Trabalhando com produtos digitais na U+ (Usertech) em Praga na República Tcheca

Se você já acompanha meus conteúdos, provavelmente já sabe que eu estou morando na Europa há 2 anos, e em Maio desse ano me juntei ao time da U+ como UX Designer, para desenvolver um projeto grande e muito interessante. Agora, se passaram 4 meses desde que iniciei no time e tenho recebido muitas perguntas de alunos (do bootcamp online de interaction design) e de pessoas que acompanham meus conteúdos e o Aelacast, mas ainda não tinha como passar muitos detalhes.

Este agora é o melhor momento para contar todos os detalhes, pois além de ter mais tempo na casa, abriram também diversas vagas remotas para desenvolvedores! Então se você gosta de startups e produtos digitais, e trabalha com React, Wordpress, Python, PHP, AngularJS ou tem algum amigo fera em uma dessas linguagens, continua lendo este artigo, pois vou contar aqui todos os detalhes! ;)

Ok, vamos por partes…

Quem é a U+_ ?

http://u.plus

U+ é uma empresa fundada em 2009 em Praga — República Tcheca, inicialmente com o nome de Usertech, que atualmente conta também com escritórios em Nova York e São Francisco.

Especializada no desenvolvimento de produtos digitais, ajudamos startups a validarem seus conceitos a partir da ideia. Realizando pesquisas para verificar possibilidades, prototipando, testando e desenvolvendo projetos completos e a longo prazo.

Possui um time de 80+ pessoas especialistas em áreas diversas como digital design, UX, design thinking, programação, gerenciamento de projetos, QA, análise de negócios e infra (AWS). A equipe desenvolve soluções completas desde a ideia à geração de resultados, de forma contínua e focada em startups. A empresa tem foco total em startups.

A U+_ tem atuação no Vale do Silício e cada vez mais com foco em atuar como parceira de startups americanas. Jan Beránek, CEO da U+ é mentor do Google Launchpad em São Francisco e divide seu tempo entre Praga, SF e NY.

Como é o trabalho na U+?

Os projetos são bem diversos, sendo desde projetos mais rápidos de validações iniciais de ideias, a projetos bem mais complexos com diversos estudos, acompanhamento e modificações constantes.

Na parte de design, utilizamos este framework de trabalho:

U+Design studio - A empresa conta com um setor específico de design, atuando também com branding e desenvolvimento de marcas. Não irei entrar em muitos detalhes nesse artigo, mas você pode saber mais aqui http://design.u.plus

Nesse período na U+, eu estive atuando como Lead UX Designer para um projeto grande e bem interessante para um cliente da Suíça. Foram meses intensos de muito trabalho, mas com resultados super interessantes.

Por dentro da U+ Prague

Em 2017, aempresa se mudou para um novo espaço maior, com um ambiente agradável e uma área perto da cozinha para momentos que o time precisa relaxar. Eu particularmente não sou maior fã de ter jogos no trabalho, porém concordo que é bem legal ter para distrair e criar momentos de interação diferenciada com o time, e o pessoal usa esses espaços todo dia.

Mais detalhes sobre realizações da U+ e sua busca:

  • Foram desenvolvidos mais de 30 produtos digitais e startups em parceria com diversas empresas nos últimos 3 anos.
  • Foram construídas 5 startups internas, do zero, em conjunto com o time da empresa. U+ está sempre em busca de pessoas interessadas para construir novas startups.
  • U+ espera que cada pessoa do time seja totalmente direta ao ponto, seguindo uma importante política de "no bullshit".
  • O ambiente da empresa é bem informal, tranquilo e com um senso de humor diferenciado.
  • A empresa tem uma política de férias ilimitadas. O foco é totalmente nos resultados e na evolução individual e do time. Desde que seus projetos estejam ok (conforme os combinados), você esteja sempre aprendendo mais, você pode solicitar dias "off" a qualquer momento. A U+ acredita fortemente que é importante cada um do time estar bem e tranquilo mentalmente, para poder realizar seu melhor a cada dia.
  • Mensalmente, a empresa organiza happy hours para unir e manter a equipe mentalmente relaxada, e diariamente eu vejo pessoas do time jogando Xbox e PS4 enquanto tomam alguns drinks. Sexta-feira é bem comum isso acontecer.
Like what you read? Give Felipe Melo Guimarães a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.