade de Design, trabalhava no Banco Bradesco e, como você pode imaginar, a minha rotina era brava.

Quem já viveu sabe: conciliar o trabalho com os estudos é uma coisa muito muito difícil e cansativa…

Ainda mais quando se mora no Rio de Janeiro e tem que se deslocar de Vila Valqueire para Madureira e depois para a Lagoa, onde ficava a minha faculdade. Meu trajeto casa-trabalho-estudos consumia cerca de 5 horas do meu dia.

Quem é do Rio ou conhece essas regiões sabe do que eu estou falando!

Meu trajeto casa-trabalho-estudos

Além do trânsito, os estudos também exigiam bastante dedicação. Meu salário, na época, era todo investido na faculdade e nos estudos. E por conta da rotina insana, meu tempo para estudar sobre Design era das 23h30 até as 03h00— o que mais eu tinha pra fazer da meia noite às seis, não é?

Eu me lembro muito bem como era cada momento do meu dia durante essa época… doideira!

Essa rotina difícil e a falta de apoio da minha própria família até me fizeram QUASE desistir da vida de Designer. Eu cheguei a viajar pra Brasília para prestar um concurso público! Porque sempre me diziam que esse era o melhor caminho, mais estável, mais seguro… putz!

Mas no final do dia, eu desisti de desistir! Nem fui fazer a prova e voltei pro Rio muito mais determinado a querer viver do design, inclusive sonhando com uma carreira internacional, mesmo com todas as dificuldades e pessoas me dizendo que isso era algo inalcançável!

Eu acredito que muitas pessoas que desejam viver de design já ouviram isso. Que não dá pra viver de design, que não paga bem, que não é uma carreira segura…

Você já ouviu algo assim, não é?

Mas olha só: eu acreditei no design e sigo acreditando até hoje.

Desde que desisti de prestar concurso, eu me debrucei nos estudos, comprei livros, procurei bons conteúdos na internet… fui me adaptando, estudando e correndo atrás…

E hoje, anos depois, eu te digo com clareza: o design MUDOU a minha vida!

Quem é o Felipe hoje?

Hoje, eu sou designer Master Certified em UX pela NN/g, com foco em software e atuação em empresas de tecnologia. Já liderei o design de produtos para empresas como Nespresso, VMware, Microsoft, GoodNotes, Pivotal, SAP e Toptal.

Desde 2016 eu sou mentor, ajudando quem quer começar, crescer ou globalizar a carreira como UX/Product Designer.

Já ajudei mais de 1035 alunos a entrarem nesse mercado, em empresas como aquelas que citei agora há pouco.

Além disso, moro legalmente na Europa há mais de 5 anos e não precisei de passaporte europeu. Conquistei, enfim, meu sonho de me tornar um Designer internacional.

E aí? Se eu tivesse ouvido que esse sonho era inalcançável, aonde seria que eu estaria?

E você? Aonde você quer estar no futuro? Trabalhando com paixão e ganhando muito bem, ou numa zona de conforto num emprego burocrático?

Eu digo com toda certeza que tudo o que passei valeu a pena. O Design salvou a minha vida e me fez alcançar patamares que eu nunca imaginei!

Por isso, eu resolvi criar o MID…

Para que outras pessoas realizem o sonho de lucrar com Design e viver uma vida bastante confortável, trabalhando com paixão e ganhando ótimos salários, dentro ou fora do Brasil.

Para que pessoas que foram convencidas de que Design não dá dinheiro, voltem a acreditar no poder do design de transformar carreiras e vidas.

Para que você possa viver tudo aquilo que deseja, graças ao Design.

É por isso que eu criei o MID.

Os nossos mentores

Para conseguir atingir o objetivo de transformar pessoas em profissionais qualificados em UX Design, a Aela conta com um time de mentores fantástico e que ajudam e guiam os alunos durante toda a sua jornada de aprendizado.

Além disso, eu mesmo faço parte dessa equipe, sendo o professor principal do programa.

Conheça o nosso time de mentores clicando aqui.

Como Funciona o MID?

Já falei bastante sobre mim, agora é hora de falar do MID, né?

O MID é a minha resposta à falta de acesso a educação de qualidade no Brasil, falando de Design e especificamente de UX, UI e Product Design.

Com o MID, o meu objetivo é fornecer uma formação completa para que qualquer pessoa realmente afim consiga se tornar um talento em UX e Product Design, conquistando oportunidades e ganhos incríveis, assim como eu.

Mas já adianto que o MID não é um atalho, e sim uma oportunidade de estudo, com conteúdos de altíssimo nível, administrado por mim e apoiado por um time de mentores de primeira linha, com carreiras internacionais e com muita experiência de mercado.

O MID é um programa totalmente online, o que facilita os seus estudos e faz com que você avance no seu ritmo.

Além das aulas, como aluno ou aluna do MID você também tem acesso a:

  • Aulas ao vivo (aulas extras fora da grade regulas do MID)
  • Encontros ao vivo para falarmos sobre carreira e assuntos diversos
  • Entrevistas com profissionais da área
  • Programa de Acelerador de carreira, com mentoria e feedbacks de projetos em grupo
  • Mais de 400h de conteúdo!
  • Comunidade exclusiva de alunos da Aela, onde há troca de experiência, ajuda em dificuldades de carreira e divulgação de vagas, entre outras interações.
Plataforma de estudos da Aela

O que você vai aprender no MID?

O MID possui 9 módulos, divididos em 2 fases:

Fase 1: Certificação em Product Design

  • Módulo 1 — Fundamentos do UX & Product Design
  • Módulo 2 — Product Design na Prática
  • Módulo 3 — Interface do Usuário para Web e Software
  • Módulo 4 — Design Centrado no Usuário e Estratégia de UX
  • Módulo 5 — Interface Responsiva e Design System
  • Módulo 6 — Design de Aplicativos Móveis
  • Módulo 7 — Conquistando Sua Primeira (ou Próxima) Vaga na Área

Fase 2: Especialização Avançada

  • Módulo 7 — Comunicação, Feedback e Crítica de Design
  • Módulo 8 — Inteligência Artificial para Product Designers
  • Módulo 9 — Tecnologias Revolucionárias

Ao finalizar cada módulo, você terá a indicação de um projeto-exercício para colocar os aprendizados na prática. Você terá a possibilidade de enviar seus projetos para que a nossa equipe de mentores avalie e te dê feedbacks. Assim, você aprenderá de forma contínua, tanto na parte teórica quanto na prática, tendo suporte de profissionais super experientes no mercado nacional e internacional.

Para passar de módulo, você fará uma prova para testar seus conhecimentos adquiridos. Passando de módulo, você recebe um certificado que comprova os seu aprendizado.

Agora, eu quero te tranquilizar e dizer que você não precisa vir do design ou ter algum background na área para partipar do MID, nem para se tornar UX/Product Design.

Muitos dos nossos alunos e alunas não vieram da área. Então, não se preocupe! Não é preciso ter experiência, mas sim a energia necessária para aprender e se dedicar.

O MID é um programa profundo, completo e que requer bastante dedicação. Ele não é um curso rápido, raso e com promessas mirabolantes que você encontra aos montes na internet.

A Formação Master Interface Design é a porta para você entrar na carreira em UX e Product Design. Você está disposto a abrir e atravessá-la? Estou aqui para te apoiar e ajudar nessa jornada para a realização dos seus sonhos. Bora juntos?

Alguns dos alunos do MID que conquistaram seu lugar no mercado

Quando criei o MID, eu não tinha ideia do impacto profundo que teria na vida de tantas pessoas.

Cada aluno que se junta a nós no MID carrega um sonho profundo no coração: o de transformar sua paixão por design em uma carreira de sucesso e realização. Para eles, e para mim, o MID não é apenas um curso; mas a ponte entre sonhar e realizar.

A jornada para se tornar um Product Designer de sucesso é intensa, eu sei. Requer uma determinação férrea de ir além, de se desafiar constantemente.

E posso te dizer com orgulho: meus alunos do MID encaram esse desafio de cabeça erguida! Eles mergulham de corpo e alma nos estudos, armados com as ferramentas e o conhecimento que compartilhamos no curso.

E o resultado disso? Histórias de vida que são verdadeiras revoluções pessoais, com muitos deles conquistando oportunidades internacionais, em empresas renomadas ao redor do mundo.

Agora, eu quero compartilhar com você algumas dessas histórias incríveis. Elas não são apenas a prova do poder transformador do MID; são a essência da perseverança e dedicação de cada um dos nossos alunos.

Esses relatos vão te mostrar que sim, é possível transformar sonhos grandiosos em realidade palpável e vibrante!

Confira as entrevistas com os alunos, no nosso canal do Youtube!

Israel Mesquita

Para começar com os exemplos, posso citar o Israel que, pouco depois de iniciar seus estudos — 6 meses — conseguiu migrar de design gráfico para a área de produtos digitais.

O mais interessante é que ele conseguiu isso em Portugal, poucos meses depois de mudar do Brasil e estando apenas com projetos dos módulos iniciais do MID.

Fizemos uma entrevista com ele em Londres e recomendo que você assista em nosso canal no Youtube: Migrando para UX na Europa, com Israel Mesquita.

O Israel segue evoluindo e hoje é freelancer na Toptal e mora na Áustria. Gravamos uma segunda entrevista com ele, em que conta sobre seu processo de evolução área e como conquistou a vaga em outro país da Europa.

A evolução do Israel foi tamanha que hoje ele faz parte do nosso time de mentores, ajudando alunos e alunas a traçarem suas jornadas de sucesso.

Inis Leahy

A Inis migrou da Psicologia para a área de produtos digitais e atualmente mora na Irlanda. Dada a sua formação, dessa forma, tornou-se um exemplo parar mostrar que não é preciso de background em design para trabalhar com UX.

No começo de sua trajetória, conseguiu uma oportunidade numa agência em Dublin. Em seguida, passou pelo Facebook e hoje está como Senior Product Designer na Udemy da Irlanda.

Clarice Arca e Lívia Assunção

Clarice e Lívia são a prova viva de que não é preciso background em design para migrar para UX/ Product Design.

A Clarice se formou em moda, e hoje atua como UX Designer no grupo Fleury; e Lívia é formada em Biologia, hoje vive em Toronto e atua como UX Researcher.

Diogo Cassel

O MID não somente conseguiu ajudar o Diogo a migrar para UX/ Product Design, mas também mudou completamente sua visão profissional e sobre a vida.

Diogo era Designer Gráfico e hoje atua como Product Designer.

E a nossa comunidade é muito incrível. As pessoas lá conseguem te botar pra cima, te motivar, se você estiver com algum problema, eles abraçam o problema como se fossem deles também. Esse é um dos pontos do MID que eu acho mais forte, a comunidade. (Diogo Cassel)

Erivelton Santos

Erivelton teve a sua vida completamente transformada com o UX e Product Design. Antes de migrar, Erivelton estava trabalhando como Uber, vivendo uma época turbulenta para conseguir equilibrar as contas de casa.

Mas migrar para UX mudou totalmente seu patamar e hoje, Erivelton atua como UX/UI Designer na SIS Innov & Tech.

Anderson Borges

Anderson também teve sua vida transformada pelo UX e Product Design, através do MID e da comunidade da Aela.

Antes de migrar, Anderson trabalhava em call center. Hoje, ele é UX/UI e Product Designer freelancer.

Essas foram algumas das diversas entrevistas que realizamos com os nossos alunos do MID. A ideia é sempre mostrar as perspectivas, conquistas e trajetórias das pessoas que decidiram migrar para UX Design.

Quer dar uma olhada no nível dos projetos de nossos alunos? Dá uma olhada no nosso Behance: Aela Behance

Comece sua transformação com o MID

Você percebeu como é possível sim viver de Design, ganhando excelentes salários e trabalhando, inclusive, internacionalmente.

A minha jornada hoje é ajudar quem ainda acredita no Design e quer viver uma carreira lucrativa com ele. Trabalhando com paixão, tendo liberdade e realizando sonhos.

Se você não aguenta mais apenas sonhar em viver de design, te convido para participar do MID e me deixar te ajudar a realizar os seus sonhos.

O que você me diz? Tamo junto nessa?

Grande abraço,

Felipe

--

--

Felipe Melo Guimarães
Aela
Editor for

Design Leader, Educator & Mentor | Creative Consultant for Tech Companies | Founder Aela.io